Plano de Ensino

Turma 0773 - Orientação Profissional - 2010/1

Curso:

Período: 6

Professor(es): Simone Andréa Pinto

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2010/1

Ementa

Estudos sobre os diversos contextos e dimensões do mundo do trabalho e análise de suas relações com a escolha profissional e a função da Orientação Educacional.

Competências

Construir, planejar e acompanhar as intervenções de Orientação Profissional nos espaços escolares e não escolares, acompanhando a escolha e a reescolha profissional.

Objetivos

Programa

Programa
- Conceito de Orientação Profissional;
- Os sujeitos da Orientação Profissional;
- O  processo de escolha e fatores de interferência
- O trabalho: modo de ser e estar no mundo;
- Educação e trabalho;
- O mundo do trabalho e as suas relações com a escolha profissional;
- Diferentes abordagens em OP e a função do Orientador Educacional;
- Técnicas de Orientação Profissional.                  



Metodologia

As aulas serão desenvolvidas buscando a articulação  das atividades teóricas e as atividades práticas que serão desenvolvidas no ambiente acadêmico e em campo, explorando as diferentes perspectivas de atuação do Orientador Educacional nos espaços escolares e não escolares. .Esta estratégia tem o objetivo de  conhecer atribuições  e as abordagens da orientação profissional  no seu cotidiano  e aplicar os conteúdos trabalhados que deverão ir de encontro das necessidades e demandas concretas dos alunos e do mercado de trabalho atual.  Nesta direção os trabalhos serão realizados através de:
- Seminários ;
- trabalhos práticos, envolvendo pesquisas bibliográficas e de campo
- Discussões;
- Pesquisas;
- Projeto;
- Relatórios;
-Leituras críticas;
-Aulas expositivas;
- Trabalhos em grupo;

Avaliação

Será contínua, valorativa de todas as atividades relativas à disciplina, privilegiando a qualidade da produção do conhecimento, a reflexão, a criticidade, o comportamento ético e o envolvimento do/a acadêmico/a no trabalho pedagógico. Haverá participação dos acadêmicos no processo avaliativo do trabalho pedagógico.

A G1 comporá de :
- Diagnóstico em campo e realização de pesquisa nas diferentes instituições/campo de Palmas –To.    Valor : 0 a 2,0.
- Leitura de textos e registros criativos dos trabalhos realizados em sala e em campo. Valor   : 0 a 2,0.
- Prova escrita conforme conteúdos trabalhados em aula. Valor: 0 a 6,0.

A G2 se comporá de :
-Organização criativa e participação crítica de um seminário. Valor: 0 a 2,0.
-Socialização e apresentação dos resultados das pesquisas/campo. Valor: 0 a 2,0
- Prova escrita conforme conteúdos trabalhados em aula. Valor: 0 a 6,0.

Bibliografia

Básica

BOCK, Ana Mercês Bahia. A escolha profissional – São Paulo: Casa do Psicólogo, 1995.

BOCK,Silvio Duarte. Orientação profissional: a abordagem sócio-histórica / Silvio Duarte Bock- São Paulo: Cortez, 2002.

MARILU, Diez Lisboa. Orientação profissional em ação – Formação e prática de orientadores- São Paulo, 2000.

Complementar

LASSANCE, Maria Céliua Pacheco. Técnicas para o trabalho de orientação profissional em grupos- Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS,1999.LASSANCE, Maria Céliua Pacheco. Técnicas para o trabalho de orientação profissional em grupos- Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS,1999.

MELLO, Fernando Achilles. O desafio da escolha profissional . Campinas, SP: Papirus, 2002.

MOSCOVICI, F. Desenvolvimento Interpessoal. Rio de Janeiro: LTC, 1985.

SOARES, Dulce Helena Penna. A escolha profissional: do jovem ao adulto / Dulce Helena Penna Soares – São Paulo: Summus, 2002.