Plano de Ensino

Turma 0752 - Pedagogia Social - 2011/2

Curso:

Período: 8

Professor(es): MAria Aparecida da Rocha Medina

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2011/2

Ementa

Estudo, pesquisa, análise e reflexão das identidades comunitárias, dos perfis societários, das realidades multiculturais, dos dinamismos culturais do país e do mundo. Movimentos sócio-culturais e suas interlocuções edicativas. Responsabilidades governamentais: ações e propostas.

Competências

- Compreender o contexto de atuação da Pedagogia Social como espaço de educação social formal e não-formal comprometido com identidades comunitárias, étnicoculturais e raciais, das minorias socialmente excluídas, das questões ambientais, éticas e estéticas da sociedade;
- Desenvolver uma postura crítica no contexto sociopolítico, com intervenções que contribuem no processo de cidadania das comunidades.

Objetivos

Programa

1- Introdução à Pedagogia Social
1.1- Histórico
1.2- Cidadania, Direitos Humanos
1.3- Formação política do pedagogo social
1.4- Dinamizando Grupos
2- Perfis Societários, Multiculturalismo e Diversidade Cultural
2.1- Multiculturalismo
2.2- Cidadania
2.3- Relações Sociais
3 - Identidades Comunitárias
3.1 - Movimento Negro
3.2- Grupos Indígenas
3.3- Movimento Feminista
3.4- MST (Movimento dos Sem Terras)
3.5- Movimentos Populares
3.6 -Educação Prisional
4- Pedagogia Social e Movimentos Sociais na Educação
4.1- Movimentos sócio-culturais e suas interlocuções educativas
4.2 - Casa de Marta
4.3- Lar Batista
4.4- Responsabilidades governamentais: ações e propostas
4.5- Educação Popular
4.6- Políticas sociais de atendimento à infância e adolescência
4.7- Projetos Sociais e seminário com os mov e identidades comunitárias
5- O Pedagogo e o Contexto sócio-cultural da Pedagogia Social
5.1 - Análise do filme Entre os Muros da Escola
5.2- Visita orientada na Brinquedoteca do Hospital Geral de Palmas
5.3- Intervenções sociais e práticas: Associação de Catadores e catadoras de materiais recicláveis da Região Centro-Norte de Palmas- ASCAMPA
5.3- Aula interdisciplinar com a turma de História e Geografia na Educ. Infantil e  Anos Iniciais e Elaboração de Relatórios
6- Atividades Semipresenciais: 17/09; 22/10; 12/11

Metodologia

As aulas acontecerão de forma dialógica por meio da problematização de assuntos, estudo e análise de textos, documentários e filmes, sobre a realidade político-social brasileira, planejamento de intervenções no campo, a partir de visitas diagnósticas a instituições sociais, seminários, mesa redonda, debates, pesquisa bibliográfica (resumos, sistematização de estudos, produção de relatório) e discussão das temáticas trabalhadas nas Atividades semipresenciais. Serão desenvolvidas, atividades individuais e em grupos interdisciplinares que provoquem a autonomia, a iniciativa e o interesse em buscar informações e estratégias de resolução de problemas. Os recursos didáticos serão quadro branco, livros, artigos acessados na internet, data show, jornais, etc.

Avaliação

Avaliação processual e formativa, valorizará a participação, a qualidade dos trabalhos, o cumprimento do cronograma das atividades discutidas e assumidas pelos/as acadêmicos/as como: leituras, produção de resumos, análise de documentários e filmes, a disponibilidade e participação nas intervenções na Brinquedoteca do HGP, ASCAMPA na Associação de Catadores de materiais recicláveis de Palmas. E como avaliação final, um relatório analítico dos trabalhos práticos desenvolvidos durante o semestre. O registro de freqüência das atividades semipresenciais, seguirão as orientações da portaria 4.059 de 10 de dezembro de 2004.

G1 constará de:
- Produção de resumo sobre a Pedagogia Social (1,0)
- Pesquisa sobre o multiculturalismo e diversidade cultural (1,0)
- Leitura e resumo do livro- Educação popular um encontro com Paulo Freire (3,0)
- Prova escrita individual (5,0).


G2 constará de:

- Atividades na Brinquedoteca do HGP e ASCAMPA- (2,0)
- Pesquisa em espaços não escolares e planejamento de intervenção juntamente com a turma de História e Geografia nos Anos Iniciais a ser planejado- (2,0)
- Produção de Relatório crítico-analítico- (6,0)

Bibliografia

Básica

BEISIEGEL, Celso de Rui. Política e educação popular : a teoria e a prática de Paulo Freire no brasil / Celso de Rui Beisiegel. 3. ed. São Paulo : Ática, 1992. 37.057 B422p 3.ed

Bos, Alexander. Desafios para uma pedagogia social. São Paulo: Antroposófica. 1986. (3 ex.).

PERRENOUD, Philippe. A pedagogia na escola das diferenças. 2. Ed.. Porto Alegre: ARTMED. 2001. (2 ex.).

Complementar

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 8ª ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1980.

GOHN, Maria da Glória Marcondes. Movimentos sociais e educação / Maria da Glória Marcondes Gohn. 3. ed São Paulo : Cortez, 1999. 117 p. (Coleção questões da nossa época ; v. 5). Pav Balcao Circ37 G614m 3.

MARTINS, Pura Lucia Oliver. A didática e as contradicoes da pratica. Campinas: Papirus, 1998. (Coleção magistério. Formação e trabalho pedagógico). 37.02 M386d

MORAIS, Regis de. Violência e educação. Campinas: Papirus, 1995. 136 p. (Coleção magistério. Formação e trabalho pedagógico). 37 M827 ex.1

TORRES (Org), Rosa Maria. Educação popular um encontro com Paulo Freire. São Paulo: Loyola. 1987. ( 3 ex.). 374.73 E24