Plano de Ensino

Turma 0711 - Arte-Educação - 2011/2

Curso:

Período: 3

Professor(es): MAria Aparecida da Rocha Medina

Carga Horária: 136 h

Ano/Semestre: 2011/2

Ementa

A arte nas linguagens Cênicas, Musicais e Visuais, como sinalizadoras da edificação educacional, através dos aportes teóricos, epistemológicos e metodológicos da Arte-Educação.

Competências

- Desenvolver a sensibilidade estética no fazer artístico, compreendendo que a Arte Educação na Ed. Infantil e Anos Iniciais possibilita a construção de pessoas mais humanas e sensíveis à realidade social.
- Compreender que a prática da arte na escola é instrumento de formação e desenvolvimento do ser humano em suas significações simbólicas por meio da integração do mundo da cultura com as diferentes linguagens artísticas.

Objetivos

Programa

1. Conceito e Importância da arte e a educação;
2. História do ensino da Arte;
3. A arte como ohjeto de conhecimento;
4. A arte e a estética;
5. Como se aprende e se ensina a arte;
6. A arte Visual (dança, teatro, música);
7. Orientações didáticas para o ensino da arte;
8. A arte e os temas transversais;
9. A arte e a cultura;
10 Arte-eduacação no Brasil
11- Múltiplas linguagens na escola - múltiplas linguagens na vida – por que não na escola? A música; a fotografia; a poesia; o folclore, a cultura popular; as artes visuais; o teatro.
12- Tendências Pedagógicas para o ensino de Arte-educação
13- Perspectivas Educacionais para a arte
14- Encaminhamentos para a prática pedagógica em Arte-Educação
15- Investigação da prática artística na escola e elaboração de uma proposta em arte-educação
16- Oficinas pedagógicas com temas relacionados: Brinquedos cantados, A Arte de Contar Histórias, Práticas teatrais na sala de aula, canções e cantigas africanas e indígenas;
17- Elaboração de projetos de arte educação de forma interdisciplinar na Ed. Infantil e Anos Iniciais do Ens. Fundamental.
18- Atividades semipresenciais
19- Atividades em parceiras com os projetos brinquedoteca, pedagogia hospitalar e espaço Kids.

Metodologia

Os encontros acontecerão de forma dialógica e interativa, com exposições e debates de temas relativos à arte-educação com dinâmicas de grupo, leituras, pesquisas em grupos e individuais, produção de textos, fichamento e resumos de livros e artigos científicos, discussão e análise de documentários, filmes, obras de artes, músicas, pintura e propostas de oficinas de composições artísticas, possibilidades de visita ao museu da coluna Prestes, galeria de arte do Espaço Cultural, o Palacinho entre outros, a combinar com a turma, bem como, audição de músicas, elaboração e apresentação de projeto. Os recursos utilizados serão obras de arte de artistas de diferentes linguagens (pintura, escultura, músicas, teatro, dança, entre outras), PCNs e materiais variados na elaboração dos trabalhos práticos e composições artísticas, vídeos de arte e cds. E como complementação dos conteúdos trabalhados, serão desenvolvidas atividades semipresenciais, posteriormente discutidas nas aulas presenciais.

Avaliação

Avaliação será formativa, processual por meio de diagnóstico inicial acerca dos conhecimentos prévios dos discentes sobre Arte, atividades e composições artísticas que serão realizadas ao longo do semestre com a sistematização dos conhecimentos construídos no processo de aprendizagem, para tanto, não só as atividades práticas desenvolvidas em sala de aula serão importantes, mas, também as leituras, os trabalhos, a pesquisa e prática em grupo, dupla e individual. No processo avaliativo será considerada a participação nas atividades desenvolvidas em sala: exposições, debates, oficinas, atividades em grupo aprofundamento teórico-reflexivo do discente, criatividade, espontaneidade em exposições de idéias, pensamento e o envolvimento nas possíveis visitas culturais, a assiduidade e atuação interdisciplinar, farão parte dos critérios utilizados.

G1
Será composta de Produções escritas
- Resumo e discussão de artigo- Valor 2.0
- Análise de arte - Valor 1,0
- Pesquisa de campo- Valor 1,0
- Prova escrita- Valor 6,0
G2
Será composta de Produções práticas
- Visitas a espaços culturais e elaboração de relatórios Valor 1.0
- Planejamento de oficinas- Valor 1.0
- Realização de oficinas Valor 2.0
- Atividades práticas no espaço Kids e brinquedoteca do HGP: teatro, músicas, contação de história Valor 2,5
- Pesquisa e confecção de instrumentos afro-descendentes e indígenas Valor 1.0
- Relatório final- Valor 2,5

Bibliografia

Básica

BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. Arte - educação no Brasil. 2. ed. São Paulo : Perspectiva, 1986. 137 p.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros curriculares nacionais / Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da educação Fundamental, 2. ed. Brasília : MEC, 2000.

COLI, Jorge. O que é arte? São Paulo: Brasiliense, 2000.

Complementar

FERRAZ, Maria Heloisa Corrêa de Toledo e FUSARI Maria Felisminda de Rezende e. Metodologia do ensino de arte. São Paulo: Cortez, 1993. 135 p. (Coleção Magistério2° grau Série Formação de Professor).

FUSARI, Maria Felisminda de Rezende e. Arte na educação escolar. 2.ed. São Paulo : Cortez, 1993.

LABAN, R. Dança educativa moderna. São Paulo: Ícone, 1991.