Plano de Ensino

Turma 0712 - Literatura na Educação Infantil e Anos Iniciais - 2009/2

Curso:

Período: 4

Professor(es): MAria Aparecida da Rocha Medina

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2009/2

Ementa

Conceito e história daLiteratura infantil, Gêneros universal e brasileira dos clássicos aoscontemporâneos da literatura infantil. A poesia infantil e a criança.Experiências em sala de aula, proposta de iniciação literária para a educaçãoinfantil e as séries iniciais, critérios para escolha de livros infantis,oficina de contar história, Metodologia para a formação de leitores.

Competências

Incentivar e promover oportunidades de a criança ler com prazer desenvolvendo práticas adequadas em sala de aula e em diferentes espaços, níveis e contextos socioculturais.

Objetivos

Programa

- Importância do ato de ler e sua complexidade.
- A criação e a relação com o texto: a prática da leitura. - Tipologia do leitor.
- As narrativas de   Charles Perrault, os irmãos Grimm, Hans Christian Andersen
- Análise  estrutural de narrativas infanto-juvenil.
- Monteiro lobato, o marco na literatura infanto-juvenil brasileira.
- Diálogo entre infanto-juvenil clássica e a contemporânea
- Aspectos pedagógicos versus aspectos literários na literatura infanto-juvenil.
- A Literatura Infanto-juvenil Contemporânea: a poesia, a música, o teatro, Histórias em Quadrinhos.
-Literatura como Escola de vida
- Como formar um contador de história
-Filme o Contador de história: Sala Sinhozinho-Espaço Cultural
- Ação interdisciplinar em escolas: Literatura na Educação Infantil e Anos Iniciais e Ludicidade e psicomotricidade

Metodologia

As aulas serão desenvolvidas com discussão de textos, resenha, resumo de livros e artigos, pesquisa de livros de literatura com leituras individuais e em grupo, seminários, produção de livros infantis na brinquedoteca, exercícios de história, incentivo à leitura com o Baú de leitura (em apresentações e oficinas). Planejamento de oficinas para alunos e professores sobre técnicas de como ler e contar histórias, produção de relatório.

Avaliação

Avaliação
A avaliação será processual e formativa através de discussões de textos e trabalhos teóricos individuais e em grupo, preparação e práticas literárias de contação de história com Feedback diariamente.
G1:
-Resenha do livro: O que é Literatura Infantil - Valor 1,5.
-Resumo do artigo-Valor 1,0.
-atividades em sala de aula- Valor 0,5
- Pesquisa: Valor 1,0.
- Prova escrita com questões teóricas e práticas dissertativas - Valor 6,0
G2:
- Confecção de um livro de história- Valor 1,0
- Planejamento e desenvolvimento de oficinas com a disciplina Ludicidade e Psicomotricidade - Valor 3,0
- Prova escrita com questões dissertativas relacionadas à teoria e prática. Valor 6,0
Substituição-10,0 - Todo conteúdo trabalhado durante o semestre.

Bibliografia

Básica

CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil-Teoria e Prática. 18ª Ed. São Paulo: Ática, 2006. .(2 exp)
KHÉDE, Sonia Salomão. Personagens da Literatura Infanto-Juvenil. São Paulo: Ática. (3 exp)
GOES, Lucia Pimentel. Introdução à Literatura Infantil e Juvenil. 2ed. São Paulo: Pioneira, 1991. (3 exp)
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa: Ensino de 1ª a 4ª série, 1997.
MARCHI, Diana Maria. A Literatura nas séries Iniciais. WWW.gipeonline.com.br _teorias e_fazeres_2.pdf (pesquisado em 30 de julho de 2009)
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil. Gostosuras e bobices. 5ª Ed. São Paulo: Scipione, 2004. (1 exp)

CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil-Teoria e Prática. 18ª Ed. São Paulo: Ática, 2006. .(2 exp)
KHÉDE, Sonia Salomão. Personagens da Literatura Infanto-Juvenil. São Paulo: Ática. (3 exp)
GOES, Lucia Pimentel. Introdução à Literatura Infantil e Juvenil. 2ed. São Paulo: Pioneira, 1991. (3 exp)
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa: Ensino de 1ª a 4ª série, 1997.
MARCHI, Diana Maria. A Literatura nas séries Iniciais. WWW.gipeonline.com.br _teorias e_fazeres_2.pdf (pesquisado em 30 de julho de 2009)
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil. Gostosuras e bobices. 5ª Ed. São Paulo: Scipione, 2004. (1 exp)

CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil-Teoria e Prática. 18ª Ed. São Paulo: Ática, 2006. .(2 exp)
KHÉDE, Sonia Salomão. Personagens da Literatura Infanto-Juvenil. São Paulo: Ática. (3 exp)
GOES, Lucia Pimentel. Introdução à Literatura Infantil e Juvenil. 2ed. São Paulo: Pioneira, 1991. (3 exp)
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa: Ensino de 1ª a 4ª série, 1997.
MARCHI, Diana Maria. A Literatura nas séries Iniciais. WWW.gipeonline.com.br _teorias e_fazeres_2.pdf (pesquisado em 30 de julho de 2009)
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil. Gostosuras e bobices. 5ª Ed. São Paulo: Scipione, 2004. (1 exp)

CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil-Teoria e Prática. 18ª Ed. São Paulo: Ática, 2006. .(2 exp)
KHÉDE, Sonia Salomão. Personagens da Literatura Infanto-Juvenil. São Paulo: Ática. (3 exp)
GOES, Lucia Pimentel. Introdução à Literatura Infantil e Juvenil. 2ed. São Paulo: Pioneira, 1991. (3 exp)
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa: Ensino de 1ª a 4ª série, 1997.
MARCHI, Diana Maria. A Literatura nas séries Iniciais. WWW.gipeonline.com.br _teorias e_fazeres_2.pdf (pesquisado em 30 de julho de 2009)
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil. Gostosuras e bobices. 5ª Ed. São Paulo: Scipione, 2004. (1 exp)

CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil-Teoria e Prática. 18ª Ed. São Paulo: Ática, 2006. .(2 exp)
KHÉDE, Sonia Salomão. Personagens da Literatura Infanto-Juvenil. São Paulo: Ática. (3 exp)
GOES, Lucia Pimentel. Introdução à Literatura Infantil e Juvenil. 2ed. São Paulo: Pioneira, 1991. (3 exp)
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa: Ensino de 1ª a 4ª série, 1997.
MARCHI, Diana Maria. A Literatura nas séries Iniciais. WWW.gipeonline.com.br _teorias e_fazeres_2.pdf (pesquisado em 30 de julho de 2009)
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil. Gostosuras e bobices. 5ª Ed. São Paulo: Scipione, 2004. (1 exp)

CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil-Teoria e Prática. 18ª Ed. São Paulo: Ática, 2006. .(2 exp)
KHÉDE, Sonia Salomão. Personagens da Literatura Infanto-Juvenil. São Paulo: Ática. (3 exp)
GOES, Lucia Pimentel. Introdução à Literatura Infantil e Juvenil. 2ed. São Paulo: Pioneira, 1991. (3 exp)
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa: Ensino de 1ª a 4ª série, 1997.
MARCHI, Diana Maria. A Literatura nas séries Iniciais. WWW.gipeonline.com.br _teorias e_fazeres_2.pdf (pesquisado em 30 de julho de 2009)
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil. Gostosuras e bobices. 5ª Ed. São Paulo: Scipione, 2004. (1 exp)

CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil-Teoria e Prática. 18ª Ed. São Paulo: Ática, 2006. .(2 exp)
KHÉDE, Sonia Salomão. Personagens da Literatura Infanto-Juvenil. São Paulo: Ática. (3 exp)
GOES, Lucia Pimentel. Introdução à Literatura Infantil e Juvenil. 2ed. São Paulo: Pioneira, 1991. (3 exp)
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa: Ensino de 1ª a 4ª série, 1997.
MARCHI, Diana Maria. A Literatura nas séries Iniciais. WWW.gipeonline.com.br _teorias e_fazeres_2.pdf (pesquisado em 30 de julho de 2009)
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil. Gostosuras e bobices. 5ª Ed. São Paulo: Scipione, 2004. (1 exp)

Complementar

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira. São Paulo: Ática, 1985. (2 exp)

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira. São Paulo: Ática, 1985. (2 exp)

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira. São Paulo: Ática, 1985. (2 exp)

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira. São Paulo: Ática, 1985. (2 exp)

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira. São Paulo: Ática, 1985. (2 exp)

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira. São Paulo: Ática, 1985. (2 exp)

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira. São Paulo: Ática, 1985. (2 exp)

Material Digital