Curso:
Período: 7
Professor(es): Valdirene Cássia da Silva
Carga Horária: 68 h
Ano/Semestre: 2016/2
Responsabilidade social nas organizações. Ação comunitária como estratégia de comunicação. Etapas do projeto de ação comunitária.
Capacitar o aluno para o planejamento e a execução de projeto publicitário que visa oferecer à comunidade uma ação socialmente responsável.
O papel social da comunicação.
O que é ação comunitária e suas interfaces com a comunicação social
A ação comunitária enquanto elemento agregador no processo de construção de imagem.
cobertura midiática com foco social.
Modelos e etapas do projeto de ação comunitária.
Preparação, execução e finalização do projeto de ação comunitára.
A proposta implica em utilizar, de forma adequada, a reflexão em torno da disciplina e alcançar os objetivos preestabelecidos no plano de ensino, a partir de aulas expositivas, atividades em grupo; realização de seminários e debates em sala de aula. Como a disciplina apresenta um aporte prático, os alunos deverão produzir o projeto de ação comunitária.
G1
Avaliação escrita com questões objetivas e subjetivas (4,0)
Análise de cases (2,0)
Confecção do projeto de ação comunitária (por grupo)
G2
Finalização do projeto (4,0)
Qualificação e defesa da proposta (2,0)
Implementação da proposta e apresentação em banca (4,0)
Conforme definido nas normas que regulamentam os projetos experimentais, a substituição não se aplica a essa disciplina.
ANDRADE, Cândido Teobaldo. Para entender relações publicas. 4. ed. São Paulo: Loyola, 1993.
DIAS, Reginaldo. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2006.
KOTLER, Philip. Princípios de marketing. Tradução: Arlene Simille Marques. 9. ed. Rio de Janeiro: Prentice Hall, 2004.
ASHLEY, Patrícia A. Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva, 2004.
BORDENAVE, Juan Diaz. Comunicação e participação. In: Além dos meios e mensagens. Petrópolis, Vozes, 1983.
CAPARELLI, Sérgio. Comunicação de massa sem massa. São Paulo, Summus editorial, 1986.
HARRIS, Chris e Ray. Faça seu próprio jornal: manual explicativo. Campinas: Papirus, 2002.
WRAGG, David. Relações públicas em marketing e vendas: uma abordagem gerencial. S. P. : McGraw-Hill, 1989.