
Plano de Ensino
Turma 0709 - Estágio: Anos Iniciais e EJA - 2011/1
Curso:
Período: 6
Professor(es): Marciane Machado Silva
Carga Horária: 119 h
Ano/Semestre: 2011/1
Ementa
Constituição de Projeto de Trabalho, a partir da observação e investigação da realidade escolar, com vistas a planejar, executar, refletir e avaliar essa organização de ensino de forma que possa contribuir para o desenvolvimento da criança de 0 a 5 anos, para a melhoria da qualidade de ensino da instituição e para a construção de um referencial teórico-prático para essa faixa etária, numa perspectiva crítico-reflexivo-investigativa e a organização das reflexões sobre a docência na Educação Infantil para a constituição do texto final do relatório de estágio.
Competências
Atuar na gestão do ensino e na docência, como educador mediador do processo de produção e ressignificação do conhecimento; planejar, organizar, e avaliar sistemas, unidades, projetos, aulas e experiências educacionais escolares e não escolares nos anos Iniciais e EJA ; coordenar a ação pedagógica, na produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.
Objetivos
Programa
1.Estágio Supervisionado como um dos espaços da formação docente pela articulação teórica e prática através de estudos, discussão e inserção em ambientes educativos escolares e não escolares.
2.Organização de grupos de acadêmicos e escolha dos locais de Estágio. Elaboração do Plano de Estágio pelos mesmos.
Programação das visitas às escolas campo ou outras instituições educativas para apresentação, conhecimento e comunicação dos objetivos do estágio.
3.Estudo e sugestões para o roteiro de observação na Escola ou Instituição Educativa..
Observação sobre:
- Concepções e tendências que norteiam a prática pedagógica dos educadores.
- Planejamento, metodologia e didática(formação).
- Relação educando x educador.
- Avaliação da aprendizagem.
4. Acompanhamento e orientação pela professora e supervisora na escola campo e no CEULP/NEJA.
Discussões e análise das observações realizadas.
Registro e análise: Diário de Campo ou Caderno de Registro individual.
Levantamento de uma problemática para nortear a Ação Didático – Pedagógica com fundamentação teórica.
5. Planejamento de duas ações didáticos pedagógicas (aula, projeto, oficina, etc) apresentação em aula, pelo acadêmico, com tema, objetivos, fundamentação teórica, metodologia, programa, para avaliação e reformulação;
- Desenvolvimento dos planos na escola campo ou em outra instituição educativa.
6. Orientação, estudo, elaboração e apresentação de um artigo.
- Estabelecimento de uma problemática e objetivo;
- Estudos de bibliografias relacionadas ao tema;
- Levantamento e análise dos dados;
- Resultados e discussão;
- Conclusão.
7. Avaliação das atividades realizadas e exposição dos trabalhos
Metodologia
processo de formação docente será desenvolvida de forma interativa buscando a participação ativa dos alunos nas seguintes atividades:
Análise e discussão sobre práticas pedagógicas observadas, elaboradas em textos expressos no Diário de Bordo. Planejamento e desenvolvimento de aulas, oficinas ou projetos em escolas de ensino fundamental ou em outros espaços educativos. Aulas expositivas e dialogadas no CEULP e no Nucleo de Educacao de Jovens e Adultos –NEJA . Acompanhamento da supervisora em atividades/campoe elaboração de artigo.
Orientação individual e/ou em pequenos grupos e acompanhamento em campo pela supervisora, conforme cronograma previamente agendado.
Confecção de materiais pedagógicos no laboratório.
O tema Transversal Educação e Direitos Humanos irá permear todas as discussões e reflexões realizadas durante o estágio.
Avaliação
As atividades de estágio serão avaliadas envolvendo a professora e responsáveis pelas Instiruições Educativas. Prevêem-se para tanto momentos que implicam na:
1.Auto avaliação do estagiário, da professora e da escola ou da instituição educativa sobre a proposta da disciplina, repercussões e envolvimento do estagiário.
2.Avaliação da produção do estagiário pela professora constando de:
• Plano de estágio
• Diário de Bordo ou Caderno de Registro
• Ação Pedagógica
• Artigo
. Relatório final
Para execução dessas produções, a professora instrumentalizará os professores em formação para essas atividades, através de elementos teóricos constantes de instruções específicas no decorrer do semestre letivo.
A pontuação da avaliação será a seguinte:
Avaliação G1- Será constituída dos seguintes aspectos:
GRAU 1
Data Instrumento/momento de avaliação Valor atribuído
Sistematização, em grupos de 3, sobre a análise da caracterização da Escola Campo 1,0
Relatório analítico da Aula)
Analise do PPP 1,5
Elaboracao do Plano de Acao , apresentado em grupos. 1,0
Elaboração individual da Entrevista ao EDUCADOR E EDUCANDO. 1.0
Relatório descritivo-analítico da pesquisa de campo (individual).-Diario de Bordo /Pasta 2,5
Questoes propostas 3.5
10,0
GRAU 2
Data Instrumento/momento de avaliação Valor atribuído
Projeto de pesquisa, utilizando a pesquisa –Producao do ARTIGO . 2,0
Projeto na Escola Publica( Elaboracao e Execucao ) 2.0
Execucao da ACOES –Etapa I e II 5,0
Socializacao, Exposicao dos Paineis ,Avaliacao,Auto-Avaliacao ,participação 1.0,
10,0
Bibliografia
Básica
Saberes pedagogicos e atividade docente. São Paulo: Cortez. 1999. ( 2 ex.).
Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia :. 15. ed.. São Paulo: Paz e Terra. 2000. ( 5 ex
GADOTTI,Moacir;ROMAO ,Jose Eustaquio.(Org.)Educacao de Jovens e Adultos : Teoria ,Pratica e Proposta .Sao Paulo, Cortez.2001
Pimenta, Selma Garrido. O estagio na formacao de professores :. São Paulo: Cortez. 1994. ( 1 ex.).
ARROYO, Miguel(Org).Da Escola carente a Escola Possivel .Sao Paulo ;Loyola ,1997,coleção Educacao Popular
ARROYO, Miguel(Org).Da Escola carente a Escola Possivel .Sao Paulo ;Loyola ,1997,coleção Educacao Popular
Pimenta, Selma Garrido. O estagio na formacao de professores :. São Paulo: Cortez. 1994. ( 1 ex.).
Pinto, Vieira Álvaro. Sete lições sobre educação de adultos. 11. ed.. São Paulo: Cortez. 2000. ( 3 ex.).
Zabala, Antoni. A prática educativa :. Porto Alegre: ARTMED. 1998. ( 6 ex.).
Saberes pedagogicos e atividade docente. São Paulo: Cortez. 1999. ( 2 ex.).
Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia :. 15. ed.. São Paulo: Paz e Terra. 2000. ( 5 ex
GADOTTI,Moacir;ROMAO ,Jose Eustaquio.(Org.)Educacao de Jovens e Adultos : Teoria ,Pratica e Proposta .Sao Paulo, Cortez.2001
Pimenta, Selma Garrido. O estagio na formacao de professores :. São Paulo: Cortez. 1994. ( 1 ex.).
ARROYO, Miguel(Org).Da Escola carente a Escola Possivel .Sao Paulo ;Loyola ,1997,coleção Educacao Popular
ARROYO, Miguel(Org).Da Escola carente a Escola Possivel .Sao Paulo ;Loyola ,1997,coleção Educacao Popular
Pimenta, Selma Garrido. O estagio na formacao de professores :. São Paulo: Cortez. 1994. ( 1 ex.).
Pinto, Vieira Álvaro. Sete lições sobre educação de adultos. 11. ed.. São Paulo: Cortez. 2000. ( 3 ex.).
Zabala, Antoni. A prática educativa :. Porto Alegre: ARTMED. 1998. ( 6 ex.).
Saberes pedagogicos e atividade docente. São Paulo: Cortez. 1999. ( 2 ex.).
Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia :. 15. ed.. São Paulo: Paz e Terra. 2000. ( 5 ex
GADOTTI,Moacir;ROMAO ,Jose Eustaquio.(Org.)Educacao de Jovens e Adultos : Teoria ,Pratica e Proposta .Sao Paulo, Cortez.2001
Pimenta, Selma Garrido. O estagio na formacao de professores :. São Paulo: Cortez. 1994. ( 1 ex.).
ARROYO, Miguel(Org).Da Escola carente a Escola Possivel .Sao Paulo ;Loyola ,1997,coleção Educacao Popular
ARROYO, Miguel(Org).Da Escola carente a Escola Possivel .Sao Paulo ;Loyola ,1997,coleção Educacao Popular
Pimenta, Selma Garrido. O estagio na formacao de professores :. São Paulo: Cortez. 1994. ( 1 ex.).
Pinto, Vieira Álvaro. Sete lições sobre educação de adultos. 11. ed.. São Paulo: Cortez. 2000. ( 3 ex.).
Zabala, Antoni. A prática educativa :. Porto Alegre: ARTMED. 1998. ( 6 ex.).
Saberes pedagogicos e atividade docente. São Paulo: Cortez. 1999. ( 2 ex.).
Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia :. 15. ed.. São Paulo: Paz e Terra. 2000. ( 5 ex
GADOTTI,Moacir;ROMAO ,Jose Eustaquio.(Org.)Educacao de Jovens e Adultos : Teoria ,Pratica e Proposta .Sao Paulo, Cortez.2001
Pimenta, Selma Garrido. O estagio na formacao de professores :. São Paulo: Cortez. 1994. ( 1 ex.).
ARROYO, Miguel(Org).Da Escola carente a Escola Possivel .Sao Paulo ;Loyola ,1997,coleção Educacao Popular
ARROYO, Miguel(Org).Da Escola carente a Escola Possivel .Sao Paulo ;Loyola ,1997,coleção Educacao Popular
Pimenta, Selma Garrido. O estagio na formacao de professores :. São Paulo: Cortez. 1994. ( 1 ex.).
Pinto, Vieira Álvaro. Sete lições sobre educação de adultos. 11. ed.. São Paulo: Cortez. 2000. ( 3 ex.).
Zabala, Antoni. A prática educativa :. Porto Alegre: ARTMED. 1998. ( 6 ex.).
Saberes pedagogicos e atividade docente. São Paulo: Cortez. 1999. ( 2 ex.).
Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia :. 15. ed.. São Paulo: Paz e Terra. 2000. ( 5 ex
GADOTTI,Moacir;ROMAO ,Jose Eustaquio.(Org.)Educacao de Jovens e Adultos : Teoria ,Pratica e Proposta .Sao Paulo, Cortez.2001
Pimenta, Selma Garrido. O estagio na formacao de professores :. São Paulo: Cortez. 1994. ( 1 ex.).
ARROYO, Miguel(Org).Da Escola carente a Escola Possivel .Sao Paulo ;Loyola ,1997,coleção Educacao Popular
ARROYO, Miguel(Org).Da Escola carente a Escola Possivel .Sao Paulo ;Loyola ,1997,coleção Educacao Popular
Pimenta, Selma Garrido. O estagio na formacao de professores :. São Paulo: Cortez. 1994. ( 1 ex.).
Pinto, Vieira Álvaro. Sete lições sobre educação de adultos. 11. ed.. São Paulo: Cortez. 2000. ( 3 ex.).
Zabala, Antoni. A prática educativa :. Porto Alegre: ARTMED. 1998. ( 6 ex.).
Saberes pedagogicos e atividade docente. São Paulo: Cortez. 1999. ( 2 ex.).
Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia :. 15. ed.. São Paulo: Paz e Terra. 2000. ( 5 ex
GADOTTI,Moacir;ROMAO ,Jose Eustaquio.(Org.)Educacao de Jovens e Adultos : Teoria ,Pratica e Proposta .Sao Paulo, Cortez.2001
Pimenta, Selma Garrido. O estagio na formacao de professores :. São Paulo: Cortez. 1994. ( 1 ex.).
ARROYO, Miguel(Org).Da Escola carente a Escola Possivel .Sao Paulo ;Loyola ,1997,coleção Educacao Popular
ARROYO, Miguel(Org).Da Escola carente a Escola Possivel .Sao Paulo ;Loyola ,1997,coleção Educacao Popular
Pimenta, Selma Garrido. O estagio na formacao de professores :. São Paulo: Cortez. 1994. ( 1 ex.).
Pinto, Vieira Álvaro. Sete lições sobre educação de adultos. 11. ed.. São Paulo: Cortez. 2000. ( 3 ex.).
Zabala, Antoni. A prática educativa :. Porto Alegre: ARTMED. 1998. ( 6 ex.).
Saberes pedagogicos e atividade docente. São Paulo: Cortez. 1999. ( 2 ex.).
Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia :. 15. ed.. São Paulo: Paz e Terra. 2000. ( 5 ex
GADOTTI,Moacir;ROMAO ,Jose Eustaquio.(Org.)Educacao de Jovens e Adultos : Teoria ,Pratica e Proposta .Sao Paulo, Cortez.2001
Pimenta, Selma Garrido. O estagio na formacao de professores :. São Paulo: Cortez. 1994. ( 1 ex.).
ARROYO, Miguel(Org).Da Escola carente a Escola Possivel .Sao Paulo ;Loyola ,1997,coleção Educacao Popular
ARROYO, Miguel(Org).Da Escola carente a Escola Possivel .Sao Paulo ;Loyola ,1997,coleção Educacao Popular
Pimenta, Selma Garrido. O estagio na formacao de professores :. São Paulo: Cortez. 1994. ( 1 ex.).
Pinto, Vieira Álvaro. Sete lições sobre educação de adultos. 11. ed.. São Paulo: Cortez. 2000. ( 3 ex.).
Zabala, Antoni. A prática educativa :. Porto Alegre: ARTMED. 1998. ( 6 ex.).
Saberes pedagogicos e atividade docente. São Paulo: Cortez. 1999. ( 2 ex.).
Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia :. 15. ed.. São Paulo: Paz e Terra. 2000. ( 5 ex
GADOTTI,Moacir;ROMAO ,Jose Eustaquio.(Org.)Educacao de Jovens e Adultos : Teoria ,Pratica e Proposta .Sao Paulo, Cortez.2001
Pimenta, Selma Garrido. O estagio na formacao de professores :. São Paulo: Cortez. 1994. ( 1 ex.).
ARROYO, Miguel(Org).Da Escola carente a Escola Possivel .Sao Paulo ;Loyola ,1997,coleção Educacao Popular
ARROYO, Miguel(Org).Da Escola carente a Escola Possivel .Sao Paulo ;Loyola ,1997,coleção Educacao Popular
Pimenta, Selma Garrido. O estagio na formacao de professores :. São Paulo: Cortez. 1994. ( 1 ex.).
Pinto, Vieira Álvaro. Sete lições sobre educação de adultos. 11. ed.. São Paulo: Cortez. 2000. ( 3 ex.).
Zabala, Antoni. A prática educativa :. Porto Alegre: ARTMED. 1998. ( 6 ex.).
Saberes pedagogicos e atividade docente. São Paulo: Cortez. 1999. ( 2 ex.).
Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia :. 15. ed.. São Paulo: Paz e Terra. 2000. ( 5 ex
GADOTTI,Moacir;ROMAO ,Jose Eustaquio.(Org.)Educacao de Jovens e Adultos : Teoria ,Pratica e Proposta .Sao Paulo, Cortez.2001
Pimenta, Selma Garrido. O estagio na formacao de professores :. São Paulo: Cortez. 1994. ( 1 ex.).
ARROYO, Miguel(Org).Da Escola carente a Escola Possivel .Sao Paulo ;Loyola ,1997,coleção Educacao Popular
ARROYO, Miguel(Org).Da Escola carente a Escola Possivel .Sao Paulo ;Loyola ,1997,coleção Educacao Popular
Pimenta, Selma Garrido. O estagio na formacao de professores :. São Paulo: Cortez. 1994. ( 1 ex.).
Pinto, Vieira Álvaro. Sete lições sobre educação de adultos. 11. ed.. São Paulo: Cortez. 2000. ( 3 ex.).
Zabala, Antoni. A prática educativa :. Porto Alegre: ARTMED. 1998. ( 6 ex.).