
Plano de Ensino
Turma 0806 - Bases Biologicas do Comportamento Humano - 2010/1
Curso:
Período: 2
Professor(es): Lauriane Moreira, Mênfis Bernardes Alves
Carga Horária: 136 h
Ano/Semestre: 2010/1
Ementa
Aplicação da genética, da fisiologia e da neurofisiologia na psicologia. Estudo da evolução biológica, da sociobiologia do comportamento humano e das doenças mentais.
Competências
Compreender o ser humano como biopsicossocial, portanto, sendo constituído por variáveis biológicas, psicológicas e ambientais/sociais, enfatizando os determinantes ambientais dos comportamentos em geral e de transtornos mentais.
Objetivos
Programa
1- Apresentação do programa da disciplina. Dicotomia mente-corpo ao longo da História; Objeto de estudo da psicologia sob o enfoque comportamental, fenomenológico e psicanalítico./ Sistema de avaliação e aulas práticas/ Introdução à Célula animal e Células do Sistema Nervoso.
02- Descrição Geral do Modelo Biopsicossocial (Modelo adotado pela OMS e SUS), o alcance e influência de cada uma das vertentes do modelo Biopsicossocial sobre o comportamento do ser humano / Introdução à Célula animal e Células do Sistema Nervoso.
03- Detalhamento do Modelo biopsicossocial e Trabalho em Equipe/ Sistema nervoso central (Medula espinhal, Encéfalo e Córtex cerebral) estímulo resposta.
04- Introdução à Análise do Comportamento./ Estruturas anatômicas e funcionais do corpo humano vinculadas ao comportamento. Sistema Nervoso Autônomo, Simpático e Parassimpático;
05- Sistema Límbico/ Depressão: Aspectos biológicos/psicológicos/ambientais-sociais – (artigos sobre depressão) – SL Componentes Corticais/subcorticais/Principais vias/Circuito de Papez (Cap 20 MuriloS. Meneses) (Cap 58 ed 9ª Guyton Trat. Fis. Medica)
06- Sistema Límbico/ Depressão: Aspectos biológicos/psicológicos/ambientais-sociais – (artigos sobre depressão) – SL Componentes Corticais/subcorticais/Principais vias/Circuito de Papez (Cap 20 MuriloS. Meneses) (Cap 58 ed 9ª Guyton Trat. Fis. Medica)
07 Sono e sonhos: Aspectos biológicos/psicológicos/ambientais-sociais -
08- Drogadição: Aspectos biológicos/psicológicos/ambientais-sociais – Aspectos clínicos/ álcool associado a outras drogas/ sintomas físicos do uso, abuso e abstinência/ álcool e trânsito/ Respostas no sistema nervoso
09- Drogadição: Aspectos biológicos/psicológicos/ambientais-sociais – Drogas de Abuso e Drogas “ilícita” - A dependência química é uma doença cerebral/ Síndrome de Deficiência de Recompensa SDR/ Dependência química e a perda orgânica (Sist. Nerv./ Sist.End.)
10- Avaliação de G1 - Escrita e Individual
11- Transtornos alimentares: Fisiologia do Trato Gastrintestinal 1 - Movimentação do Alimento ao Longo do Trato, Controle Nervoso e Fluxo Sanguíneo 2 - Funções Secretoras do Trato Digestivo 3 - Digestão e Absorção 4 - Distúrbios Gastrintestinais (Cap 62, 63 e 66 ed 9ª Guyton Trat. Fis. Medica)
12- Transtornos alimentares: Fisiologia do Trato Gastrintestinal 1 - Movimentação do Alimento ao Longo do Trato, Controle Nervoso e Fluxo Sanguíneo 2 - Funções Secretoras do Trato Digestivo 3 - Digestão e Absorção 4 - Distúrbios Gastrintestinais(Cap 62, 63 e 66 ed 9ª Guyton Trat. Fis. Medica)
13- Dor: Aspectos biológicos - SENSAÇÕES SOMÁTICAS: DOR, CEFALÉIA E SENSAÇÕES TÉRMICAS (Cap 48 ed 9ª Guyton Trat. Fis. Medica)
14- Dor: Aspectos biológicos - SENSAÇÕES SOMÁTICAS: DOR, CEFALÉIA E SENSAÇÕES TÉRMICAS (Cap 48 ed 9ª Guyton Trat. Fis. Medica)
15- Transtornos Globais do Desenvolvimento: Autismo e Asperger: Aspectos biológicos/psicológicos/ambientais-sociais
16- Transtornos Globais do Desenvolvimento: Autismo e Asperger: Aspectos biológicos/psicológicos/ambientais-sociais
17- Tema a ser escolhido pelos alunos. / Deficiências Motoras e suas repercussões na vida do sujeito/ O SISTEMA NERVOSO: C. NEUROFISIOLOGIA MOTORA E INTEGRATiVA (Cap 54 ed 9ª Guyton Trat. Fis. Medica)
18- Síndromes.
19- Avaliação de G2 - Escrita e Individual
20- Substituição
Metodologia
Aulas Expositivas-Dialogadas;
Estudos de Caso;
Filmes;
Discussões em grupo;
Apresentação de Trabalhos
Avaliação Escrita Individual;
Recursos Utilizados (Data-show, retroprojetor, textos para análises e quadro magnético);
Avaliação
(Profª Lauriane): Avaliação G1 e G2 (Valor 6,0 + 3,0 trabalhos + 1,0 auto-avaliação)
(Profº Menfis): - Avaliação G1 e G2 (Valor 9,0 + 1,0 trabalhos)
Bibliografia
Básica
Baum, W. M. Compreender o Behaviorismo: Ciência, Comportamento e Cultura. Porto Alegre: Artmed, 1999.
Meneses, M. S. Neuroanatomia Aplicada. Rio de Janeiro: Guanabara koogan, 2006.
Skinner, B. F. Ciência e comportamento humano. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Complementar
DSM-IV : manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Porto Alegre: ARTMED, 2003.
Gauderer, E. C. Autismo e outros atrasos do desenvolvimento: guia prático para pais e professores. Rio de Janeiro: Revinter, 1997.
Graeff, Frederico Guilherme. Drogas Psicotrópicas e seu modo de Ação. São Paulo: EPU, 1990.
Guariente, J. C. A. Depressão: dos sintomas ao tratamento. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.
Guyton, A. C. & Hall, J. E. Fundamentos de Guyton: tratado de fisiologia médica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.
Magnin, Pierre. O sono e o sonho. Campinas: Papirus, 1992.
Sobre comportamento e cognição (Coleção). Santo André : ESETEC, 2001.
Vigotsky, L. S. Estudos sobre a História do Comportamento: o macaco, o primitivo e a criança. Porto Alegre: Artmed, 1996.