Plano de Ensino

Turma 1118 - Fundamentos do Paradigma da Complexidade - 2010/2

Curso:

Período: 5

Professor(es): Josiane Aparecida Ferreira

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2010/2

Ementa

O Paradigma de Complexidade e suas contribuições para a compreensão da ciência, da sociedade e para a formação em Serviço Social. As fontes, fundamentos e princípios da teoria da Complexidade.

Competências

- Gerar conhecimento geral acerca do Paradigma da Complexidade, seus principais pensadores e pensamentos, assim como seu desdobramento na atualidade.
- Conhecimento acerca dos paradigmas de pensamento da atualidade.  

Objetivos

Programa

- Aula 1 - 23/07 - Apresentar o conteúdo da disciplina a fim de que os acadêmicos possam ter uma visão geral do que a disciplina irá tratar e ainda que compreendam a importância da disciplina para sua atuação profissional. Falar sobre os trabalhos do semestre.

- Aula 2  e 3 – 30-07 e 06/08 - Entender o conceito de paradigma e quais os principais paradigmas até a atualidade. Resgatar os fundamentos do Paradigma da Complexidade: o Materialismo Histórico e a Dialética.

- Aula 4 e 5 – 13 e 20/08 - Exibição de DVD Teoria da Complexidade – entrevista com Júlio Torres e Roncalli Maranhão, com posterior diálogo ampliado.

- Aula 6 e 7 - 27/08 e 03/09 - Exibição de DVD Pensadores com posterior diálogo ampliado a respeito.

- Aula 08 – 10/09 - Diálogo sobre o texto os Cinco Saberes do Pensamento Complexo relacionando ao Serviço Social.

- Aula 9 – 11-09 - ATIVIDADE SEMI-PRESENCIAL 1–  Assistir ao filme AVATAR e identificar os elementos de complexidade existentes, realizando comentário pontual de até 15 linhas, à luz do pensamento complexo. A presente produção textual deve ter coerência, coesão e fundamentação científica (sair do senso comum). Valor: 1,0.

- Aula 10 e 11 - 17 e 24/09 - Avaliação G 1 e devolução das avaliações, respectivamente, com conferência e diálogo sobre cada uma das questões.
Valor: avaliação escrita 9,0 + Atividade Semipresencial 1,0 = 10,0

- Aula 12 - 01/10 - Estudo e apresentação em forma de seminário, dos capitulos 1 e 2, do livro Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro, de Edgar Morin (2,0).

- Aula 13 - 08/10 - Estudo e apresentação em forma de seminário, dos capitulos 3 e 4, do livro Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro, de Edgar Morin.

- Aula 14- 09-10 - ATIVIDADE SEMI-PRESENCIAL 2 - Ler as primeiras 3 páginas do texto Psicopedagogia, Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade, disponível em http://www.cetrans.com.br/artigos/Martha_Abrahao_Saad_Lucchesi_e_Eliana_Branco_Malaga.pdf, em material didático, e realizar o fichamento. Valor: 1,0.

- Aula 15 - 15/10 - Estudo e apresentação em forma de seminário, dos capitulos 5 e 6, do livro Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro, de Edgar Morin.

- Aula 16 - 22/10 - Estudo e apresentação em forma de seminário, dos capitulo 7, do livro Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro, de Edgar Morin. Conclusão do seminário.

- Aula 17 - 29/10 - Exibição e análise do filme Ponto de Mutação.

- Aula 18 - 05/11 - Diálogo em forma de mesa redonda do conteúdo do filme em relação ao conteúdo da disciplina.

- Aula 19 – 12-11 – Revisão G 2.

- Aula 20 - 13/11 - ATIVIDADE SEMI-PRESENCIAL 3 – Terminar a leitura e o fichamento do artigo Psicopedagogia, Interdesciplinaridade e Transdisciplinaridade, disponível em http://www.cetrans.com.br/artigos/Martha_Abrahao_Saad_Lucchesi_e_Eliana_Branco_Malaga.pdf, realizar o fichamento das páginas restantes e elaborar uma consideração final à luz do pensamento complexo, de forma fundamentada, científica e utilizar o formato da Jornada Científica (Resumo Expandido) para postagem do material. Valor: 1,0.

- Aula 21 - 19/11 – G2 – Valor: Avaliação escrita 6,0 + Seminário 2,0 + Aividade Semipresencial 2,0 = 10,0
-
Aula 22 – 26/11 - Substituição em forma de avaliação escrita.

Metodologia

Aulas expositivas e dialogadas, seminário, mesa redonda, exibição de filme, diálogos ampliados, avaliações e auto-avaliações no decorrer do percurso.
Os trabalhos serão de apresentação oral, com pequenas produções textuais em sala de aula, para que se estimule a produção própria e original.
As atividades semi-presenciais serão realizadas exclusivamente via PORTAL, não sendo aceitos trabalhos entregues à professora.
As apresentações e produções poderão ser individuais ou em dupla, esporadicamente em grupo.

Avaliação

Avaliação G1
- Prova escrita .................... 9,0
- Atividade Semipresencial ................... 1,0
- TOTAL ............................ 10,0

Avaliação G 2
- Prova escrita ....................... 6,0
- Seminário Morin e os Sete Saberes ................ 2,0 (1,0 para criatividade + 1,0 do domínio e objetividade - clareza)
- Atividade Semipresencial ......................2,0
- TOTAL ................................. 10,0

Bibliografia

Básica

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre, Sulinas, 2005
DEMO, Pedro. Complexidade e aprendizagem: dinâmica não linear do conhecimento. São Paulo, Atlas, 2002
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo, Cortez, 2002
Rodrigues, Maria L. Carvalho, Edgar de Assis. Edgar Morin: Em busca dos fundamentos perdidos. Porto Alegre, Sulina, 2004

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre, Sulinas, 2005
DEMO, Pedro. Complexidade e aprendizagem: dinâmica não linear do conhecimento. São Paulo, Atlas, 2002
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo, Cortez, 2002
Rodrigues, Maria L. Carvalho, Edgar de Assis. Edgar Morin: Em busca dos fundamentos perdidos. Porto Alegre, Sulina, 2004

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre, Sulinas, 2005
DEMO, Pedro. Complexidade e aprendizagem: dinâmica não linear do conhecimento. São Paulo, Atlas, 2002
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo, Cortez, 2002
Rodrigues, Maria L. Carvalho, Edgar de Assis. Edgar Morin: Em busca dos fundamentos perdidos. Porto Alegre, Sulina, 2004

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre, Sulinas, 2005
DEMO, Pedro. Complexidade e aprendizagem: dinâmica não linear do conhecimento. São Paulo, Atlas, 2002
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo, Cortez, 2002
Rodrigues, Maria L. Carvalho, Edgar de Assis. Edgar Morin: Em busca dos fundamentos perdidos. Porto Alegre, Sulina, 2004

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre, Sulinas, 2005
DEMO, Pedro. Complexidade e aprendizagem: dinâmica não linear do conhecimento. São Paulo, Atlas, 2002
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo, Cortez, 2002
Rodrigues, Maria L. Carvalho, Edgar de Assis. Edgar Morin: Em busca dos fundamentos perdidos. Porto Alegre, Sulina, 2004

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre, Sulinas, 2005
DEMO, Pedro. Complexidade e aprendizagem: dinâmica não linear do conhecimento. São Paulo, Atlas, 2002
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo, Cortez, 2002
Rodrigues, Maria L. Carvalho, Edgar de Assis. Edgar Morin: Em busca dos fundamentos perdidos. Porto Alegre, Sulina, 2004

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre, Sulinas, 2005
DEMO, Pedro. Complexidade e aprendizagem: dinâmica não linear do conhecimento. São Paulo, Atlas, 2002
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo, Cortez, 2002
Rodrigues, Maria L. Carvalho, Edgar de Assis. Edgar Morin: Em busca dos fundamentos perdidos. Porto Alegre, Sulina, 2004

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre, Sulinas, 2005
DEMO, Pedro. Complexidade e aprendizagem: dinâmica não linear do conhecimento. São Paulo, Atlas, 2002
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo, Cortez, 2002
Rodrigues, Maria L. Carvalho, Edgar de Assis. Edgar Morin: Em busca dos fundamentos perdidos. Porto Alegre, Sulina, 2004

Complementar

BAUER, Ruben. Gestão da mudança: caos e complexidade nas organizações. São Paulo, Atlas, 1999
CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo, Cultrix, 1996
CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. São Paulo, Cultrix, 1999
GLEISER, Ilan. Caos e complexidade: a evolução do pensamento econômico. Rio de Janeiro,Campus, 2002

BAUER, Ruben. Gestão da mudança: caos e complexidade nas organizações. São Paulo, Atlas, 1999
CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo, Cultrix, 1996
CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. São Paulo, Cultrix, 1999
GLEISER, Ilan. Caos e complexidade: a evolução do pensamento econômico. Rio de Janeiro,Campus, 2002

BAUER, Ruben. Gestão da mudança: caos e complexidade nas organizações. São Paulo, Atlas, 1999
CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo, Cultrix, 1996
CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. São Paulo, Cultrix, 1999
GLEISER, Ilan. Caos e complexidade: a evolução do pensamento econômico. Rio de Janeiro,Campus, 2002

BAUER, Ruben. Gestão da mudança: caos e complexidade nas organizações. São Paulo, Atlas, 1999
CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo, Cultrix, 1996
CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. São Paulo, Cultrix, 1999
GLEISER, Ilan. Caos e complexidade: a evolução do pensamento econômico. Rio de Janeiro,Campus, 2002

BAUER, Ruben. Gestão da mudança: caos e complexidade nas organizações. São Paulo, Atlas, 1999
CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo, Cultrix, 1996
CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. São Paulo, Cultrix, 1999
GLEISER, Ilan. Caos e complexidade: a evolução do pensamento econômico. Rio de Janeiro,Campus, 2002

BAUER, Ruben. Gestão da mudança: caos e complexidade nas organizações. São Paulo, Atlas, 1999
CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo, Cultrix, 1996
CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. São Paulo, Cultrix, 1999
GLEISER, Ilan. Caos e complexidade: a evolução do pensamento econômico. Rio de Janeiro,Campus, 2002

BAUER, Ruben. Gestão da mudança: caos e complexidade nas organizações. São Paulo, Atlas, 1999
CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo, Cultrix, 1996
CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. São Paulo, Cultrix, 1999
GLEISER, Ilan. Caos e complexidade: a evolução do pensamento econômico. Rio de Janeiro,Campus, 2002

BAUER, Ruben. Gestão da mudança: caos e complexidade nas organizações. São Paulo, Atlas, 1999
CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo, Cultrix, 1996
CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. São Paulo, Cultrix, 1999
GLEISER, Ilan. Caos e complexidade: a evolução do pensamento econômico. Rio de Janeiro,Campus, 2002

Material Digital