
Plano de Ensino
Turma 0221 - Abordagens Psicopedagógicas - 2012/1
Curso:
Período: 7
Professor(es): Adriana Ziemer Gallert
Carga Horária: 68 h
Ano/Semestre: 2012/1
Ementa
Abordagens psicopedagógicas na ação educadora de perspectiva interdisciplinar, com ênfase no caráter preventivo das dificuldades de aprendizagem. O estudo de caso como exercício da pesquisa e de apoio à organização coletiva de diagnóstico situacional
Competências
Elaborar e realizar uma intervenção pedagógica a partir do diagnóstico de um aluno de uma escola que apresenta complicações no seu processo de aprendizagem, ou seja, que apresenta situações diferenciadas em relação às expectativas dos professores.
Objetivos
Programa
1. Psicopedagogia
1.1 História e conceito da Psicopedagogia
1.2 Atuação do psicopedagogo e sua relação com o trabalho do professor
2. Abordagens psicopedagógicas no trabalho do professor
2.1 Ação pedagógica na perspectiva das possibilidades de aprendizagem dos alunos
2.2 O estudo de caso como possibilidade investigativa no diagnóstico da aprendizagem dos alunos
2.3 Intervenções pedagógicas do professor a partir do diagnóstico da situação dos alunos
Metodologia
As aulas acontecerão por meio da utilização de estratégias metodológicas que possibilitem às acadêmicas uma participação ativa no seu processo de construção do conhecimento, como por exemplo:
- leitura e socialização do estudo de textos;
- apresentação de trabalhos e pesquisas;
- análise do filme “Estrelas na Terra – Toda criança é especial”;
- Metodologia da Problematização;
- estudos de caso;
- criação de um blog da disciplina;
- atividades semipresenciais, com a utilização de sistema web, no qual são postadas atividades a serem realizadas pelo aluno a fim de complementar o conteúdo abordado em sala, e que correspondem a 17,7% da carga horária da disciplina.
Além das estratégias metodológicas apresentadas, no decorrer da disciplina será desenvolvida uma atividade teórico-prática, visando aplicar os conhecimentos teóricos estudados:
- identificação de uma criança que apresenta complicações no seu processo de aprendizagem, ou seja, que apresenta situações diferenciadas em relação às expectativas dos professores;
- observação da criança no contexto da sala de aula;
- realização de alguns encontros com a criança para conhecer a sua situação e elaborar um diagnóstico;
- elaboração de uma intervenção pedagógica para trabalhar com a criança;
- realização de alguns encontros com a criança para a prática da intervenção pedagógica;
- análise da vivência realizada e dos resultados alcançados por meio de registros contínuos no Diário de Bordo.
Avaliação
Considerando que a avaliação se constitui em um processo contínuo, sistemático e cumulativo, no decorrer do semestre serão utilizados vários instrumentos, a fim de acompanhar e orientar a maneira como os acadêmicos estão elaborando os conhecimentos abordados na disciplina. Segue a descrição desse processo:
Grau 1 (G1):
- sistematizações do portfólio: sínteses pessoais das aulas e assuntos abordados; fichamentos de leituras; atividades elaboradas a partir de estudos dirigidos; relatório analítico da primeira parte da atividade teórico-prática (diagnóstico da criança).
Critérios de avaliação: portfólio completo, com todas as atividades propostas; sistematizações elaboradas com originalidade, coesão, coerência, fundamentação teórica e criticidade.
Valor: 4,0
- Prova
Critérios de avaliação: argumentação, coesão e coerência textual, criticidade.
Valor: 6,0
Grau 2 (G2):
- sistematizações do portfólio: sínteses pessoais das aulas e assuntos abordados; fichamentos de leituras; atividades elaboradas a partir de estudos dirigidos; relatório analítico da segunda parte da atividade teórico-prática (intervenção pedagógica realização com a criança).
Critérios de avaliação: portfólio completo, com todas as atividades propostas; sistematizações elaboradas com originalidade, coesão, coerência, fundamentação teórica e criticidade.
Valor: 4,0
- Prova
Critérios de avaliação: argumentação, coesão e coerência textual, criticidade.
Valor: 6,0
Bibliografia
Básica
SOLÉ, Isabel. A Orientação Educacional e a Intervenção Psicopedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2001.
BASSEDAS, Eulália. Intervenção Educativa e diagnóstico psicopedagógico. 3.ed. Porto Alegre: Artes médicas, 1996.
BOSSA, Nadia A. Psicopedagogia no Brasil. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2007.
SISTO, Fermino Fernandes. DIficuldades de aprendizagem no contexto psicopedagógico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
WEISS, Maria Lúcia. Psicopedagogia Clínica : uma visão diagnóstica. 10.ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Complementar
ABERASTURY, Arminda; KNOBEL, Maurício. Adolescência Normal: Um Enfoque Psicanalítico. Porto Alegre: Artmed, 1992.
AQUINO, Júlio Groppa. Erro e Fracasso na Escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997.
SISTO, Fernandes Fermino. Atuação psicopedagógica e aprendizagem escolar. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
VISCA, Jorge. O diagnóstico operatório na prática psicopedagógica. São Paulo: Click Books, 2008.