Plano de Ensino

Turma 0725 - Educação de Jovens e Adultos I - 2011/2

Curso:

Período: 4

Professor(es): Marciane Machado Silva

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2011/2

Ementa

Historicidade e contextualização da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e no mundo, considerando as políticas públicas em seus aspectos legais, sociais, culturais e educativos, na perspectiva da identidade da EJA. Linguagens, subjetividades, desenvolvimento do sujeito jovem e adulto, mundo do trabalho e da formação do professor.

Competências

Avaliar a  Educação de Adultos e a alfabetização libertadora e sua contribuição para a gestão da autoconfiança transformadora possibilitando a construção de uma educação que favorece a construção da cidadania.

Objetivos

Programa

- Uma pedagogia para a libertação
1.1 - Pedagogia dialógica;
1.2 - Educação bancária e educação problematizadora;
1.3 - Teoria dialógica;
1.4 - O papel diretivo do educador;
1.5 - O intelectual e as massas populares;
1.6 - Ação cultural para a liberdade;
1.7- Andragogia – Aprendizagem do Adulto.
1.8- Mitos na EJA

2 - Educação e Cidadania
2.1 - Cultura política, educação e sociedade;
2.2 - A educação na construção de uma sociedade democrática;
2.3 - A questão do Analfabetismo no Brasil.
2.4 – A Diversidade na EJA
3 - Textos reflexivos
3.1 - Trabalho, Educação e Cidadania;
3.2 - O repensar da Educação;

4 - A Educação emancipadora;
4.1 - Quem foi Paulo Freire;
4.1.1: O método da alfabetização : Paulo Freire;
4.1.2: A sombra da mangueira também se aprende.

5 - Alfabetização e a conscientização;
5.1 - Etapas do método;
5.2 - As cartilhas os cadernos de cultura;
5.3 – Observação na Escola Campo
5.3 - O educador revolucionário;
5.4 - Lição de mundo;
5.5 - Palavras geradoras.
5.6- Planejamento Interdiscilplinar –Tema Gerador
5.6-Politicas Públicas na EJA
5.7-Eja e os Movimentos Sociais
5.8- O Currículo na EJA
5.9- Eja e o Mundo do Trabalho
5.9- EJA e a Economia Solidária
6 - Elaboração de um Projeto em EJA
7 - Execução do Projeto


Metodologia

O trabalho será desenvolvido através de: aulas expositivas e participativas, leituras críticas de textos indicados na bibliografia, palestras, produções de texto individual, apresentação de trabalhos orais e escritos, trabalhos em grupos, apresentação de painéis e visitas a instituições que trabalham com a EJA.

Avaliação

Avaliaçao acontecerá de forma processual e final, considerando:

a. A qualidade da participação nos encontros em sala de aula, na apresentação de trabalhos, interação nas discussões e atividades propostas.
b. Produção de textos dissertativos e sistematização de pesquisas feitas.
c. Capacidade de olhar reflexivo sobre o cotidiano, demonstrado pelas leituras feitas e
experiências vivenciadas, relacionando concepções pedagógicas com a prática
observada e vivenciada..
d. G1 – Sistematizações escritas,-(1.0 )trabalho de pesquisa escrito realizado em campo, (2.0) socialização oral (1.0) e prova individual escrita;(6.0)
e. G2 – Sistematizações escritas(2.0), seminário tema Transversal –Etica –Educação eDireitos Humanos (2.0)e Prova escrita individual. (6.0)

Bibliografia

Básica

Freire, Paulo. Conscientização :. 3. ed.. São Paulo: Moraes. 1980. ( 6 ex.).

GOES, Moacyr. De pe no chao tambem se aprende a ler (1961-1964) :. 2. ed.. São Paulo: Cortez. 1991. ( 5 ex.).

Gadotti, Moacir. Educacao popular :. São Paulo: Cortez. 1994. ( 4 ex.).

Paiva, Vanilda Pereira. Educacao popular e educacao de adultos. São Paulo: Loyola. 1987. ( 7 ex.).

Complementar

Gadotti, Moacir. Convite a leitura de Paulo Freire. 2. ed., 2. impr. São Paulo: Scipione. 2001. ( 1 ex.).

Pinto, Vieira Álvaro. Sete lições sobre educação de adultos. 11. ed.. São Paulo: Cortez. 2000. ( 3 ex.).