Plano de Ensino

Turma 7093 - Organização do Trabalho Pedagógico - 2014/2

Curso:

Período: 4

Professor(es): MAria Aparecida da Rocha Medina

Carga Horária: 136 h

Ano/Semestre: 2014/2

Ementa

Organização e contextualização do trabalho pedagógico nos processos de ensino e de aprendizagem através da análise crítica e reflexiva das abordagens sociais e históricas das tendências e teorias educacionais. Pesquisa da ação educacional articulada ao planejamento e à avaliação institucional e educativa, a partir de metodologias constitutivas de redes de conhecimento. Reflexão, organização e gestão de possibilidades interdisciplinares no âmbito de ações docentes contextualizadas.  
 

Competências

- Assumir uma postura ética e ecológica em sala de aula, no espaço universitário e na vida, contribuindo com a humanização e a transformação da educação na diversidade cultural;
- Planejar e desenvolver aulas reflexivas e problematizadoras, contemplando os conhecimentos teórico-práticos da organização do trabalho pedagógico e demonstrando postura docente coerente com as exigências da profissão.

Objetivos

Programa

1. Educação & Sociedade
1.1. A função social da escola: manutenção ou transformação da realidade?
1.2. O processo de ensino e aprendizagem
1.3. O professor, o estudante e os conhecimentos
1.4. A sala de aula: ética, diálogo e relação social
1.5. A dinâmica dos tempos e espaços na escola na interface com o mundo digital

2. Didática
2.1. Desenvolvimento histórico e tendências pedagógicas
2.2. Professor: características pessoais, compromisso político, postura ética e competência técnica
2.3. Trabalho docente: natureza, desafios, possibilidades e limites

3. Organização do trabalho didático-pedagógico
3.1. Planejamento educacional: aspectos conceituais, modalidades e relações
3.2. Planejamento educacional: objetivos, conteúdos, metodologia, recursos e avaliação
3.2.1. Competências e habilidades e/ou objetivos?
3.2.2. A proposta da construção de competências na perspectiva crítica
3.3. Planejamento educacional: elaboração de Planos de Ensino, Planos de Aula e Projetos
3.4. Análise e avaliação de livros didáticos

4. Estratégias metodológicas: abordagem teórico-prática na organização dos processos de ensinar e aprender
4.1. Estratégias pedagógicas com foco na relação social entre professor e aluno
4.2. A aula operatória como possibilidade para o desenvolvimento de competências
4.3. A interdisciplinaridade e a contextualização
4.4. A metodologia da problematização
4.5. Pressupostos da educação pela pesquisa
4.6. A metodologia do trabalho diversificado
4.7. Jogos pedagógicos

5. Avaliação da aprendizagem
5.1. Pressupostos teóricos e práticos da avaliação
5.2. Instrumentos de avaliação

Metodologia

As aulas acontecerão por meio da utilização de estratégias metodológicas que promovam a participação dos acadêmicos inserindo-os como protagonistas nos processos de ensinar e aprender. Nessa perspectiva, serão desenvolvidos estudos e atividades que estimulem a reflexão crítica sobre os conhecimentos abordados e a curiosidade investigativa sobre diferentes contextos e situações do cotidiano. No decorrer das aulas serão propostas atividades em grupo e individuais, com o intuito de promover a capacidade de trabalhar em equipe, propiciando a vivência do respeito às diferenças individuais, multiculturais e étnicas, como por exemplo:
- aulas expositivas e dialogadas;
- debates a partir de leituras prévias dos acadêmicos e de questionamentos problematizadores;
- elaboração de mapas conceituais, resumos e fichamentos das leituras indicadas;
- seminários para a socialização e o aprofundamento de abordagens teóricas;
- estudos dirigidos a partir dos filmes “Nenhum a menos” e “A educação da pequena árvore”, os quais possibilitam a articulação entre os conteúdos abordados no programa da disciplina;
- elaboração de Planos de Aula com as metodologias estudadas;
- apresentação dos Planos de Aula por meio da realização de microaulas com a turma, incluindo o momento da avaliação coletiva e autoavaliação de cada vivência;
- oficina de jogos pedagógicos. Os jogos produzidos serão doados para escola indígena;
- realização de Web Atividades, no qual serão postadas atividades que propiciarão aos acadêmicos a reflexão e o aprofundamento sobre conhecimentos trabalhados na disciplina, a autonomia intelectual e o interesse pelo conhecimento científico.

Além dessas estratégias utilizadas no cotidiano das aulas, serão realizadas ainda duas atividades interdisciplinares com a turma de Currículo e Gestão em Ambientes Educativos, políticas e Normas:
1ª: Visita em uma escola quilombola, na qual acontecerão os seguintes momentos: 1) planejamento do projeto da visita; 2) elaboração de um Plano de Aula para trabalhar com os alunos do quilombo; 3) observação de aulas dos professores na escola; 4) realização do Plano de Aula; 5) observação da realidade da comunidade quilombola; 6) sistematização das reflexões e análises por meio da elaboração de um relatório analítico. Data a ser confirmada.
7) Planejamento e organização de um painel de debates no dia 27 de Novembro, com a exposição de fotos e outros materiais da visita realizada na escola quilombola e participação de um convidado das escolas: indígena, quilombola e do campo, um representante da Diretoria de Educação Indígena e Diversidade - SEDUC

Avaliação

Considerando que a avaliação se constitui em um processo diagnóstico, contínuo e formativo, no decorrer do semestre serão utilizados vários instrumentos, a fim de acompanhar e orientar a maneira como os acadêmicos estarão elaborando os conhecimentos abordados na disciplina. Segue a descrição desse processo.

Composição do Grau 1 (G1):
- Síntese reflexiva sobre os estudos de Educação e Sociedade, relacionando e analisando em relação ao filme “Nenhum a menos” Critérios de avaliação: argumentação, coesão e coerência textual, criticidade.
Valor: 1,0

- Elaboração de uma síntese das tendências pedagógicas.
Critérios de avaliação: identificação e análise das características de cada tendência.
Valor: 1,0

- Trabalho sobre Planejamento em slides.
Critérios de avaliação: apresentação dos pressupostos teóricos do planejamento e seus diferentes níveis, destacando as fases, as funções e os elementos que o compõe.
Valor: 1,0

- Elaboração e apresentação de um plano utilizando a Metodologia da Problematização Critérios de avaliação: coerência entre as partes que compõem um Plano de Aula, na perspectiva do desenvolvimento de competências; elaboração coerente de cada parte da metodologia; abordagens que contemplem os princípios da interdisciplinaridade, da contextualização e da aula operatória.
Valor: 1,0 (Didática) e 1,0(Metodologia)

-  Resumo e esquema da metodologia da problematização-  artigo: Metodologia da Problematização. Autores: GALLERT, Adriana Ziemer, MANSANERA, Cristiane de Quadros, PÔRTO JR., Francisco Gilson. 2006. Critérios de avaliação: apresentação dos pressupostos teóricos do planejamento e seus diferentes níveis, destacando as fases, as funções e os elementos que o compõe.
Valor: 1,0

Resumo e esquema da metodologia da pesquisa- Pesquisa na escola: o que é como se faz- M. Bagno.
Critérios de avaliação: apresentação dos pressupostos teóricos do planejamento e seus diferentes níveis, destacando as fases, as funções e os elementos que o compõe.
Valor: 1,0

- Elaboração e apresentação de um plano utilizando a Metodologia da Pesquisa.
Critérios de avaliação: coerência entre as partes que compõem um Plano de Aula, na perspectiva do desenvolvimento de competências; elaboração coerente de cada parte da metodologia; abordagens que contemplem os princípios da interdisciplinaridade, da contextualização e da aula operatória.
Valor: 1,0(Metodologia)

- Prova com abordagem dos conteúdos das aulas de quinta-feira.
Critérios de avaliação: argumentação crítica, clareza na produção objetiva e discursiva, demonstrando conhecimento dos conteúdos trabalhados na teoria e na prática.
Valor: 6,0

- Prova com abordagem dos conteúdos das aulas de sábado.
Critérios de avaliação: argumentação crítica, clareza na produção objetiva e discursiva, demonstrando conhecimento dos conteúdos trabalhados na teoria e na prática.
Valor: 6,0

Composição do Grau 2 (G2):

- Construção e apresentação de jogos pedagógicos
Critérios de avaliação: construção de um jogo coerente com os princípios da aula operatória; elaboração de um roteiro do jogo; clareza nas orientações para a realização do jogo; apresentação de argumentos convincentes em relação à importância do jogo para a aprendizagem dos alunos.
Valor: 1,0

- Elaboração de resumo e apresentação sobre avaliação
Critérios de avaliação: clareza na apresentação dos princípios, tipos, ferramentas e estratégias de avaliação do processo de ensino e aprendizagem
Valor: 1,0

- Apresentação de microaulas e análise dos Planos de Aula.
Critérios de avaliação: utilização de estratégias metodológicas que contemplem os princípios da interdisciplinaridade, da contextualização e da aula operatória; coerência entre as partes que compõem um Plano de Aula, na perspectiva do desenvolvimento de competências; postura docente coerente com as exigências da profissão.
Valor: 1,0 (Didática) e 1,0(Metodologia

- Relatório analítico da visita na escola quilombola a confirmar. (Professoras Adriana e Cidinha)
Critérios de avaliação: clareza e postura metodológica, envolvendo os conhecimentos culturais; construção e articulação dos conhecimentos estudados na disciplina; argumentação, coesão e coerência textual, criticidade; elaboração do relatório conforme as normas da ABNT.
Valor:  1,0 (Didática) e 1,0(Metodologia
- Planejamento e organização de um painel de debates no dia 27 de Novembro, com a exposição de fotos e outros materiais da visita realizada na  escola, e participação de um convidado: escolas indígena, quilombola e do campo,um representante da diversidade- SEDUC. Didática Valor: 1,0 e metodologiaValor: 1,0

- Prova com abordagem dos conteúdos das aulas de segunda-feira.
Critérios de avaliação: argumentação crítica e clareza na produção objetiva e discursiva, demonstrando coesão e coerência em relação aos fundamentos didáticos e à prática pedagógica vivenciada durante o semestre.
Valor: 6,0

- Prova com abordagem dos conteúdos das aulas de quinta-feira .
Critérios de avaliação: argumentação crítica e clareza na produção objetiva e discursiva, demonstrando coesão e coerência em relação aos fundamentos didáticos e à prática pedagógica vivenciada durante o semestre.
Valor: 6,0

Bibliografia

Básica

CANDAU, V. M. (Org.). A didática em questão. 18. ed. Petrópolis: vozes, 2000.
VEIGA, I.P.A (Org.). Didática: o ensino e suas relações. 5ª. ed. Campinas, SP: Papirus, 1996. ¬¬¬-______________Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. 17. ed. São Paulo: Papirus, 2004.

Complementar

BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola: o que é como se faz / Marcos Bagno. 18. ed. São Paulo : Loyola, 2004
CONTRERAS, J. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
FREITAS, L. C. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da Didática. 7ª. ed. São Paulo: Papirus, 1999.
PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.
VEIGA, I.P.A (Org.). Técnicas de ensino: por que não? Campinas: Papirus, 1991.

Material Digital

LIBÂNEO, José Carlos. As teorias pedagógicas modernas ressignificadas pelo debate contemporâneo na educação. 2005. Disponível em: < www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/T1SF/Akiko/03.pdf>. Acesso em: 29 jul/ 2013.
GALLERT, Adriana Ziemer, MANSANERA, Cristiane de Quadros, PÔRTO JR., Francisco Gilson. Metodologias em Educação de Adultos - Módulo I. Palmas, TO: Secretaria de Educação do Estado do Tocantins / Gerência de Jovens e Adultos, 2006. Disponível em< www.unitins.br/gpect/.../Módulo%201%20Metodologias%20Tocantins> Acesso em: 23 de jul/2014.