Plano de Ensino

Turma 0706 - Psicologia do Desenv. Aprend: Adolesc./Vida Adulta - 2010/1

Curso:

Período: 5

Professor(es): Ivanize Alves de Castro Martins

Carga Horária: 136 h

Ano/Semestre: 2010/1

Ementa

Abordagem das características, fases e situações específicas do desenvolvimento humano em seus aspectos psicológicos, biológicos, sociais e afetivos, cognitivos e culturais na adolescência e vida adulta, no contexto da contemporaneidade. Concepções teóricas e críticas de aprendizagem e seus fatores intervenientes no espaço-tempo adolescente e de vida adulta.

Competências

Compreender os  processos de  desenvolvimento e aprendizagem relacionando-os com as diferentes dimensões do fazer pedagógico, levando em conta o ser em desenvolvimento, suas relações e implicações no processo educativo.

Objetivos

Programa

1. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

2.  CONCEPÇÕES DE  INFANCIA EM DIFERENTES CONTEXTOS SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAIS
2.Relação crescimento/maturação/ desenvolvimento

3. DESENVOLVIMENTO HUMANO E SUA MULTIDIMENSIONALIDADE
 3.1 Dimensão biológica: organismo, hereditariedade, ambiente, desenvolvimento motor.
 3.2 Dimensão subjetiva: desenvolvimento psicossexual e social, desenvolvimento da linguagem.
 3.3 Dimensão cognitiva: desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento moral.

4. O CICLO DA VIDA Á LUZ DO CONTEXTO FAMILIAR
 4.1 Infância, adolescencia, vida adulta e velhice

1. FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA APRENDIZAGEM
 1.1. Concepção apriorista
 1.2. Concepção empirista
 1.3. Concepção interacionista

2. A APRENDIZAGEM SOB DIFERENTES PERPECTIVAS TEÓRICAS
2.1. Princípios básicos do Behaviorismo e implicações educacionais
2.2. Psicologia da Gestalt e implicações na aprendizagem
2.3. Epistemologia genética de Jean Piaget
2.4. Perspectiva sócio-interacionista de Vigotsky
2.5. A  teoria da aprendizagem significativa de Rogers.

Metodologia

As aulas serão desenvolvidas por meio de aulas expositivas-dialogadas e da discussão e análise de situações-problema e estudos de caso proposto pelo professor e/ou pelos alunos. As situações práticas deverão se cosntituir em ponto de partida para a discussão, em referencias para exploração, utilizando-se as teorias em estudo como recurso para compreenssão do processo de desenvolvimento e de aprendizagem.

Avaliação

Será contínua, valorativa de todas as atividades relativas à disciplina, privilegiando a qualidade da produção do conhecimento, a reflexão, a criticidade, o comportamento ético e o envolvimento do/a acadêmico/a no trabalho pedagógico. Será dada grande importância à prática da leitura. Haverá participação dos acadêmicos no processo avaliativo do trabalho pedagógico.
Instrumentos para G1
1- Avaliação objetiva e subjetiva. (valor 6,0)
2-Trabalho - Resolução de estudo de casos (valor 3,0)
3- Painél integrado - (valor 1,0)

Instrumentos para G2
1- Avaliação objetiva e subjetiva. (valor 6,0)
2- Atividade em grupo -  (valor 1,0)
3- Atividade de campo e elaboração de relatório anlítico e crítico - (valor 3,0)

Bibliografia

Básica

BEE, Helen. A criança em desenvolvimento. 9ed. Porto Alegre: ARTMED, 2003

BEE, Helen. Ciclo Vital. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

MOREIRA,Marco A. Teorias da Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999. (37.015.3 M838t)

Complementar

Bock, Ana Mercês Bahia. Psicologias : uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed.São Paulo : Saraiva, 2005

DESSEN,Maria A.; COSTA JUNIOR Áderson L. (org.). A ciência do desenvolvimento humano: tendências atuais e perspectivas futuras. Porto Alegre: ARTMED, 2005. (159.922 C569):

FONTANA, D. Psicologia para Professores, Summus, São Paulo, 2005.