CAOS 2023: Congresso discutirá por uma semana a interface entre Psicologia e Direitos Humanos

Evento na Ulbra Palmas contará com nomes de peso no campo psi, como Pedro Paulo Bicalho e Ivani Francisco de Oliveira (presidente e vice-presidenta do CFP), e Paulo Amarante (Fiocruz), dentre outros

Por Sonielson Sousa - Professor do curso de Psicologia - Ulbra Palmas. Coordenador Editorial do Portal (En)Cena. – Palmas-TO
17/11/2023

O Caos 2023 – Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia, que tradicionalmente ocorre todos os anos durante uma semana na Ulbra Palmas, será realizado entre os dias 20 e 25 de novembro, com a presença de vários profissionais de Psicologia de renome nacional, sobretudo em relação ao tema “direitos humanos”.

Para a abertura desta edição, o presidente do Conselho Federal de Psicologia, Dr. Pedro Paulo Bicalho (UFRJ) irá abordar a emergência da relação da Psicologia com a pauta de Direitos Humanos e da Decolonialidade. Bicalho é Professor Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia e ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos. Professor Visitante do Doutorado em Psicologia da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), do Mestrado em Criminologia Aplicada da Universidade San Carlos (Guatemala) e do Mestrado em Psicologia Social da Universidade de la República (Uruguai). A palestra de abertura ocorre às 19h do dia 20, no auditório central da Ulbra.

Pela manhã, também no auditório central da instituição, haverá uma conferência com o renomado psicólogo da Fiocruz, Dr. Paulo Amarante, sobre Direitos Humanos e Reforma Psiquiátrica. Amarante é capixaba, natural de Colatina. No Rio de Janeiro especializou-se em psiquiatria e se tornou um dos pioneiros do movimento brasileiro de reforma psiquiátrica. Foi Presidente Nacional do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES), do qual foi Editor da Revista Saúde em Debate. Foi representante eleito do Movimento Nacional da Luta Antimanicomial na Comissão Intersetorial de Saúde Mental do Conselho Nacional de Saúde. É Mestre em Medicina Social, Doutor em Saúde Pública.

Amarante é Doutor Honoris Causa da Universidade Popular das Madres da Plaza de Mayo. É autor e organizador de vários livros, dentre eles "Teoria e Crítica em Saúde Mental".  Foi fundador e Presidente Nacional da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME) e em 06 de junho de 2015 foi eleito Presidente de Honra da mesma. É membro do Grupo de Trabalho em Saúde Mental da Abrasco do qual foi Vice-Presidente.  Professor e Pesquisador Sênior e ex-Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (LAPS) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ).

Durante a semana, de terça a quinta (manhã, tarde e noite), o Congresso contará com uma ampla programação, como: III Mostra de Práticas Profissionais em Psicologia, minicursos, edições especiais do projeto Psicologia em Debate, mesas-redondas, oficina de arteterapia, sessões técnicas. E, para o penúltimo dia (24/11), pela manhã (9h) haverá uma palestra com o juiz de direito, doutor José Maria Lima (TJTO e TRE), sobre "Judiciário como indutor de promoção de cidadania dos povos originários e tradicionais".

À noite, para a palestra de encerramento (19h), o CAOS recebe a vice-presidente do CFP, Ivani Francisco de Oliveira, que irá abordar “estratégias para aquilombar a psicologia: em defesa de uma prática antirracista”. Ivani é Psicóloga, mestra em Psicologia Social, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP-), docente e supervisora de estágios em Psicologia. Possui experiência em atendimento clínico individual e atendimento em grupo de mulheres; desenvolve estudos sobre descolonização estética e subjetiva, construção identitária e relações étnico-raciais brasileiras. Vice-Presidente do Conselho Federal de Psicologia. Estas duas últimas palestras irão ocorrer no auditório central da Ulbra. Já no sábado, dia 25, ocorrerá uma ação social (com detalhes a confirmar).

Para a coordenadora do curso de Psicologia da Ulbra Palmas, profa. Dra. Irenides Teixeira, o CAOS 2023 “se consolida na região Norte do país como um dos maiores eventos científicos com forte compromisso ético, social e profissional”. De acordo com Irenides, “pensar a Psicologia, necessariamente, requer contextualizar as práticas a partir dos direitos humanos e das políticas de enfrentamento a todas as formas de violência”. Irenides acrescenta que “é cada vez mais emergente que temas como combate ao racismo, pensamento decolonial, promoção de cidadania e dos movimentos sociais, lugar de fala, pesquisa a partir de diferentes bases epistemológicas e metodológicas, combate ao sexismo e promoção de saberes ancestrais entre na pauta cotidiana da Psicologia, esta ciência e profissão que se tornou, nos últimos anos, uma das profissões mais concorridas do país”.

Para acompanhar a programação completa e se inscrever no evento, acessar a página: https://ulbra-to.br/caos/edicoes/2023/

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento