
Plano de Ensino
Turma 0714 - Ludicidade e Psicomotricidade - 2009/2
Curso:
Período: 5
Professor(es):
Carga Horária: 68 h
Ano/Semestre: 2009/2
Ementa
Os fundamentos teórico-práticos de procedimentos mediadores e integradores psicomotores entre o agir, o sentir e o pensar no desenvolvimento infantil e, da ludicidade, como veículo da expressividade, afetividade e imaginação, possibilitadora de vínculos constantes de conhecimento e de identidade.
Competências
Compreender o desenvolvimento psicomotor da criança, identificando as fases do desenvolvimento da criança, bem como, utilizando da ludicidade como facilitadora no processo de ensino aprendizagem da criança para que esta seja capaz de desenvolver suas iniciativas de ação sem ter que seguir um modelo determinado.
Objetivos
Programa
1.0- UnidadeI:
-Conceitos da ludicidade ,motricidade e psicomotricidade no desenvolvimento da criança ;
-A importância da ludicidade e psicomotricidade na infância;
- Representações da ludicidade no cenário da educação;
- Aspectos motores e psicomotores;
-Os movimentos e o corpo;
- Caracterização das habilidades motoras básicas e avanços no desenvolvimento motor infantil;
-O desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem na escola;
-Como se aprende e se ensina através de atividades lúdicas;
-O processo de Brincar,Cuidar e Educar;
-As orientações didáticas para o ensino da educação infantil;
-A dança,teatro,massa de modelar, jogos pedagógicos e música;
2.0UnidadeII:
-Atividade de campo: Visita a uma instituição infantil ou creche;
-Coleta de dados / entrevista no campo;
-Planejamento para a prática na educação infantil envolvendo atividades lúdicas motoras e psicomotoras;
Metodologia
A disciplina será desenvolvida de forma dinâmica e participativa, através de aulas expositivas,teóricas e práticas, em que serão estudadas situações do dia a dia do professor.Também serão desenvolvidos trabalhos em grupos, produção escrita e apresentações, utilizando estratégias de ensino diferenciadas como por exemplo: Seminário,Dramatização ,Filme etc. Através do laboratório Brinquedoteca do CEULP/ULBRA será realizado grupo estudos, planejamento sobre as atividades lúdicas , motoras e psicomotoras . Os alunos serão estimulados a vivenciarem diversas atividades psicomotoras na escola campo coletando dados a respeito da ludicidade e psicomotricidade e entrevistando os sujeitos envolvidos no processo. A atividade Interdisciplinar acontecerá em conjunto com a disciplina de Literatura Infantil- através do Projeto:Brincando também se aprende , dentro de um circuito de oficinas na escola campo.
Avaliação
A avaliação de GI será realizada ao final do período, através de prova individual escrita descritiva onde os acadêmicos poderão alcançar até 60% do seu rendimento final (nota 6,0). Os 40% restantes serão avaliados, continuamente, através da participação dos acadêmicos em atividades práticas, apresentação de trabalhos escritos e práticos (nota 4,0). A avaliação de GII valerá 6.0 pontos, sendo que os 4.0 pontos restantes serão avaliados, continuamente, através da participação dos acadêmicos em atividades práticas, apresentação de trabalhos escritos e práticos. A avaliação de substituição de grau (S1 ou S2) será realizada através de prova individual descritiva, onde o acadêmico poderá obter até 100% de seu rendimento (nota 10,0).
Bibliografia
Básica
. A Ludicidade como Ciência. Petrópolis: Vozes. 2001. ( 9 ex.).
Arrigada, Marcelo Valdés. Psicomotricidade vivenciada :. Blumenau: EDIFURB. 2002. ( 5 ex.).
Gallahue, David L.. Compreendendo o desenvolvimento motor :. 2. ed.. São Paulo: Phorte. 2003. ( 3 ex.).
Complementar
FONSECA, Vitor da. Psicomotricidade. 4. ed.. São Paulo: Martins Fontes. 1996. ( 3 ex.).
MEUR, A. DE. Psicomotricidade :. São Paulo: Manole. 1989. ( 7 ex.).
Schinca, Marta. Psicomotricidade, ritmo e expressao corporal. São Paulo: Manole. 1991. ( 5 ex.).