Turma 2210 - Processos Educativos e da Aprendizagem - 2021/2

Imprimir

Curso: Psicologia

Período: 3

Professor(es): Ana Letícia Covre Odorizzi

Carga Horária: 76 h

Ano/Semestre: 2021/2

Ementa

Processos de aprendizagem no contexto do desenvolvimento humano, em seus aspectos cognitivos e emocionais. As abordagens da Psicologia para o processo de aprendizagem.

Competências

Identificar diferentes modelos de aprendizagem
Conhecer os principais transtornos e sintomas da Dificuldade de Aprendizagem

Objetivos

Conceituar e diferenciar o desenvolvimento e a aprendizagem nas diversas perspectivas teóricas.
Identificar como ocorre o processo de aprendizagem em diversos contextos.
Conhecer o significado de dificuldade/problemas de aprendizagem e seus transtornos.

Programa

• Conceituação
Aprendizagem: conceituação, características e diferenças filosóficas.
• Aprendizagem para os principais teóricos
Teoria Freudiana da aprendizagem (Freud)
Análise do Comportamento aplicada à Aprendizagem (Skinner)
Aprendizagem Social (Bandura)
Aprendizagem sob a ótica da Psicologia Humanista (Rogers)
Epistemologia Genética (Piaget)
Teoria Socio-historica (Vygosky)
Teoria da Aprendizagem segundo Wallon
Gestalt
Psicologia Evolucionista e a Aprendizagem
• Dificuldade/Problema de Aprendizagem
Conceituação de Dificuldade/Problemas de Aprendizagem
Transtornos e Intervenções da Dificuldade/Problemas de Aprendizagem
Metodologia da Problematização: Estudo de caso

Metodologia

Aulas expositivas dialogadas; Discussões teórica e de situações práticas vivenciadas em sala de aula, análise e interpretação de artigos científicos relacionados a problemática da atualidade, estudos de casos, debates, atividades individuais, atividades em grupos e rodas de conversas, além de discussões de vídeos e filmes. Sempre priorizando a investigação, colaboração e exposição no processo ensino-aprendizagem, assim com momento de ATC e TDE.
Elaboração de web atividades conforme calendário acadêmico.

Avaliação

AP1 – até o oitavo encontro valendo 1,5
AP2 – até decimo quinto encontro valendo 2,5
AS – Até vigésimo primeiro encontro valendo 6,0
PS – Soma da AP1 + AP2 + AS = 10,0
Média – 7,0 para ser aprovado com no mínimo 75% de presença
AF – valendo 10,0 se tiver realizado a AS e ter no mínimo 75% de presença

Bibliografia

Básica

FARIAS, E.R.S; GRACIANO, E.R. Dificuldades e Distúrbio de Aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2019. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/177798/pdf/0?code=5JJvxu/G2Iktqm/2YMbW8FzpE987w9wZbRGVjZ+Bt5Xv+j5gMN/OIiPFVE0ermD6eKOyM0AzXF7VGLXosp3dTw==
Acesso em: 12 fev. 2020 
MOREIRA, M.A. Teorias da Aprendizagem. 2ed. Editora: E.P.U – São Paulo, 1999.
PILETTI, N. ROSSATO, S.M. Psicologia da Aprendizagem: da teoria do condicionamento ao construtivismo. 1.ed. São Paulo: Contexto, 2012. Disponível em:  https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/3504/pdf/0?code=DKuNjO18eIqVi0q2ELE44PSrjxR0TRTgXBqSom0mcs1HiGD8eVOOPsYZB1/bAhl/tLtzpUrSjYMjZxZgXY3BsA==
Acesso em: 12 fev. 2020

Complementar

CATANIA, A.C. Aprendizagem: comportamento, linguagem e cognição. Porto Alegre: Artmed, 1999.
OLIVEIRA, M.K; SOUZA, D.T.R; REGO, T. C.(orgs). Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Editora Moderna, 2002. (.
NOGUEIRA, M.O.G; LEAL, D. Teorias da Aprendizagem: em encontro entre os pensamentos filosóficos, pedagógico e psicológico. 2ed.  Curitiba: InterSaberes, 2015. Disponível em:
https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/26895/pdf/0?code=QBwJVJY0DuvZnN7Ppiq56wRt20mrLvtNo89gXiQYM1/CXZfB8prkC342hCkWGoYQBrJPfsPdAOs5VxA+8qRKcA==
Acesso em: 12 fev. 2020 
TAILLE, Y; OLIVEIRA, M.K; DANTAS, H. PIAGET, VYGOTSKY, WALLON: Teorias Psicogenéticas em Discussão. São Paulo: Summus, 1992. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/177927/epub/0?code=DDT5GCrvBCSraOs2FFcF+zm91b4794+UWDYXv+mpfa0PbiUeVN5noKwnc4gOEpYb1gYpLSfRHSs4eG2Yook1vw==
Acesso em: 12 fev. 2020 
VYGOTSKY, L.S. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6.ed. Martins, 2000.

Material Digital

LEFRANÇOIS, G. R. Teorias da aprendizagem: o que o professor disse — São Paulo: Cengage Learning, 6 ed. 2017.
SMITH, C. STRICK, L. Dificuldade de Aprendizagem de A a Z. Um guia completo para pais e educadores. Porto Alegre: Artmed, 2007.
BARTELMEBS, R.C. Psicogênese e História das Ciências: elementos para uma epistemologia construtivista. Revista Ensaio, Belo Horizonte, vol.16,  n°. 02,  pág. 147-165, 2014.
BERNARD, J. Sigmund Freud; tradução: Elaine Teresinha Dal Mas Dias. – Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. 120 p.: il. – (Coleção Educadores Free)
CASTAÑON, G.A. Construtivismo, Inatismo e Realismo: compatíveis e complementares. Revista Ciências & Cognição, vol 10, pág. 115-131, 2007.
CORREA, C.R.G.L.  Os porquês da criança na psicologia genética de Piaget e na Psicanálise e a Dificuldade de aprendizagem. Revista ágora (Rio de Janeiro) v. XVIII n. 2 jul/dez, pág. 289-303, 2015.
GRATIOT-ALFANDÉRY, H. Henri Wallon; tradução e organização: Patrícia Junqueira. – Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. 134 p.: il. – (Coleção Educadores Free)
IRELAND, V.E. Queixas de aprendizagem: contribuições de outras disciplinas e da psicanálise. Revista Estudos de Psicanálise, Belo Horizonte - MG, n.37, pág. 151–164, Julho/2012.
KIEFER, K.S.M.  o fracasso escolar na pós-modernidade: Uma perspectiva humanista.  Revista de Psicologia - Edição 1, 2018.
MACEDO, L. A questão da inteligência: todos podem aprender? Em Marta Kohl de Oliveira, Denise Trento R. Souza e Teresa Cristina Rego (Orgs.). Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Editora Moderna, 2002.
MAHONEY, A.L; ALMEIDA, L.R. Afetividade e processo ensino-aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. Revista Psicologia da Educação, ed. São Paula, vol. 20, 1 semestre, 2005.
MOLINA, S.E. O sujeito cognoscente e a aprendizagem: conceitualizações inter e transdisciplinar. Revista da Associação Psicanalítica de Porto Alegre. Ano IX - Número 16 - julho de 1999.
MUNARI, A. Jean Piaget; tradução e organização: Daniele Saheb. – Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. 156 p.: il. – (Coleção Educadores Free)
PADUA, G. L. D. A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET. Revista FACEVV | 1º Semestre de 2009 | Número 2 | p. 22-35.
LEONTIEV, A.N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. Ed. Icone. 2016.
SILVA, P.S. Fenomenologia e aprendizagem. Cad. psicopedagogia. v.3 n.6 São Paulo. jun. 2004.
SKINNER, B.F. Teorias de Aprendizagens são necessárias? Revista Brasileira de Análise do Comportamento. vol 1, n°1, pág.105-124, 2005.
TASSONI, E.C.M; LEITE, S.A.S. Afetividade no processo de ensino-aprendizagem: as contribuições da teoria Walloniana. Revista Educação, vol. 36, n°. 2, pág. 262-271, 2013.
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. Ed Ridendo Castigat Mores. 2002.

Imprimir
Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000