Plano de Ensino

Turma 0724 - LIBRAS - 2011/2

Curso:

Período: 8

Professor(es): Paola Regina Martins Bruno

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2011/2

Ementa

A Linguagem de Sinais: referências históricas e legais. Visão metodológica do Ensino da LIBRAS.

Competências

Desenvolver habilidades básicas de comunicação na Língua Brasileira de Sinais e o reconhecimento da pessoa surda como integrante de uma comunidade minoritária, usuários de uma língua de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, oriunda de comunidades de surdos.

Objetivos

Programa

A Língua de Sinais Brasileira e a constituição linguística do sujeito Surdo;
Fundamentação teórica da LIBRAS; Aspectos legais, Leis Nº 10.436; Lei Nº 12.319; Decreto Nº 5.626;Cultura e Identidade Surda; Aspectos históricos da LIBRAS;Aspectos sócio-antropológico da LIBRAS; Correntes filosóficas educacionais da LIBRAS:Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo; A importância da língua e aquisição da linguagem pelas crianças surdas; Aspectos gramaticais da LIBRAS:Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Semântico, Pragmático; Gramáticas: Língua Portuguesa x LIBRAS; Estudo dos sinais como forma de comunicação:
Alfabeto datilológico; Números; Saudações; Meses do ano; Verbos;
Adjetivos; Substantivos; Pronomes; Animais; Cores; Profissões; Classificadores e marcadores de tempo e espaço; Tipos de frases em LIBRAS; Diálogos e conversação. Tradução de pequenos textos contextualizando as duas línguas.

Metodologia

Os encontros serão desenvolvidos a partir da problematização de assuntos que desafiem o acadêmico a ler textos relacionados aos temas abordados, despertando seu senso crítico a cerca da surdez, da deficiência auditiva e da Língua Brasileira de Sinais.    Os encontros também serão expositivas, por meio da participação dos alunos, apresentação de seminários, debates, análise de filmes e entrevistas, atividades práticas de LIBRAS em sala de aula, possibilitando a introdução à conversação e diálogos em Libras, participação de alunos surdos durante a aula para que os ouvintes possam fazer uma entrevista ao vivo e conversação com o mesmo e realização de atividades semipresenciais.

Avaliação

A avaliação será realizada em duas etapas G1 e G2, através da participação individual e coletiva dos alunos no decorrer das aulas ministradas em sala de aula.

Bibliografia

Básica

LOPES, Maura Corcini. Surdez & Educação. Belo Horizonte: Ed. Autêntica,2007
WILCOX, S., & WILCOX. P. P. Aprender a ver. Rio de Janeiro: Arara Azul, 2005.
QUADROS, R. Muller de. O tradutor e Intér´prete de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa. Brasília: MEC 2004.

Complementar

QUADROS, R. Muller de. Educação de surdo: aquisição da linguagem. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 1997
SKLIAR, C. A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Ed. Mediação, 1998.
TESKE, Ottmar; LACERDA, Cristina (orgs). Letramento e minorias. Porto Alegre: Mediação, 2002.