Turma 0800 - Psicologia da Infância e Adolescência - 2021/2

Imprimir

Curso: Psicologia

Período: 2

Professor(es): Cristina D'Ornellas Filipakis Souza

Carga Horária: 76 h

Ano/Semestre: 2021/2

Ementa

Noções de Ciclo Vital e de Psicologia do Desenvolvimento. A influência genética e ambiental no desenvolvimento humano. Desenvolvimento pré-natal e nascimento. Desenvolvimento biológico, cognitivo, psicológico e social  na infância e na adolescência.

Competências

Ao final da disciplina o(a) aluno(a) deve apresentar a competência de identificar as diversas fases do desenvolvimento humano, reconhecendo características biológicas, cognitivas, psicológicas e sociais de cada fase, a interrelação entre as características e a influência cultural sobre elas.

Objetivos

Ao longo da disciplina o(a) aluno(a) deve desenvolver as seguintes habilidades:
- conhecer os conceitos fundamentais envolvidos nas diversas teorias do desenvolvimento humano;
- compreender aspectos do desenvolvimento biológico, psicológico, cognitivo e social e suas interrelações, nas fases de bebê, infância e adolescência;
- considerar a influência dos fatores culturais no desenvolvimento humano.

Programa

* Noções de Ciclo Vital e de Psicologia do Desenvolvimento
- ser biopsicosocial
- história do estudo do desenvolvimento humano
- continuidade, fontes de desenvolvimento e diferenças individuais no desenvolvimento humano

* A influência genética e ambiental no desenvolvimento humano
- reprodução sexual e transmissão genética
- genótipo e fenótipo
- estudos de consanguinidade
- mutações e anomalias genéticas

* Desenvolvimento pré-natal e nascimento
- períodos de desenvolvimento pre-natal
- aprendizagem fetal
- teratogênicos
- estágios do parto natural

* Desenvolvimento biológico, cognitivo, psicológico e social nas fases de bebê, segunda e terceira infância
- o desenvolvimento humano na perspectiva biológica, social, cognitiva e sociocultural
- o desenvolvimento da motor, da memória e da linguagem
- o papel do ambiente familiar, social e escolar

* Desenvolvimento biológico, cognitivo, psicológico e social na adolescência:
- desenvolvimento físico:  puberdade, o cérebro do adolescente, saúde física e mental.
- desenvolvimento cognitivo: aspecto do amadurecimento cognitivo, questões educacionais e vocacionais.
- desenvolvimento psicossocial: a busca da identidade, sexualidade, relacionamento com a família, os pares e a sociedade adulta, comportamento antissocial e delinquência juvenil.

Metodologia

Aulas expositivas dialogadas e discussão de textos e temas sobre o desenvolvimento humano.
Aulas participativas, nas quais os(as) alunos(as) deverão, através de resolução de exercícios, situações-problema, filmes e estudos de casos, discutir os temas estudados com ou sem o auxílio da professora.
Web atividades: através do Conecta, os alunos irão responder a atividades para complementar ou reforçar o conteúdo visto em sala.
Durante o ano de 2021 esta disciplina será realizada através do processo remoto de aprendizagem com base nos conceitos estabelecidos no Parecer CNE/CP nº 5, de 28 de abril de 2020, e Portaria MEC nº 544, de 16 de junho de 2020.

Avaliação

AP1: Avaliação parcial 1, em dupla, valendo 1,5, apresentação de vídeo com bebê de 0 a 3 anos, ressaltando características observadas e correlacionando-as com os conteúdos estudados em sala.
AP2: Avaliação parcial 2, em dupla, valendo 2,5,  apresentação de vídeo com crianças de 3 a 6 anos em socialização, ressaltando características observadas e correlacionando-as com os conteúdos estudados em sala.
AS: Avaliação semestral, individual, valendo 6,0, com questões abertas e fechadas envolvendo todo o conteúdo estudado no semestre.
AF: Avaliação final, individual, valendo 10,0 pontos, para aqueles que não atingiram soma 7,0 ou mais nas avaliações anteriores, envolvendo todo o conteúdo estudado no semestre.

Bibliografia

Básica

BEE, Helen; BOYD, Denise. A criança em desenvolvimento. 9. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2011. (biblioteca virtual)
MARTORELL, Gabriela. O desenvolvimento da criança: do nascimento à adolescência. Porto Alegre: AMGH, 2014. (biblioteca virtual)
PAPALIA, D. E.. FELDMAN, R. D.. Desenvolvimento humano. 12. ed. São Paulo: AMGH, 2013. (biblioteca física)

Complementar

BEE, H. L.. O ciclo vital. Porto Alegre: ARTMED, 1997. (bilbioteca física)
QUADROS, E. A.. Psicologia e Desenvolvimento Humano. Petrópolis: Editora Vozes, 2017. (biblioteca virtual)
PALANGANA, I. C.. Desenvolvimento e Aprendizagem em Piaget e Vigotski: a relevância do social. 6. ed. rev. São Paulo: Summus Editorial, 2015. (biblioteca virtual)
PILETTI, N.. ROSSATO, S. M.. ROSSATO, G.. Psicologia do Desenvolvimento. São Paulo: Contexto, 2014. (biblioteca virtual)
VIGOTSKI, L. S.. LURIA, A. R.. LEONTIEV, A. N.. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 16. ed. São Paulo: Ícone Editora, 2017. (biblioteca virtual)

Material Digital

Imprimir
Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000