
Plano de Ensino
Turma 0709 - História e Geografia na Educ. Infantil e Anos Iniciais - 2010/1
Curso:
Período: 6
Professor(es): MAria Aparecida da Rocha Medina
Carga Horária: 68 h
Ano/Semestre: 2010/1
Ementa
Conhecimento geográfico e histórico contextualizado em suas representações sociais do fato, do sujeito, dos espaços geográficos e históricos, através da análise das permanências e das transformações individuais e coletivas dos seres humanos e dos ecossistemas, socioculturalmente situados.
Competências
Compreender a importância do estudo da História e Geografia na construção do conhecimento ético histórico, científico das crianças a partir de valores que orientam a educação escolar para o desenvolvimento de uma consciência sócio ambiental, comprometida com a ordem cronológica dos acontecimentos e nomes dos acidentes geográficos, bem como, os conceitos de espaço e tempo, as relações humanas que transformam a natureza, produzindo cultura e construindo História.
Objetivos
Programa
Breve histórico do ensino e da história e da Geografia
História e geografia no Ensino Fundamental: formas de Atuação nas Series iniciais
A Estrutura conceitual básica e o ensino de História e Geografia
Condições de Aprendizagem e situações sugestivas de Aprendizagem
Análise do Livro Didático de História e Geografia
Proposta Programática: conteúdos e conceitos
Proposta de Conteúdos e Métodos para História e Geografia
A Formação do Professor - Prática Docente
A importância do ensino de História na atualidade.
O papel do professor das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de Geografia das crianças.
O Ensino de História e Geografia: Princípios, Objetivos
Os Temas transversais e o Ensino da História e Geografia
Recursos tecnológicos.
Orientações pedagógicas para a prática do ensino da História e Geografia.
O PCN de História e Geografia e o ensino Interdisciplinar nos anos iniciais.
Elaboração de planos e produção de material
Estudo da Lei 11.645,10/03/2008.
Projeto de Atividade na Aldeia Nova: Etnia Xerente
Filme: Erehé Krenak
• Atividades semipresenciais: 13/03, 10/04 e 08/05
• Tema transversal: Educação em Direitos Humanos
Metodologia
Tema transversal:
O objetivo do tema transversal sobre educação em Direitos Humanos é sensibilizar os alunos para uma cultura de direitos humanos na educação, divulgando e vivenciando valores éticos, solidários, cooperativos e de justiça na universidade e em todos os segmentos da sociedade. Com atitudes e posturas respeitosas que propiciem a cidadania e a dignidade humana. O assunto será problematizado por meio de dinâmicas que provoquem na turma a tomada de decisão frente aos problemas contra o ser humano. Serão disponibilizados sites com artigos e matérias para pesquisa.
Conteúdos da disciplina
As aulas serão desenvolvidas a partir da problematização do tema transversal, o qual deve perpassar os conteúdos da disciplina de forma que os acadêmicos sejam desafiados a uma tomada de consciência, quanto à postura ética e profissional, desde a participação dos trabalhos, como leituras, elaboração de resenha, fichamento de artigos, discussão de textos, pesquisa de livros didáticos, seminários, análise de filme, reflexão, debates com posicionamentos críticos.
No primeiro bimestre serão privilegiados os estudos teóricos com sistematização escrita em sala de aula e no segundo, orientações dos grupos para atividade de campo sobre as temáticas trabalhadas e elaboração de Plano de Ensino interdisciplinar. Serão utilizados os recursos didáticos: quadro branco, retroprojetor, cartazes, data show, músicas, PCNs, TV, DVD, som, sucatas, jornal, livros didáticos e artigos da internet.
Avaliação
A avaliação será processual e formativa por meio das observações diárias de participação dos acadêmicos em atividades, discussões e produções individuais em sala de aula com feedback dos trabalhos de argumentação oral e escrita, entregues na data combinada, conforme o Plano de Ensino. Os acadêmicos com dificuldades na escrita serão estimulados a frequentarem o Laboratório de Produção textual.
Compõe G1:
- Resenha do Artigo: O ensino de Geografia nas séries iniciais: uma proposta e os seus desafios- Valor 1,0
- Fichamento de artigo O Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fund.- Valor 1,0.
- Resumo dos cap. do livro: Metodologia do Ensino de História e Geografia- Valor 1,0
- Participação- Valor 0,5
- Análise e discussão dos PCNs de Historia e Geograf: Valor 0,5
- Prova escrita com questões dissertativas relacionadas à teoria e prática refletidas durante o bimestre: Valor 6,0
Compõe G2:
- Elaboração de projeto: atividade em Aldeia Indígena: Valor 0,5
- Relatório: - Valor 1,0
- Participação do Projeto: Uma boneca negra em minha casa- Valor 0,5
- Elaboração de Plano de Ensino- Valor 1,0
- oficina de produção de material didático- Valor 1,0
- Prova escrita com questões dissertativas relacionadas à teoria e prática refletidas durante o bimestre: Valor: 6,0
- Substituição-10,0 - Todo conteúdo trabalhado durante o semestre.
Participação: Assiduidade, pontualidade, intervenção em sala de aula, responsabilidade e comprometimento. Mesmo sendo em grupo todos os trabalhos serão avaliados individualmente. (Os trabalhos devem estar bem apresentáveis: concordância, seqüência das idéias, ortografia, margens, parágrafos, introdução, conclusão, referências bibliográficas, etc) Produção e apresentação: o nível do material, postura, interesse, capacidade de análise (aprofundamento teórico e prático) interpretação, criticidade, reflexões consistentes com coerência e clareza na produção escrita e na apresentação oral. Valor: 0,5 (Para G1)
*NB: O trabalho que não for entregue na data, terá menos valor e permanecerá com a nota de uma única correção. O acompanhamento diário do aluno e avaliação em apresentações de trabalho, mesmo sendo em grupo, terá notas individualizadas.
- Os trabalhos serão realizados com embasamento teórico a partir da bibliografia estipulada no Plano de Ensino e no Cronograma disponibilizados no Portal e na reprografia. (Se por ventura surgir alguma atividade não mencionada neste plano, só será realizada com o consenso e assinatura da turma).
Bibliografia
Básica
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
Complementar
PENTEADO Heloisa. Metodologia do Ensino de História e Geografia . 2.ed.. São Paulo: Editora Cortez. 2001. ( 4 ex.)
Borges, Maria Aparecida Quadros e Braga, Jezulino Lúcio Mendes. O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental. www.unilestemg.br/revistaonline/volumes/01/
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 5. Ed. Campinas: Papirus, 2003. 192 p. (Coleção magistério. Formação e trabalho pedagógico).
VALNEY D. Rigonato - O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS: UMA PROPOSTA E OS SEUS DESAFIOS- http://www.observatoriogeogoias.com.br/observatoriogeogoias/artigos_pdf
PENTEADO Heloisa. Metodologia do Ensino de História e Geografia . 2.ed.. São Paulo: Editora Cortez. 2001. ( 4 ex.)
Borges, Maria Aparecida Quadros e Braga, Jezulino Lúcio Mendes. O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental. www.unilestemg.br/revistaonline/volumes/01/
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 5. Ed. Campinas: Papirus, 2003. 192 p. (Coleção magistério. Formação e trabalho pedagógico).
VALNEY D. Rigonato - O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS: UMA PROPOSTA E OS SEUS DESAFIOS- http://www.observatoriogeogoias.com.br/observatoriogeogoias/artigos_pdf
PENTEADO Heloisa. Metodologia do Ensino de História e Geografia . 2.ed.. São Paulo: Editora Cortez. 2001. ( 4 ex.)
Borges, Maria Aparecida Quadros e Braga, Jezulino Lúcio Mendes. O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental. www.unilestemg.br/revistaonline/volumes/01/
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 5. Ed. Campinas: Papirus, 2003. 192 p. (Coleção magistério. Formação e trabalho pedagógico).
VALNEY D. Rigonato - O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS: UMA PROPOSTA E OS SEUS DESAFIOS- http://www.observatoriogeogoias.com.br/observatoriogeogoias/artigos_pdf
PENTEADO Heloisa. Metodologia do Ensino de História e Geografia . 2.ed.. São Paulo: Editora Cortez. 2001. ( 4 ex.)
Borges, Maria Aparecida Quadros e Braga, Jezulino Lúcio Mendes. O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental. www.unilestemg.br/revistaonline/volumes/01/
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 5. Ed. Campinas: Papirus, 2003. 192 p. (Coleção magistério. Formação e trabalho pedagógico).
VALNEY D. Rigonato - O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS: UMA PROPOSTA E OS SEUS DESAFIOS- http://www.observatoriogeogoias.com.br/observatoriogeogoias/artigos_pdf
PENTEADO Heloisa. Metodologia do Ensino de História e Geografia . 2.ed.. São Paulo: Editora Cortez. 2001. ( 4 ex.)
Borges, Maria Aparecida Quadros e Braga, Jezulino Lúcio Mendes. O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental. www.unilestemg.br/revistaonline/volumes/01/
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 5. Ed. Campinas: Papirus, 2003. 192 p. (Coleção magistério. Formação e trabalho pedagógico).
VALNEY D. Rigonato - O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS: UMA PROPOSTA E OS SEUS DESAFIOS- http://www.observatoriogeogoias.com.br/observatoriogeogoias/artigos_pdf
PENTEADO Heloisa. Metodologia do Ensino de História e Geografia . 2.ed.. São Paulo: Editora Cortez. 2001. ( 4 ex.)
Borges, Maria Aparecida Quadros e Braga, Jezulino Lúcio Mendes. O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental. www.unilestemg.br/revistaonline/volumes/01/
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 5. Ed. Campinas: Papirus, 2003. 192 p. (Coleção magistério. Formação e trabalho pedagógico).
VALNEY D. Rigonato - O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS: UMA PROPOSTA E OS SEUS DESAFIOS- http://www.observatoriogeogoias.com.br/observatoriogeogoias/artigos_pdf