Plano de Ensino

Turma 0806 - Bases Biologicas do Comportamento Humano - 2010/1

Curso:

Período: 2

Professor(es): Lauriane Moreira, Mênfis Bernardes Alves

Carga Horária: 136 h

Ano/Semestre: 2010/1

Ementa

Aplicação da genética, da fisiologia e da neurofisiologia na psicologia. Estudo da evolução biológica, da sociobiologia do comportamento humano e das doenças mentais.  

Competências

Compreender o ser humano como biopsicossocial, portanto, sendo constituído por variáveis biológicas, psicológicas e ambientais/sociais, enfatizando os determinantes ambientais dos comportamentos em geral e de transtornos mentais.

Objetivos

Programa

1- Apresentação do programa da disciplina. Dicotomia mente-corpo ao longo da História; Objeto de estudo da psicologia sob o enfoque comportamental, fenomenológico e psicanalítico./ Sistema de avaliação e aulas práticas/ Introdução à Célula animal e Células do Sistema Nervoso.

02- Descrição Geral do Modelo Biopsicossocial (Modelo adotado pela OMS e SUS), o alcance e influência de cada uma das vertentes do modelo Biopsicossocial sobre o comportamento do ser humano / Introdução à Célula animal e Células do Sistema Nervoso.

03- Detalhamento do Modelo biopsicossocial e Trabalho em Equipe/ Sistema nervoso central (Medula espinhal, Encéfalo e Córtex cerebral) estímulo resposta.

04- Introdução à Análise do Comportamento./ Estruturas anatômicas e funcionais do corpo humano vinculadas ao comportamento. Sistema Nervoso Autônomo, Simpático e Parassimpático;

05- Sistema Límbico/ Depressão: Aspectos biológicos/psicológicos/ambientais-sociais – (artigos sobre depressão) – SL Componentes Corticais/subcorticais/Principais vias/Circuito de Papez (Cap 20 MuriloS. Meneses) (Cap 58 ed 9ª Guyton Trat. Fis. Medica)

06- Sistema Límbico/ Depressão: Aspectos biológicos/psicológicos/ambientais-sociais – (artigos sobre depressão) – SL Componentes Corticais/subcorticais/Principais vias/Circuito de Papez (Cap 20 MuriloS. Meneses) (Cap 58 ed 9ª Guyton Trat. Fis. Medica)

07 Sono e sonhos: Aspectos biológicos/psicológicos/ambientais-sociais -

08- Drogadição: Aspectos biológicos/psicológicos/ambientais-sociais – Aspectos clínicos/ álcool associado a outras drogas/ sintomas físicos do uso, abuso e abstinência/ álcool e trânsito/ Respostas no sistema nervoso

09- Drogadição: Aspectos biológicos/psicológicos/ambientais-sociais – Drogas de Abuso e Drogas “ilícita” - A dependência química é uma doença cerebral/ Síndrome de Deficiência de Recompensa SDR/ Dependência química e a perda orgânica (Sist. Nerv./ Sist.End.)

10- Avaliação de G1 - Escrita e Individual

11- Transtornos alimentares: Fisiologia do Trato Gastrintestinal 1 - Movimentação do Alimento ao Longo do Trato, Controle Nervoso e Fluxo Sanguíneo 2 - Funções Secretoras do Trato Digestivo 3 - Digestão e Absorção 4 - Distúrbios Gastrintestinais (Cap 62,  63 e 66  ed 9ª Guyton Trat. Fis. Medica)

12- Transtornos alimentares: Fisiologia do Trato Gastrintestinal 1 - Movimentação do Alimento ao Longo do Trato, Controle Nervoso e Fluxo Sanguíneo 2 - Funções Secretoras do Trato Digestivo 3 - Digestão e Absorção 4 - Distúrbios Gastrintestinais(Cap  62,  63 e 66 ed 9ª Guyton Trat. Fis. Medica)

13- Dor: Aspectos biológicos - SENSAÇÕES SOMÁTICAS: DOR, CEFALÉIA E SENSAÇÕES TÉRMICAS (Cap 48 ed 9ª Guyton Trat. Fis. Medica)

14- Dor: Aspectos biológicos - SENSAÇÕES SOMÁTICAS: DOR, CEFALÉIA E SENSAÇÕES TÉRMICAS (Cap 48 ed 9ª Guyton Trat. Fis. Medica)

15- Transtornos Globais do Desenvolvimento: Autismo e Asperger: Aspectos biológicos/psicológicos/ambientais-sociais

16- Transtornos Globais do Desenvolvimento: Autismo e Asperger: Aspectos biológicos/psicológicos/ambientais-sociais

17- Tema a ser escolhido pelos alunos. / Deficiências Motoras e suas repercussões na vida do sujeito/ O SISTEMA NERVOSO: C. NEUROFISIOLOGIA MOTORA E INTEGRATiVA (Cap 54 ed 9ª Guyton Trat. Fis. Medica)

18- Síndromes.

19- Avaliação de G2 - Escrita e Individual

20- Substituição

Metodologia

Aulas Expositivas-Dialogadas;

Estudos de Caso;

Filmes;

Discussões em grupo;

Apresentação de Trabalhos

Avaliação Escrita Individual;

Recursos Utilizados (Data-show, retroprojetor, textos para análises e quadro magnético);

Avaliação

(Profª Lauriane): Avaliação G1 e G2 (Valor 6,0 + 3,0 trabalhos + 1,0 auto-avaliação)
                             
(Profº Menfis): - Avaliação G1 e G2 (Valor 9,0 + 1,0 trabalhos)

Bibliografia

Básica

Baum, W. M. Compreender o Behaviorismo: Ciência, Comportamento e Cultura. Porto Alegre: Artmed, 1999.

Meneses, M. S. Neuroanatomia Aplicada. Rio de Janeiro: Guanabara koogan, 2006.

Skinner, B. F. Ciência e comportamento humano. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Complementar

DSM-IV : manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Porto Alegre: ARTMED, 2003.

Gauderer, E. C. Autismo e outros atrasos do desenvolvimento: guia prático para pais e professores. Rio de Janeiro: Revinter, 1997.

Graeff, Frederico Guilherme. Drogas Psicotrópicas e seu modo de Ação. São Paulo: EPU, 1990.

Guariente, J. C. A. Depressão: dos sintomas ao tratamento. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.

Guyton, A. C. & Hall, J. E. Fundamentos de Guyton: tratado de fisiologia médica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

Magnin, Pierre. O sono e o sonho. Campinas: Papirus, 1992.

Sobre comportamento e cognição (Coleção). Santo André : ESETEC, 2001.

Vigotsky, L. S. Estudos sobre a História do Comportamento: o macaco, o primitivo e a criança. Porto Alegre: Artmed, 1996.