
Plano de Ensino
Turma 0218 - Processos Grupais: Visão Interdisciplinar - 2012/1
Curso:
Período: 8
Professor(es): MAria Aparecida da Rocha Medina
Carga Horária: 68 h
Ano/Semestre: 2012/1
Ementa
Fundamentos, caracterização e implicações dos processos de relacionamnetos humanos nas questões intersubjetivas das vivências intergrupais. Análise dos elementos constitutivos das habilidades interpessoais, do clima e do desenvolvimento organizacionais.
Competências
Planejar, refletir e compreender as ações da realidade social dos grupos nos diferentes
espaços educativos, possibilitando intervenções mediadoras e articuladoras do educador.
Objetivos
Programa
1. Processo histórico dos processos grupais
2. Os processos grupais em sala de aula
3. Compreensão dos fenômenos emergentes nos grupos.
4. Estratégias de intervenção em grupos: caracterização, objetivos, abrangência e limitações.
5. Processos grupais: dimensões, níveis de interação interpessoal.
6. Desenvolvimento de intervenções grupais.
7. Desenvolvimento de dinâmicas interdisciplinares com as disciplinas de Currículo e Gestão em ambientes, Aquisição da linguagem oral e escrita
8. Atividades semipresenciais a serem realizadas pelo aluno como complementação do conteúdo abordado em sala e da carga horária da disciplina.
Metodologia
As aulas serão desenvolvidas a partir da problematização, análise e reflexão, levando o
aluno a compreender e sistematizar os assuntos trabalhados em aula.
Será desenvolvido vivências em diferentes grupos, socialização de experiências,
observação direta, trabalhos em grupo e individual, pesquisas, seminários, debates.
Realização de Atividades semipresenciais: 10/03; 28/04 e 19/05.
Realização de encontros interdisciplinares entre as disciplinas: Investigação Pedagógica; Aquisição da Linguagem; Ação Ped. na Escola de Ed. Básica; História da Educação; Abordagens Psicopedagógicas; Gestão da Escola de Ed. Básica; Psicologia; Processos grupais; Estágio: Educação Infantil-
- trabalhos de pesquisa sobre os temas ou inquietações das acadêmicas, visando uma publicação em revista no próximo semestre;
- realização de 4 aulas interdisciplinares no decorrer do semestre: 11/02; 17/03; 12/05 e 02/06;
- avaliações interdisciplinares.
Avaliação
A avaliação será diagnóstica, processual e contínua através de uma prática reflexiva,
considerando: análise, participação, desenvolvimento das ações práticas em campo,
criticidade, consistência teórica, escrita coerente, clara e assiduidade nos trabalhos.
Avaliação G1
- Produção e apresentação de trabalho – Valor: 2,0.
- Elaboração de dinâmicas grupais – Valor: 2,0.
- Prova escrita individual - valor: 6,0
G2:
- Produção de relatório. Valor: 2,0
- Planejamento de vivências grupais. Valor; 2,0
- Desenvolvimento de vivências grupais- Valor 6,0
- Avaliação G2:
Bibliografia
Básica
BERNE, Eric. Os Jogos da Vida: análise transacional e o relacionamento entre as pessoas.
São Paulo: Nobel, 1995
MINICUCCI, Agostinho. Relações Humanas: psicologia das relações interpessoais / 5a. ed.São Paulo: Atlas, 2000.
SAMPAIO, Getúlio Pinto- Relações Humanas a Toda Hora – São Paulo: Nobel, 2000.
SUÁREZ, Oscar. Oficinas para crescimento em grupo. São Paulo: Paulinas, 2001
BERNE, Eric. Os Jogos da Vida: análise transacional e o relacionamento entre as pessoas.
São Paulo: Nobel, 1995
MINICUCCI, Agostinho. Relações Humanas: psicologia das relações interpessoais / 5a. ed.São Paulo: Atlas, 2000.
SAMPAIO, Getúlio Pinto- Relações Humanas a Toda Hora – São Paulo: Nobel, 2000.
SUÁREZ, Oscar. Oficinas para crescimento em grupo. São Paulo: Paulinas, 2001
BERNE, Eric. Os Jogos da Vida: análise transacional e o relacionamento entre as pessoas.
São Paulo: Nobel, 1995
MINICUCCI, Agostinho. Relações Humanas: psicologia das relações interpessoais / 5a. ed.São Paulo: Atlas, 2000.
SAMPAIO, Getúlio Pinto- Relações Humanas a Toda Hora – São Paulo: Nobel, 2000.
SUÁREZ, Oscar. Oficinas para crescimento em grupo. São Paulo: Paulinas, 2001
Complementar
ANDREOLA Balduíno Dinâmica de Grupo- Jogo da Vida e Didática do Futuro- 20a. Ed.Editora Vozes- Petrópolis, 2001.
FRITZEN, Silvino José – Relações Humanas Interpessoais nas Convivências Grupais e
Comunitárias- Editora Vozes, Petrópolis, 2000.
MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor
universitário / Marcos Tarciso Masetto. São Paulo : Summus, 2003.
ANDREOLA Balduíno Dinâmica de Grupo- Jogo da Vida e Didática do Futuro- 20a. Ed.Editora Vozes- Petrópolis, 2001.
FRITZEN, Silvino José – Relações Humanas Interpessoais nas Convivências Grupais e
Comunitárias- Editora Vozes, Petrópolis, 2000.
MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor
universitário / Marcos Tarciso Masetto. São Paulo : Summus, 2003.
ANDREOLA Balduíno Dinâmica de Grupo- Jogo da Vida e Didática do Futuro- 20a. Ed.Editora Vozes- Petrópolis, 2001.
FRITZEN, Silvino José – Relações Humanas Interpessoais nas Convivências Grupais e
Comunitárias- Editora Vozes, Petrópolis, 2000.
MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor
universitário / Marcos Tarciso Masetto. São Paulo : Summus, 2003.
Material Digital
Material acessado na internet
Artigo “BREVE DESCRIÇÃO SOBRE PROCESSOS GRUPAIS” de Marcos Alexandre-Revista Comum - Rio de Janeiro - v.7 - nº 19 - p. 209 a 219 - ago./dez. 2000.
Disponível
Material acessado na internet
Artigo “BREVE DESCRIÇÃO SOBRE PROCESSOS GRUPAIS” de Marcos Alexandre-Revista Comum - Rio de Janeiro - v.7 - nº 19 - p. 209 a 219 - ago./dez. 2000.
Disponível
Material acessado na internet
Artigo “BREVE DESCRIÇÃO SOBRE PROCESSOS GRUPAIS” de Marcos Alexandre-Revista Comum - Rio de Janeiro - v.7 - nº 19 - p. 209 a 219 - ago./dez. 2000.
Disponível