Plano de Ensino

Turma 1306 - Redação Publicitária III – Vídeo - 2016/1

Curso:

Período: 5

Professor(es): Suzi Américo Nogueira da Silva

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2016/1

Ementa

História da TV e do cinema no Brasil e no mundo. Produto audiovisual e sua diversidade. Roteiro audiovisual. Especificidades do filme publicitário. Filmes publicitários no cinema e na internet. Linguagem do cinema e dos vídeos-documentários.

Competências

História da TV e do Cinema no Brasil e no mundo. O produto audiovisual e sua diversidade. O roteiro audiovisual: funções, linguagens e métodos, do briefing à produção do roteiro. As especificidades do filme publicitário. Os filmes publicitários no cinema e na Internet. A linguagem do cinema e vídeos-documentários.

Objetivos

Programa

Histórico da televisão e do cinema no Brasil e no mundo.
A linguagem audiovisual.
Os tipos de roteiros.
Termos técnicos utilizado em materiais audiovisuais.
Classificação de VT´S.
Vídeos para Internet
Vídeos comerciais para cinema.
A linguagem do documentário.
A linguagem cinematográfica.
Funcionamento e atribuições em uma produtora de vídeo.

Metodologia

Para que os objetivos propostos sejam alcançados serão utilizados os seguintes recursos:
• aulas expositivas
•debates mediados pela professora
•estudos de “cases” locais e nacionais
•dinâmicas pedagógicas contemplando o programa
•realização de trabalhos em sala de aula e extra-sala

Avaliação

G1
1.Prova escrita individual, com questões objetivas e subjetivas (6.0)
2. Exercícios em sala (4.0)

G2
1.Prova escrita individual, com questões objetivas e subjetivas (6.0)
2. Exercícios em sala (4.0)

SUBSTITUIÇÃO DE GRAU
Avaliação com questões objetivas e subjetivas - assunto ministrado durante o semestre letivo (10,0), conforme resolução institucional.

Bibliografia

Básica

BAHIA, Juarez. Jornal, história e técnica: história da imprensa brasileira. 4. ed. São Paulo: Ática, 1990.
BERLO, David. O processo da comunicação: introdução a teoria e prática. R. J.: Fundo de Cultura, 1963.
CAPPARELLI, Sergio. Comunicação de massa sem massa. 4. ed. S. P.: Summus, 1986.

Complementar

ALMEIDA, Candido. Uma nova ordem audiovisual: novas tecnologias de comunicação. São Paulo: Summus, 1988.
ARAÚJO, Flávio. O rádio, o futebol e a vida. São Paulo: SENAC/SP, 2001.
BLÁSQUEZ, Niceto. Ética e meios de comunicação. Tradução Rodrigo Contrera. S. P.: Paulinas,
BORDENAVE, Juan E. O que é comunicação. São Paulo: Brasiliense, 1982.
FERRARETTO, Luiz Artur Rádio: O veículo, a história e a técnica / Luiz Artur Ferraretto. 2. ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto. 2001. 375 p. il.
SODRÉ, Moniz. O monopólio da fala: função e linguagem da televisão no Brasil / Muniz Sodré . 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. 155 p. (coleção do mundo moderno: 16).

Material Digital