Plano de Ensino

Turma 0703 - Tecnologias da Comunicação e da Informação - 2011/1

Curso:

Período: 8

Professor(es): Simone Andréa Pinto

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2011/1

Ementa

Paradigmas e concepções educativas na inserção das Tecnologias da Informação (TICs) na educação: estudo, análise e aplicação. Normas e regulamentações das TICs na educação. Programas e Projetos de Formação de Professores.

Competências

- Domínar os princípios e fundamentos científico-tecnológicos, para o desenvolvimento da capacidade de incorporar as ferramentas tecnológicas no estabelecimento de redes sociais.

- Analisar e comparar, interdisciplinarmente, as relações entre tecnologia, informação e educação tendo em vista o conhecimento de sua dinâmica e mundialização dos fenômenos culturais,
econômicos, tecnológicos e políticos que incidem sobre as diferentes escalas regional, nacional e global.
- Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.
- Desenvolver senso crítico sobre: a tecnologia de informação e comunicação existentes, de que maneira estão sendo usadas e de que forma devem ser incluídas na sociedade.


   

 

Objetivos

Programa

1. Conceituação de tecnologia, informação, tecnologia da informação e comunicação.
2. História das tecnologias da informação e comunicação:
2.1 História e evolução dos computadores: Evolução do hardware (equipamentos); Evolução do software (aplicativos); Ambiente hipermídia.
2.2 História e evolução das tecnologias de comunicação: telégrafo e telegrafia, telefonia e telefonia móvel, rádio, telex, televisão e televisão digital, Internet.
3 Infra-estrutura da tecnologia de TI: hardware e software.
4 Redes de informação e comunicação:
4.1 Redes de Computadores: Comunicação de dados; Meios de comunicação; Topologias; Classificação; Equipamentos de conectividade.
4.2 Arquitetura da informação: recursos utilizados para armazenamento, recuperação de dados e disseminação da informação.
4.3 Formas e componentes da comunicação.
5 Dimensões políticas e econômicas da informação e comunicação:
5.1 O setor de tecnologia da informação e comunicação no brasil.
5.2 Impacto das novas tecnologias da informação do ponto de vista social.
6 Sociedade do conhecimento, cidadania e inclusão digital:
6.1 E-government e a inclusão digital
6.2 Organizações virtuais, e-commerce, e-business e ponto.com.

7 – Processo de globalização e as novas identidades transterritoriais e multilinguísticas. O histórico territorial, a comunicação de massa e os sistemas restritos de informação e comunicação.
8 – Novo cenário das tecnologias da comunicação e informação Relatório Mac Bride e Nova ordem da Informação e da Comunicação (NOMIC).Novos paradigmas em comunicação.
9– Seqüência histórica da revolução da tecnologia da informação . Produção informacional e globalização.
10– A economia política da globalização, tecnologia da informação e políticas estatais, integração cultural
11–Tecnologia eletrônica de massa
12– Inclusão social e inclusão digital.
13– Mídias digitais e educação : políticas públicas da comunicação, telecomunicação, cultura e educação .

Metodologia

As aulas serão ministradas através de metodologias que promovam a participação do aluno, inserindo-o como protagonista nos processos de ensinar e aprender. Nessa perspectiva, serão desenvolvidas atividades que estimulem a reflexão crítica sobre os conhecimentos aprendidos e a curiosidade investigativa sobre os fatos do cotidiano o qual está inserido. No decorrer das aulas serão propostas atividades em grupo, como o intuito de promover a capacidade de trabalhar em equipe, propiciando o respeito às diferenças individuais, multiculturais e étnicas.
No decorrer do semestre, serão realizadas aulas semipresenciais, através de atividades que propiciarão ao aluno refletir sobre os conhecimentos trabalhados na disciplina. As atividades semipresenciais propostas serão acompanhadas pelo professor que irá proporcionar momentos no qual o aluno irá debater, refletir e apresentar suas interpretações sobre as mesmas.
Os conteúdos trabalhados serão entrelaçados pela transversalidade do tema “Educação e Direitos Humanos” com o objetivo de provocar reflexões sobre a igualdade de direitos e deveres do ser humano enquanto agente transformador da sociedade em que vive.
Para efetivação dessa proposta serão trabalhadas diversas técnicas e métodos de ensino como: aulas expositivas e dialogadas, seminários, trabalhos em grupo e atividades no qual o aluno irá elaborar, estudar, investigar, produzir trabalhos acadêmicos (resumos, resenhas, fichamentos e projeto de pesquisa) desenvolvendo no mesmo a autonomia intelectual e o interesse pelo conhecimento científico.

Avaliação

A  Avaliaçao acontecerá de forma processual e final, considerando:

a. A qualidade da participação nos encontros em sala de aula,  na apresentação de   trabalhos,    interação nas discussões e atividades propostas.
b. Produção de textos dissertativos  e  sistematização de pesquisas feitas.
c. Capacidade de olhar reflexivo sobre o cotidiano, demonstrado pelas leituras feitas e    
 experiências vivenciadas, relacionando concepções pedagógicas com a prática  
 observada e vivenciada..
d. G1 – Sistematizações escritas,-(1.0 )trabalho de pesquisa escrito realizado em campo, (2.0)   socialização oral (1.0) e prova individual escrita;(6.0)
e. G2 – Sistematizações escritas(2.0), seminário tema Transversal –Etica –Educação eDireitos Humanos (2.0)e Prova escrita individual. (6.0)

Bibliografia

Básica

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede, vol. 1. A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2006
Moran, José Manuel Caminhos para a aprendizagem inovadora, In Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica, SP: Papirus,
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede, vol. 1. A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2006
Moran, José Manuel Caminhos para a aprendizagem inovadora, In Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica, SP: Papirus,
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede, vol. 1. A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2006
Moran, José Manuel Caminhos para a aprendizagem inovadora, In Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica, SP: Papirus,
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

Complementar

Material Digital