Plano de Ensino

Turma 0702 - Língua Portuguesa nos Anos Iniciais - 2011/2

Curso:

Período: 6

Professor(es): MAria Aparecida da Rocha Medina

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2011/2

Ementa

Linguagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e seus diferentes contextos de uso, por crianças e jovens deste nível de ensino, com ênfase na análise conceitual da tríade: leitura, produção textual e gramática, nas situações contextuais de comunicação, sob enfoque teórico, investigativo e prático.

Competências

Desenvolver o domínio da língua materna, demonstrando competência profissional, com base em estudos e metodologias sobre linguagem, discursos, textualidade e letramento, tendo em vista o trabalho da docência do ensino da Língua Portuguesa;
Compreender e desenvolver o ensino da Língua Portuguesa com ética e práticas reflexivas que estimulem a leitura e a escrita dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Objetivos

Programa

- Concepções de linguagem e Língua
- Diferentes abordagens pedagógicas permitenentes às práticas na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
- Linguagem oral e escrita
- Reflexões sobre as práticas de linguagem oral, leitura e produção escrita.
- Abordagens didático-metodológicas nas práticas de escrita na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental
- Concepções de ensino, leitura e práticas de letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental por meio de diversidade de textos verbais e não verbais
- Estudo e análise de propostas pedagógicas no PCN para o ensino da Língua Portuguesa;
-Diversidade de gêneros: a leitura formativa, a informativa e a literária
-Gêneros e tipologia textual: textos literários, jornalísticos, informativos, publicitários, instrucionais;
- Observação de aulas de leitura e produção textual em escolas;
- Análise do filme Narradores de Javé
- Análise do livro didático da Língua Portuguesa e paradidático
- Planejamento e realização de Oficina se técnicas de leitura e de escrita
- Planejamento e realização de Oficina de correção de textos na Educação Infantil e Anos Iniciais;
- Atividades semipresenciais: 17/09; 22/10; 12/11

Metodologia

Aulas dialógicas com discussão e reflexões que desafiem os acadêmicos a uma tomada de consciência, quanto à postura ética e profissional na participação dos trabalhos de leitura, compreensão e interpretação de textos, elaboração de resumos, estudo comparativo, seminário, análise de músicas, filmes, imagens e outras linguagens de forma intercultural e interdisciplinar, pesquisa e sistematização dos conhecimentos por meio da escrita individual, bem elaborada com técnicas de correção de textos, análise de livros didáticos e produção de portfólio de tipos de textos. Serão discutidas as temáticas trabalhadas nas Atividades semipresenciais. E no segundo bimestre, os acadêmicos serão orientados para desenvolver atividades de campo, preparação de oficinas. Os recursos didáticos: quadro branco, retroprojetor, cartazes, data show, músicas, PCNs, TV, DVD, som, gravuras, jornais, livros didáticos, etc.

Avaliação

A avaliação será diagnóstica, contínua e formativa com observações diárias, feedback das produções escritas em sala e trabalhos de argumentação oral e escrita, participação efetiva das atividades em sala e entrega dos trabalhos em dia, auto- avaliação.
No primeiro dia de aula será realizada uma avaliação diagnóstica para verificar o nível de compreensão da Língua Portuguesa, quanto à produção textual e seus atributos.  A prática de produção e discussão de textos, envolvendo variadas técnicas de correção com a participação dos acadêmicos, estudos dos PCNs, planejamento de oficinas, produção de portfólio com variados tipos de textos.
Compõe G1:
- Produções em sala de aula - Valor 3,0
- Análise oral e escrita do filme: Narradores de Javé – Valor 1,0
- Prova escrita com questões dissertativas relacionadas à teoria e prática refletidas durante o bimestre: Valor 6,0

Compõe G2:

- Pesquisa em Escolas. (duplas) Valor 1,0.
- Planejamento de oficinas- Valor 1,0.
- Desenvolvimento de oficina de produção textual -Valor 2,0.
- Prova escrita com questões dissertativas relacionadas à teoria e prática refletidas durante o bimestre: Valor 6,0

Será considerada a participação, assiduidade, pontualidade, intervenção em sala de aula, responsabilidade, postura, interesse, capacidade de análise, aprofundamento teórico e prático, interpretação, criticidade, reflexões, coerência e clareza na produção escrita e na apresentação oral, comprometimento. Mesmo sendo em grupo todos os trabalhos serão avaliados individualmente. E estes, devem estar bem apresentáveis: com concordância, sequência das idéias, ortografia, margens, parágrafos, introdução, conclusão, referências bibliográficas, etc.

*NB: O trabalho que não for entregue na data, terá menos valor e correrá o risco de permanecer com a nota de uma única correção.
Os trabalhos serão realizados com embasamento teórico a partir de um roteiro de acordo com Plano de Ensino e Cronograma disponibilizado no Portal (Se por ventura surgir alguma atividade não mencionada neste plano, só será realizada com o consenso e assinatura da turma).

Bibliografia

Básica

ANDALÓ, Adriane. Didática de língua portuguesa para ensino fundamental: alfabetização, letramento, produção de texto em busca da palavra-mundo. São Paulo: FTD, 2000. 37.046.12 A543d

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros curriculares nacionais / Língua Portuguesa: Ensino de 1ª a 4ª série. 2. ed. Brasília : MEC (Editora), 2000.

CHIAPPINI, Ligia. Aprender e ensinar com textos. 4. ed. São Paulo : Cortez, 2001. 37.02 A654 v.1 4.ed. ex.1

Complementar

BAGNO, Marcos, STUBBS, Michael e GAGNÉ ,Gilles. Língua materna : letramento, variação & ensino . São Paulo : Parábola, 2002. (Na ponta da língua ; 2). 81’242 B148l

BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Aula de português: discurso e saberes escolares. São Paulo: Martins Fontes, 2001. (Texto e linguagem). 81’1 B333a ex.1 2001. 81’1 B333a 2001

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & lingüística. São Paulo: Scipione, 1989.

FAULSTICH, Enilde Leite de Jesus. Como ler, entender e redigir um texto. 14. ed. Petrópolis : Vozes, 2001. 811.134.3(81)-991 F263c 13.ed. ex.1

JOLIBERT, Josette. Formando crianças produtoras de textos. (trad) SETTINERI, Walkiria M. F. ,MAGNE, Bruno Charles. Porto Alegre : ARTMED, 1994.
372.41-053.2 F724 V.1