
Plano de Ensino
Turma 0702 - Literatura na Educação Infantil e nos Anos Iniciais - 2012/2
Curso:
Período: 4
Professor(es): Adriana Ziemer Gallert
Carga Horária: 68 h
Ano/Semestre: 2012/2
Ementa
Conceito e história daLiteratura infantil, Gêneros universal e brasileira dos clássicos aoscontemporâneos da literatura infantil. A poesia infantil e a criança.Experiências em sala de aula, proposta de iniciação literária para a educaçãoinfantil e as séries iniciais, critérios para escolha de livros infantis,oficina de contar história, Metodologia para a formação de leitores.
Competências
Analisar obras de literatura infantil elaborando propostas de atividades adequadas para trabalhar com as crianças da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Objetivos
Programa
1. Conceito e processo histórico da literatura infantil.
2. A literatura infantil e a literatura escolar: arte, literatura, aprendizagem e didatismo.
3. A literatura e o leitor: os estágios psicológicos da criança: pré-leitor, leitor iniciante, leitor em processo, leitor fluente e leitor crítico.
4. Análise de livros de literatura infantil:
4.1 Pressupostos educacionais e ideológicos: concepção de criança e de literatura, compreensão da leitura e da escrita, compreensão do papel da escola;
4.2 Composição da matéria literária: narrador, foco narrativo, história, efabulação, gênero narrativo, personagens, espaço, tempo, linguagem ou discurso narrativo, leitor ou ouvinte, ilustrações;
4.3 Gêneros textuais ou tipologia das histórias infantis: conto, romance, novela, fábulas, poesias, histórias em quadrinhos.
5. Contação de histórias: a Hora do Conto.
6. A literatura infantil nos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil e nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental.
Metodologia
As aulas acontecerão por meio da utilização de estratégias metodológicas que possibilitem às acadêmicas participarem ativamente do seu processo de construção do conhecimento, como por exemplo:
- leitura e socialização dos estudos;
- apresentação de trabalhos e pesquisas;
- apresentação de livros de literatura infantil por meio da Hora do Conto;
- análise de livros de literatura infantil;
- metodologia da problematização;
- criação de um livro de literatura infantil.
Avaliação
Considerando que a avaliação se constitui em um processo contínuo, sistemático e cumulativo, no decorrer do semestre serão utilizados vários instrumentos, a fim de acompanhar e orientar a maneira como as acadêmicas estão elaborando os conhecimentos abordados na disciplina. Segue a descrição desse processo:
Grau 1 (G1):
1. Relatório e análise de algumas atividades da FLIT – Feira Literária Internacional do Tocantins.
Critérios de avaliação: originalidade, coesão, coerência, fundamentação teórica.
Valor: 0,5
2. Seminário sobre os seguintes aspectos teóricos: estágios de leitura das crianças; gêneros literários e contação de histórias.
Critérios de avaliação: originalidade, clareza, segurança e criatividade na exposição, fundamentação teórica adequada.
Valor: 0,5
3. Apresentação da Hora do Conto sobre um livro de literatura infantil, análise da obra e sugestões de atividades.
Critérios de avaliação: desenvoltura e criatividade para contar a história; criticidade e abrangência das abordagens na análise da obra; criatividade nas propostas das atividades e adequação das mesmas à faixa etária das crianças.
Valor: 3,0
4. Prova
Critérios de avaliação: argumentação, coesão e coerência textual, criticidade.
Valor: 6,0
Bibliografia
Básica
BRASIL. MEC/SEF Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil-Teoria e Prática. 18. ed. São Paulo: Ática, 2006.
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil. Gostosuras e bobices. 5ª ed. São Paulo: Scipione, 2004.
BRASIL. MEC/SEF Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil-Teoria e Prática. 18. ed. São Paulo: Ática, 2006.
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil. Gostosuras e bobices. 5ª ed. São Paulo: Scipione, 2004.
BRASIL. MEC/SEF Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil-Teoria e Prática. 18. ed. São Paulo: Ática, 2006.
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil. Gostosuras e bobices. 5ª ed. São Paulo: Scipione, 2004.
BRASIL. MEC/SEF Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil-Teoria e Prática. 18. ed. São Paulo: Ática, 2006.
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil. Gostosuras e bobices. 5ª ed. São Paulo: Scipione, 2004.
BRASIL. MEC/SEF Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil-Teoria e Prática. 18. ed. São Paulo: Ática, 2006.
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil. Gostosuras e bobices. 5ª ed. São Paulo: Scipione, 2004.
BRASIL. MEC/SEF Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil-Teoria e Prática. 18. ed. São Paulo: Ática, 2006.
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil. Gostosuras e bobices. 5ª ed. São Paulo: Scipione, 2004.
BRASIL. MEC/SEF Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil-Teoria e Prática. 18. ed. São Paulo: Ática, 2006.
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil. Gostosuras e bobices. 5ª ed. São Paulo: Scipione, 2004.
BRASIL. MEC/SEF Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil-Teoria e Prática. 18. ed. São Paulo: Ática, 2006.
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil. Gostosuras e bobices. 5ª ed. São Paulo: Scipione, 2004.
BRASIL. MEC/SEF Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil-Teoria e Prática. 18. ed. São Paulo: Ática, 2006.
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil. Gostosuras e bobices. 5ª ed. São Paulo: Scipione, 2004.
BRASIL. MEC/SEF Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil-Teoria e Prática. 18. ed. São Paulo: Ática, 2006.
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil. Gostosuras e bobices. 5ª ed. São Paulo: Scipione, 2004.
BRASIL. MEC/SEF Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil-Teoria e Prática. 18. ed. São Paulo: Ática, 2006.
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil. Gostosuras e bobices. 5ª ed. São Paulo: Scipione, 2004.
Complementar
GOODMAN, Yetta M. Como as crianças constroem a leitura e a escrita: Perspectivas piagetianas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
BAGNO, Marcos. Português ou Brasileiro? Um Convite a pesquisa. 4ª ed. SP: Parábola, 2004.
SEVERINO, Antônio A utopia da palavra: linguagem, poesia e educação: algumas travessias. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
BRASIL. MEC/SEF/COEDI. Referencial curricular nacional para a educação infantil. v. 3. Brasília: MEC/SEF/COEDI, 2002.
GOES, Lucia Pimentel. Introdução à Literatura Infantil e Juvenil. 2a. ed. São Paulo: Pioneira, 1991.
GOODMAN, Yetta M. Como as crianças constroem a leitura e a escrita: Perspectivas piagetianas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
BAGNO, Marcos. Português ou Brasileiro? Um Convite a pesquisa. 4ª ed. SP: Parábola, 2004.
SEVERINO, Antônio A utopia da palavra: linguagem, poesia e educação: algumas travessias. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
BRASIL. MEC/SEF/COEDI. Referencial curricular nacional para a educação infantil. v. 3. Brasília: MEC/SEF/COEDI, 2002.
GOES, Lucia Pimentel. Introdução à Literatura Infantil e Juvenil. 2a. ed. São Paulo: Pioneira, 1991.
GOODMAN, Yetta M. Como as crianças constroem a leitura e a escrita: Perspectivas piagetianas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
BAGNO, Marcos. Português ou Brasileiro? Um Convite a pesquisa. 4ª ed. SP: Parábola, 2004.
SEVERINO, Antônio A utopia da palavra: linguagem, poesia e educação: algumas travessias. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
BRASIL. MEC/SEF/COEDI. Referencial curricular nacional para a educação infantil. v. 3. Brasília: MEC/SEF/COEDI, 2002.
GOES, Lucia Pimentel. Introdução à Literatura Infantil e Juvenil. 2a. ed. São Paulo: Pioneira, 1991.
GOODMAN, Yetta M. Como as crianças constroem a leitura e a escrita: Perspectivas piagetianas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
BAGNO, Marcos. Português ou Brasileiro? Um Convite a pesquisa. 4ª ed. SP: Parábola, 2004.
SEVERINO, Antônio A utopia da palavra: linguagem, poesia e educação: algumas travessias. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
BRASIL. MEC/SEF/COEDI. Referencial curricular nacional para a educação infantil. v. 3. Brasília: MEC/SEF/COEDI, 2002.
GOES, Lucia Pimentel. Introdução à Literatura Infantil e Juvenil. 2a. ed. São Paulo: Pioneira, 1991.
GOODMAN, Yetta M. Como as crianças constroem a leitura e a escrita: Perspectivas piagetianas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
BAGNO, Marcos. Português ou Brasileiro? Um Convite a pesquisa. 4ª ed. SP: Parábola, 2004.
SEVERINO, Antônio A utopia da palavra: linguagem, poesia e educação: algumas travessias. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
BRASIL. MEC/SEF/COEDI. Referencial curricular nacional para a educação infantil. v. 3. Brasília: MEC/SEF/COEDI, 2002.
GOES, Lucia Pimentel. Introdução à Literatura Infantil e Juvenil. 2a. ed. São Paulo: Pioneira, 1991.
GOODMAN, Yetta M. Como as crianças constroem a leitura e a escrita: Perspectivas piagetianas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
BAGNO, Marcos. Português ou Brasileiro? Um Convite a pesquisa. 4ª ed. SP: Parábola, 2004.
SEVERINO, Antônio A utopia da palavra: linguagem, poesia e educação: algumas travessias. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
BRASIL. MEC/SEF/COEDI. Referencial curricular nacional para a educação infantil. v. 3. Brasília: MEC/SEF/COEDI, 2002.
GOES, Lucia Pimentel. Introdução à Literatura Infantil e Juvenil. 2a. ed. São Paulo: Pioneira, 1991.
GOODMAN, Yetta M. Como as crianças constroem a leitura e a escrita: Perspectivas piagetianas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
BAGNO, Marcos. Português ou Brasileiro? Um Convite a pesquisa. 4ª ed. SP: Parábola, 2004.
SEVERINO, Antônio A utopia da palavra: linguagem, poesia e educação: algumas travessias. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
BRASIL. MEC/SEF/COEDI. Referencial curricular nacional para a educação infantil. v. 3. Brasília: MEC/SEF/COEDI, 2002.
GOES, Lucia Pimentel. Introdução à Literatura Infantil e Juvenil. 2a. ed. São Paulo: Pioneira, 1991.
GOODMAN, Yetta M. Como as crianças constroem a leitura e a escrita: Perspectivas piagetianas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
BAGNO, Marcos. Português ou Brasileiro? Um Convite a pesquisa. 4ª ed. SP: Parábola, 2004.
SEVERINO, Antônio A utopia da palavra: linguagem, poesia e educação: algumas travessias. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
BRASIL. MEC/SEF/COEDI. Referencial curricular nacional para a educação infantil. v. 3. Brasília: MEC/SEF/COEDI, 2002.
GOES, Lucia Pimentel. Introdução à Literatura Infantil e Juvenil. 2a. ed. São Paulo: Pioneira, 1991.
GOODMAN, Yetta M. Como as crianças constroem a leitura e a escrita: Perspectivas piagetianas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
BAGNO, Marcos. Português ou Brasileiro? Um Convite a pesquisa. 4ª ed. SP: Parábola, 2004.
SEVERINO, Antônio A utopia da palavra: linguagem, poesia e educação: algumas travessias. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
BRASIL. MEC/SEF/COEDI. Referencial curricular nacional para a educação infantil. v. 3. Brasília: MEC/SEF/COEDI, 2002.
GOES, Lucia Pimentel. Introdução à Literatura Infantil e Juvenil. 2a. ed. São Paulo: Pioneira, 1991.
GOODMAN, Yetta M. Como as crianças constroem a leitura e a escrita: Perspectivas piagetianas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
BAGNO, Marcos. Português ou Brasileiro? Um Convite a pesquisa. 4ª ed. SP: Parábola, 2004.
SEVERINO, Antônio A utopia da palavra: linguagem, poesia e educação: algumas travessias. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
BRASIL. MEC/SEF/COEDI. Referencial curricular nacional para a educação infantil. v. 3. Brasília: MEC/SEF/COEDI, 2002.
GOES, Lucia Pimentel. Introdução à Literatura Infantil e Juvenil. 2a. ed. São Paulo: Pioneira, 1991.
GOODMAN, Yetta M. Como as crianças constroem a leitura e a escrita: Perspectivas piagetianas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
BAGNO, Marcos. Português ou Brasileiro? Um Convite a pesquisa. 4ª ed. SP: Parábola, 2004.
SEVERINO, Antônio A utopia da palavra: linguagem, poesia e educação: algumas travessias. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
BRASIL. MEC/SEF/COEDI. Referencial curricular nacional para a educação infantil. v. 3. Brasília: MEC/SEF/COEDI, 2002.
GOES, Lucia Pimentel. Introdução à Literatura Infantil e Juvenil. 2a. ed. São Paulo: Pioneira, 1991.