
Plano de Ensino
Turma 0714 - História e Geografia na Educ. Infantil e Anos Iniciais - 2011/2
Curso:
Período: 6
Professor(es): MAria Aparecida da Rocha Medina
Carga Horária: 68 h
Ano/Semestre: 2011/2
Ementa
Conhecimento geográfico e histórico contextualizado em suas representações sociais do fato, do sujeito, dos espaços geográficos e históricos, através da análise das permanências e das transformações individuais e coletivas dos seres humanos e dos ecossistemas, socioculturalmente situados.
Competências
Compreender a importância do estudo da História e Geografia na construção do conhecimento ético histórico, científico das crianças a partir de valores que orientam a educação escolar para o desenvolvimento de uma consciência sócio ambiental;
Comprometer-se com a ordem cronológica dos acontecimentos e nomes dos acidentes geográficos, bem como, os conceitos de espaço e tempo, as relações humanas na diversidade cultural que transformam a natureza, produzindo cultura e construindo História.
Objetivos
Programa
Breve histórico do ensino da História e da Geografia
História e geografia no Ensino Fundamental: formas de Atuação nas Anos Iniciais
A Estrutura conceitual básica e o ensino de História e Geografia
Condições de Aprendizagem e situações sugestivas de Aprendizagem
Análise do Livro Didático de História e Geografia
Proposta Programática: conteúdos e conceitos
Proposta de Conteúdos e Métodos para História e Geografia
A Formação do Professor - Prática Docente
A importância do ensino de História na atualidade.
O papel do professor da Ed Infantil e anos iniciais no desenvolvimento e aprendizagem da História e Geografia.
O Ensino de História e Geografia: Princípios, Objetivos
Os Temas transversais e o Ensino da História e Geografia
Recursos tecnológicos.
Orientações pedagógicas para a prática do ensino da História e Geografia.
O PCN de História e Geografia e o ensino Interdisciplinar nos anos iniciais.
Elaboração de planos e produção de material
Estudo da Lei 11.645,10/03/2008 e Oficinas
Filme: Erehé Krenak
Realização das Atividades semipresenciais: 17/09; 22/10; 12/11
Metodologia
As aulas serão desenvolvidas a partir da problematização , leituras, elaboração de fichamento de artigos, resumo discussão de textos, pesquisa de livros didáticos, seminários, análise de filmes e documentários relacionados aos temas debatidos com posicionamentos críticos. Serão realizadas oficinas para estudar e discutir as leis 10.639/03 e 11.645/08 que retificam o Artigo 26 da LDB com relação à história e cultura africana, afro-brasileira e dos povos indígenas, no currículo escolar e discussão das temáticas trabalhadas anteriormente nas Atividades semipresenciais. No primeiro bimestre serão aprofundados os estudos teóricos com sistematização escrita em sala de aula. E no segundo, orientações dos grupos para o planejamento e realização das atividades de campo com as crianças do espaço Kids e creches do entorno da universidade sobre as temáticas trabalhadas, como: a questão do racismo e do preconceito às minorias etnicorraciais. Serão desenvolvidas, atividades individuais e em grupos interdisciplinares que provoquem a autonomia, a iniciativa e o interesse em buscar informações e estratégias de resolução de problemas. Os recursos didáticos: quadro branco, PCNs, livros didáticos, artigos acessados na internet, data show, jornais, retroprojetor, cartazes, data show, músicas, TV, DVD, som.
Avaliação
A avaliação será processual e formativa por meio das observações diárias de participação dos acadêmicos em atividades, discussões e produções individuais em sala de aula com feedback dos trabalhos de argumentação oral e escrita, entregues na data combinada, conforme o Plano de Ensino. Os acadêmicos com dificuldades na escrita serão estimulados a frequentarem o Laboratório de Produção textual.
Compõe G1:
-Pesquisa sobre o ensino da História e Geografia na E.Infantil(roteiro) Valor 1,0.
- Resumo e seminário do livro: Metodologia do Ensino de História e Geografia- Valor 3,0
- Prova escrita com questões dissertativas relacionadas à teoria e prática refletidas durante o bimestre: Valor 6,0
Compõe G2:
- Resenha do artigo: Uma experiência interdisciplinar com professores Xerente -Valor1,0 - - Planejamento de oficinas- Valor 0,5
- Oficina de produção fantoches e jogos para trabalhar a questão etnicorracial na Educ.Infantil de forma lúdica- Valor 1,0
- Ação com as crianças no espaço Kids e em creche- Valor 1,0
- Prova- Valor 6,0
Bibliografia
Básica
SILVA, Aracy. Lopes da (org.) A Questão Indígena na sala de aula. Subsídios para professores de 1º e 2º graus. SP: Brasiliense, 1987.
FERREIRA, Vicentina Mateus. Conhecendo a terra tocantinense : geografia história. São Paulo : FTD, 1997. 911+94(811.7):37.02 F383c
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 5. Ed. Campinas: Papirus, 2003. 192 p. (Coleção magistério. Formação e trabalho pedagógico). 372.89 P419m
TOCANTINS. Secretaria da Educação e Cultura. Referencial curricular ensino fundamental : 1º ao 9º ano : arte, ciências naturais, educação física, ensino religioso, geografia, história, língua inglesa, língua portuguesa, matemática / Secretaria da Educação e Cultura. Tocantins : Secretaria de Educação e Cultura, 2006. v. 371.214 T631r v.1 ex.1
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
SILVA, Aracy. Lopes da (org.) A Questão Indígena na sala de aula. Subsídios para professores de 1º e 2º graus. SP: Brasiliense, 1987.
FERREIRA, Vicentina Mateus. Conhecendo a terra tocantinense : geografia história. São Paulo : FTD, 1997. 911+94(811.7):37.02 F383c
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 5. Ed. Campinas: Papirus, 2003. 192 p. (Coleção magistério. Formação e trabalho pedagógico). 372.89 P419m
TOCANTINS. Secretaria da Educação e Cultura. Referencial curricular ensino fundamental : 1º ao 9º ano : arte, ciências naturais, educação física, ensino religioso, geografia, história, língua inglesa, língua portuguesa, matemática / Secretaria da Educação e Cultura. Tocantins : Secretaria de Educação e Cultura, 2006. v. 371.214 T631r v.1 ex.1
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
SILVA, Aracy. Lopes da (org.) A Questão Indígena na sala de aula. Subsídios para professores de 1º e 2º graus. SP: Brasiliense, 1987.
FERREIRA, Vicentina Mateus. Conhecendo a terra tocantinense : geografia história. São Paulo : FTD, 1997. 911+94(811.7):37.02 F383c
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 5. Ed. Campinas: Papirus, 2003. 192 p. (Coleção magistério. Formação e trabalho pedagógico). 372.89 P419m
TOCANTINS. Secretaria da Educação e Cultura. Referencial curricular ensino fundamental : 1º ao 9º ano : arte, ciências naturais, educação física, ensino religioso, geografia, história, língua inglesa, língua portuguesa, matemática / Secretaria da Educação e Cultura. Tocantins : Secretaria de Educação e Cultura, 2006. v. 371.214 T631r v.1 ex.1
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
SILVA, Aracy. Lopes da (org.) A Questão Indígena na sala de aula. Subsídios para professores de 1º e 2º graus. SP: Brasiliense, 1987.
FERREIRA, Vicentina Mateus. Conhecendo a terra tocantinense : geografia história. São Paulo : FTD, 1997. 911+94(811.7):37.02 F383c
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 5. Ed. Campinas: Papirus, 2003. 192 p. (Coleção magistério. Formação e trabalho pedagógico). 372.89 P419m
TOCANTINS. Secretaria da Educação e Cultura. Referencial curricular ensino fundamental : 1º ao 9º ano : arte, ciências naturais, educação física, ensino religioso, geografia, história, língua inglesa, língua portuguesa, matemática / Secretaria da Educação e Cultura. Tocantins : Secretaria de Educação e Cultura, 2006. v. 371.214 T631r v.1 ex.1
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
SILVA, Aracy. Lopes da (org.) A Questão Indígena na sala de aula. Subsídios para professores de 1º e 2º graus. SP: Brasiliense, 1987.
FERREIRA, Vicentina Mateus. Conhecendo a terra tocantinense : geografia história. São Paulo : FTD, 1997. 911+94(811.7):37.02 F383c
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 5. Ed. Campinas: Papirus, 2003. 192 p. (Coleção magistério. Formação e trabalho pedagógico). 372.89 P419m
TOCANTINS. Secretaria da Educação e Cultura. Referencial curricular ensino fundamental : 1º ao 9º ano : arte, ciências naturais, educação física, ensino religioso, geografia, história, língua inglesa, língua portuguesa, matemática / Secretaria da Educação e Cultura. Tocantins : Secretaria de Educação e Cultura, 2006. v. 371.214 T631r v.1 ex.1
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
SILVA, Aracy. Lopes da (org.) A Questão Indígena na sala de aula. Subsídios para professores de 1º e 2º graus. SP: Brasiliense, 1987.
FERREIRA, Vicentina Mateus. Conhecendo a terra tocantinense : geografia história. São Paulo : FTD, 1997. 911+94(811.7):37.02 F383c
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 5. Ed. Campinas: Papirus, 2003. 192 p. (Coleção magistério. Formação e trabalho pedagógico). 372.89 P419m
TOCANTINS. Secretaria da Educação e Cultura. Referencial curricular ensino fundamental : 1º ao 9º ano : arte, ciências naturais, educação física, ensino religioso, geografia, história, língua inglesa, língua portuguesa, matemática / Secretaria da Educação e Cultura. Tocantins : Secretaria de Educação e Cultura, 2006. v. 371.214 T631r v.1 ex.1
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
SILVA, Aracy. Lopes da (org.) A Questão Indígena na sala de aula. Subsídios para professores de 1º e 2º graus. SP: Brasiliense, 1987.
FERREIRA, Vicentina Mateus. Conhecendo a terra tocantinense : geografia história. São Paulo : FTD, 1997. 911+94(811.7):37.02 F383c
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 5. Ed. Campinas: Papirus, 2003. 192 p. (Coleção magistério. Formação e trabalho pedagógico). 372.89 P419m
TOCANTINS. Secretaria da Educação e Cultura. Referencial curricular ensino fundamental : 1º ao 9º ano : arte, ciências naturais, educação física, ensino religioso, geografia, história, língua inglesa, língua portuguesa, matemática / Secretaria da Educação e Cultura. Tocantins : Secretaria de Educação e Cultura, 2006. v. 371.214 T631r v.1 ex.1
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
SILVA, Aracy. Lopes da (org.) A Questão Indígena na sala de aula. Subsídios para professores de 1º e 2º graus. SP: Brasiliense, 1987.
FERREIRA, Vicentina Mateus. Conhecendo a terra tocantinense : geografia história. São Paulo : FTD, 1997. 911+94(811.7):37.02 F383c
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 5. Ed. Campinas: Papirus, 2003. 192 p. (Coleção magistério. Formação e trabalho pedagógico). 372.89 P419m
TOCANTINS. Secretaria da Educação e Cultura. Referencial curricular ensino fundamental : 1º ao 9º ano : arte, ciências naturais, educação física, ensino religioso, geografia, história, língua inglesa, língua portuguesa, matemática / Secretaria da Educação e Cultura. Tocantins : Secretaria de Educação e Cultura, 2006. v. 371.214 T631r v.1 ex.1
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
Complementar
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação. 2.ed. São Paulo : Moderna, 2003. 37(091) A662 2.ed. ex.1
PENTEADO Heloisa. Metodologia do Ensino de História e Geografia . 2.ed.. São Paulo: Editora Cortez. 2001. ( 4 ex.) 372.89 P419m
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação. 2.ed. São Paulo : Moderna, 2003. 37(091) A662 2.ed. ex.1
PENTEADO Heloisa. Metodologia do Ensino de História e Geografia . 2.ed.. São Paulo: Editora Cortez. 2001. ( 4 ex.) 372.89 P419m
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação. 2.ed. São Paulo : Moderna, 2003. 37(091) A662 2.ed. ex.1
PENTEADO Heloisa. Metodologia do Ensino de História e Geografia . 2.ed.. São Paulo: Editora Cortez. 2001. ( 4 ex.) 372.89 P419m
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação. 2.ed. São Paulo : Moderna, 2003. 37(091) A662 2.ed. ex.1
PENTEADO Heloisa. Metodologia do Ensino de História e Geografia . 2.ed.. São Paulo: Editora Cortez. 2001. ( 4 ex.) 372.89 P419m
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação. 2.ed. São Paulo : Moderna, 2003. 37(091) A662 2.ed. ex.1
PENTEADO Heloisa. Metodologia do Ensino de História e Geografia . 2.ed.. São Paulo: Editora Cortez. 2001. ( 4 ex.) 372.89 P419m
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação. 2.ed. São Paulo : Moderna, 2003. 37(091) A662 2.ed. ex.1
PENTEADO Heloisa. Metodologia do Ensino de História e Geografia . 2.ed.. São Paulo: Editora Cortez. 2001. ( 4 ex.) 372.89 P419m
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação. 2.ed. São Paulo : Moderna, 2003. 37(091) A662 2.ed. ex.1
PENTEADO Heloisa. Metodologia do Ensino de História e Geografia . 2.ed.. São Paulo: Editora Cortez. 2001. ( 4 ex.) 372.89 P419m
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação. 2.ed. São Paulo : Moderna, 2003. 37(091) A662 2.ed. ex.1
PENTEADO Heloisa. Metodologia do Ensino de História e Geografia . 2.ed.. São Paulo: Editora Cortez. 2001. ( 4 ex.) 372.89 P419m
Material Digital
BRASIL, Ministério da Educação/Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais. Brasília: SECAD, 2006.
BRASIL, Ministério da Educação; CEAD. Educação Africanidades Brasil. Brasília: Mec/CEAD/UnB, 2006.
MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
BRASIL, Ministério da Educação/Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais. Brasília: SECAD, 2006.
BRASIL, Ministério da Educação; CEAD. Educação Africanidades Brasil. Brasília: Mec/CEAD/UnB, 2006.
MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
BRASIL, Ministério da Educação/Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais. Brasília: SECAD, 2006.
BRASIL, Ministério da Educação; CEAD. Educação Africanidades Brasil. Brasília: Mec/CEAD/UnB, 2006.
MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
BRASIL, Ministério da Educação/Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais. Brasília: SECAD, 2006.
BRASIL, Ministério da Educação; CEAD. Educação Africanidades Brasil. Brasília: Mec/CEAD/UnB, 2006.
MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
BRASIL, Ministério da Educação/Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais. Brasília: SECAD, 2006.
BRASIL, Ministério da Educação; CEAD. Educação Africanidades Brasil. Brasília: Mec/CEAD/UnB, 2006.
MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
BRASIL, Ministério da Educação/Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais. Brasília: SECAD, 2006.
BRASIL, Ministério da Educação; CEAD. Educação Africanidades Brasil. Brasília: Mec/CEAD/UnB, 2006.
MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
BRASIL, Ministério da Educação/Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais. Brasília: SECAD, 2006.
BRASIL, Ministério da Educação; CEAD. Educação Africanidades Brasil. Brasília: Mec/CEAD/UnB, 2006.
MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
BRASIL, Ministério da Educação/Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais. Brasília: SECAD, 2006.
BRASIL, Ministério da Educação; CEAD. Educação Africanidades Brasil. Brasília: Mec/CEAD/UnB, 2006.
MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.