
Plano de Ensino
Turma 0772 - Estágio Curricular Supervisionado em Supervisão Escolar I - 2009/2
Curso:
Período: 6
Professor(es):
Carga Horária: 102 h
Ano/Semestre: 2009/2
Ementa
Caracterização das realidades escolares e/ou ambientes educativos na perpesctiva inicial de análise e diagnóstico pela dimensão situacional obseervada. Construção de possibilidades da Ação Supervisora a partir do exame de referenciais e reorganização das vivências acadêmicas. Elaboração de Anteprojeto de Intervenção nas formas de metodologia científica, na dimensão propectiva ao ECS.SE II.
Competências
Desenvolver ações que possibilitem a construção das práticas no Serviço da Supervisão Educacional nas escolas do Ensino Fundamental e Médio, conduzindo um trabalho de investigação, associando os conhecimentos teóricos à prática adquiridos no decorrer do curso.
Objetivos
Programa
Programa
Este plano será desenvolvido através de um diagnóstico realizado com o acadêmico(a) estagiários do CEULP em comum acordo com a escola Campo dando ênfase a coleta de dados, elaboração de projetos científicos na educação e pesquisa/ação nas escolas de ensino fundamental.
Unidade I:
-Pesquisa Educacional;
- Método de Coleta de dados;
- Observações , entrevistas e análise;
- Estrutura para a realização do caderno de registro de campo ;
- Intenção Pedagógica do caderno de registro de campo;
- Planejamento do Projeto de Pesquisa;
Unidade II:
- Conceito e funções da Supervisão Escolar;
- Áreas de atuação Supervisora;
- Ética Profissional Relações Humanas na Supervisão Escolar;
- Perfil Esperado do educando e educador de hoje ;( doc. Mec 2000)
Unidade III:
- Ações Práticas Supervisoras no Ens. Fundamental:
- Orientações para a escolha da Escola Campo;
- Perfil do Estagiário Supervisor;
- Observações das Ações Escolares na Supervisão Escolar;
- Intervenção prática;
- Registro das atividades de estágio através de diário de campo;
Metodologia
As aulas acontecerão através de encontros presenciais e estágios na escola-campo. Os encontros em sala, serão para socialização e discussão sobre leituras indicadas, seminários, troca de experiências, e orientação de cada etapa do estágio; Na escola-campo acontecerá os estágios de investigação/ coleta de dados observação, participação e realização de ações, planejadas e definidas em consonância com as necessidades da referida escola.
Avaliação
Ocorrerá durante todo o curso da disciplina, considerando:
o Participação contributiva do discente nas atividades desenvolvidas em sala: discussões, realização de debates apresentação de seminários, os quais revelem estudo, aprofundamento teórico e visão critico - reflexiva do discente;
o Resenha crítica de textos, e elaboração do diário de bordo, onde o discente expresse competências de descrição e análise da realidade, aprofundamento teórico;
Desenvolvimento de ações no serviço da supervisão escolar no campo;
o Elaboração de relatório de estágio ao final da disciplina, sistematizando a trajetória percorrida, a partir de conjugações teóricas e práticas, que demonstrem aprofundamento e construção cientifica referentes aos estudos da disciplina;
Será processual e contínua, promovendo a auto-avaliação em todo o processo, utilizando a reflexão crítica, ação-reflexão-ação na avaliação dos trabalhos propostos com possibilidade de reelaboração e melhoria da qualidade dos mesmos, considerando a responsabilidade e compromisso dos acadêmicos. Média 6.0 para aprovação.
Bibliografia
Básica
Adelar,Gestão e Práticas Pedagógicas em sala de aula.(2001)
Nogueira, Martha Guanaes. Supervisao educacional :. 2. ed.. São Paulo: Loyola. 2000. ( 1 ex.).
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: Do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 4.ed. São Paulo: Libertad, 2002.
Complementar
MORAES, Maria Candida. O paradigma educacional emergente. 4. ed.. Campinas: Papirus. 1997. ( 1 ex.).
Medina, Antonia da Silva. Supervisao escolar :. 2. ed.. Porto Alegre: AGE. 2002. ( 4 ex.).
Nogueira, Martha Guanaes. Supervisao educacional :. 2. ed.. São Paulo: Loyola. 2000. ( 1 ex.).
Padilha, Paulo Roberto. Planejamento dialógico :. 3. ed.. São Paulo: Cortez. 2002. ( 3 ex.).
Vasconcellos, Celso dos Santos. Planejamento :. 11. ed.. São Paulo: Libertad. 2002. ( 4 ex.).