Plano de Ensino

Turma 1109 - Política Social I - 2011/2

Curso:

Período: 4

Professor(es): Raquel Sabará de Freitas

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2011/2

Ementa

Fundamentos teóricos e história da Política Social. A compreensão das origens da política social; o keynesianismo-fordismo e generalização da política social; o capitalismo e a política social e neoliberalismo. As perspectivas para o Serviço Social na interface com as políticas sociais na contemporaneidade.

Competências

Ao final do semestre, espera-se que os acadêmicos tenham condições de:
• Conhecer os fundamentos históricos e teóricos da política social.
• Desenvolver um saber crítico, integrando os conhecimentos adquiridos ao longo da formação acadêmica de forma interdisciplinar, acerca do processo de reestruturação produtiva e sua inflexão no Estado e nas políticas sociais, sobretudo nas políticas sociais brasileiras.
• Compreender a importância da atuação profissional alicerçada no Projeto Ético-Político dos Assistentes Sociais frente às transformações nas políticas sociais.

Objetivos

Programa

Para tal, serão desenvolvidas as seguintes ações ao longo do semestre:
Aula 1 – Apresentação e pactuação a proposta pedagógica do Plano de Ensino.
Aula 2 – Apresentação e discussão  do conceito de Política Social adotado na disciplina.
Aula 3 – Trajetória da política social: das velhas leis dos pobres aos Welfare State.
Aula 4 – Aula Coletiva: Questão social no Tocantins.
Aula 5 – Trajetória da política social: das velhas leis dos pobres aos Welfare State.
Aula 6 –. Abordagens teóricas sobre o Estado e sua relação com a sociedade e com a política social.
Aula 7 – Para uma maior compreensão da política social: concepções básicas e Estado versos sociedade.
Aula 8 – Primeira atividade semipresencial: revisão de conteúdo.
Aula 9 – Avaliação (G1).
Aula 10 – Os regimes de bem-estar social pós Segunda Guerra Mundial.
Aula 11 – Crise contemporânea e as transformações na produção capitalista.
Aula 12 – Seminário: Expressões políticas da crise e as novas configurações do Estado e da sociedade civil.
Aula 13 – Express.
Aula 14 – Segunda atividade semipresencial: revisão de conteúdo.
Aula 15 – Seminário: “As expressões ideoculturais na atualidade e sua influência teórica-prática” e “Expressões socioculturais da crise na atualidade e sua influência teórica-prática”.
Aula 16 – Seminário:  “Política Social no contexto da acumulação capitalista” e  “A política da seguridade social no Brasil”.
Aula 17 – Seminário: Expressões socioculturais da crise na atualidade e sua influência teórica-prática.
Aula 18 – Seminário: “Política social no Brasil contemporâneo: a contra-reforma neoliberal e a política social” e “  Política social no Brasil contemporâneo: a difícil coexistência entre universalidade e hegemonia neoliberal”.
Aula 19 – Terceira atividade semipresencial: revisão de conteúdo.
Aula 20 – Avaliação (G2).
Aula 21 – Fechamento e avaliação do processo de ensino-aprendizagem da disciplina.
Aula 22 – Substituição.

Metodologia

A disciplina será desenvolvida por meio das seguintes técnicas de ensino: apresentação e discussão do Plano de Ensino; elaboração do  Contrato Pedagógico; indicação de referências bibliográficas; aulas expositivas dialogadas com a utilização de projetor de multimídia; semiários;  debates e dinâmicas que facilitem a aprendizagem. Sempre buscando uma relação docente-discente de sujeito-sujeito. Uma relação horizontal e dialogada que proporcione a participação ativa do discente no processo de ensino-aprendizagem.
As técnicas utilizadas colocam o docente como mediador do processo de ensino-aprendizagem, onde o aluno é agente do seu processo de aprendizagem. Elas buscam incentivar a atividade intelectual do aluno, levando-o a descoberta de seus próprios recursos mentais, facilitando-lhe o desenvolvimento das habilidades operações de pensamento significativas – identificar, selecionar, comparar, experimentar, analisar, concluir, solucionar problemas, aplicar o que aprendeu.  Elas buscam formar um profissional crítico, participativo e agente do seu processo de formação e histórico.
Os textos das aulas serão disponibilizados com antecedência, para que os discentes realizem leituras dirigidas sobre os temas a serem trabalhados nas aulas.   Os estudos dirigidos em sala de aula serão direcionados por roteiros, apresentando uma pergunta ou mais a serem respondidas, sempre numa perspectiva crítica. Tais estudos serão apresentados, discutidos, analisados nos seminários, painéis, debates e sínteses escritas.
Para a realização dos seminários, a turmas serão divididas em grupos. Cada grupo realizará um estudo dirigido sobre o texto sugerido, respondendo as perguntas sugeridas, articulando-o com a realidade profissional e social. Em seguida, cada grupo apresentará os estudos em forma de painéis, seguidos dos comentários, análises dos demais acadêmicos e do docente.
Por fim, a avaliação pelos discentes e pelo docente do ensino e da aprendizagem proporcionados pela disciplina.

Avaliação

A avaliação ocorrerá de forma contínua, cumulativa e sistemática. Ela terá o objetivo é avaliar a participação nas atividades e  a compressão do aluno sobre a temática apresentada e sua capacidade crítica sobre o tema. Como a maioria das atividades será desenvolvida em sala de aula, a disciplina avaliará também, a presença e a participação do discente dentro em sala de aula. A avaliação será distribuída da seguinte maneira:
Avaliação de G1: A composição da G1 será contínua. Ela será subsidiada pelas atividades propostas abaixo, perfazendo uma soma de 10 pontos ao final.
Prova escrita individual – 6 pontos
Atividades e participação em sala de aula – 4 pontos
Avaliação de G2: A composição da G2 será contínua. Ela será subsidiada pelas atividades propostas abaixo, perfazendo uma soma de 10 pontos ao final.
Atividade Express (escrito e apresentação) – 2 pontos
Prova escrita individual – 6 pontos
Atividades e participação em sala de aula – 2 pontos

Bibliografia

Básica

CFESS/ABEPSS. Serviço Social : direitos sociais e competências profissionais – Brasília : CFESS/ABEPSS, 2009.
BEHRING, Elaine Rosseti. Brasil em contra-reforma: desestruturação do Estado e perda de direitos. São Paulo : Cortez, 2008. p. 31-76.
BEHRING, Elaine Rossetti; BOSCHETTI, Ivanete. Política Social: fundamentos e história. 5º edição. São Paulo. Ed. Cortez, 2000.

CFESS/ABEPSS. Serviço Social : direitos sociais e competências profissionais – Brasília : CFESS/ABEPSS, 2009.
BEHRING, Elaine Rosseti. Brasil em contra-reforma: desestruturação do Estado e perda de direitos. São Paulo : Cortez, 2008. p. 31-76.
BEHRING, Elaine Rossetti; BOSCHETTI, Ivanete. Política Social: fundamentos e história. 5º edição. São Paulo. Ed. Cortez, 2000.

CFESS/ABEPSS. Serviço Social : direitos sociais e competências profissionais – Brasília : CFESS/ABEPSS, 2009.
BEHRING, Elaine Rosseti. Brasil em contra-reforma: desestruturação do Estado e perda de direitos. São Paulo : Cortez, 2008. p. 31-76.
BEHRING, Elaine Rossetti; BOSCHETTI, Ivanete. Política Social: fundamentos e história. 5º edição. São Paulo. Ed. Cortez, 2000.

CFESS/ABEPSS. Serviço Social : direitos sociais e competências profissionais – Brasília : CFESS/ABEPSS, 2009.
BEHRING, Elaine Rosseti. Brasil em contra-reforma: desestruturação do Estado e perda de direitos. São Paulo : Cortez, 2008. p. 31-76.
BEHRING, Elaine Rossetti; BOSCHETTI, Ivanete. Política Social: fundamentos e história. 5º edição. São Paulo. Ed. Cortez, 2000.

CFESS/ABEPSS. Serviço Social : direitos sociais e competências profissionais – Brasília : CFESS/ABEPSS, 2009.
BEHRING, Elaine Rosseti. Brasil em contra-reforma: desestruturação do Estado e perda de direitos. São Paulo : Cortez, 2008. p. 31-76.
BEHRING, Elaine Rossetti; BOSCHETTI, Ivanete. Política Social: fundamentos e história. 5º edição. São Paulo. Ed. Cortez, 2000.

CFESS/ABEPSS. Serviço Social : direitos sociais e competências profissionais – Brasília : CFESS/ABEPSS, 2009.
BEHRING, Elaine Rosseti. Brasil em contra-reforma: desestruturação do Estado e perda de direitos. São Paulo : Cortez, 2008. p. 31-76.
BEHRING, Elaine Rossetti; BOSCHETTI, Ivanete. Política Social: fundamentos e história. 5º edição. São Paulo. Ed. Cortez, 2000.

CFESS/ABEPSS. Serviço Social : direitos sociais e competências profissionais – Brasília : CFESS/ABEPSS, 2009.
BEHRING, Elaine Rosseti. Brasil em contra-reforma: desestruturação do Estado e perda de direitos. São Paulo : Cortez, 2008. p. 31-76.
BEHRING, Elaine Rossetti; BOSCHETTI, Ivanete. Política Social: fundamentos e história. 5º edição. São Paulo. Ed. Cortez, 2000.

Complementar

CFESS. Resolução CFESS, 273/93 de 13 de março de 1993. Institui o Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais e dá outras providências. Brasília, 1993.
BEHRING, Elaine Rossetti. Política Social no Capitalismo Tardio. São Paulo: Cortez, 1998.
PASTORINI, Alejandra. A Categoria “Questão Social” em Debate. São Paulo : Cortez, 2010.

CFESS. Resolução CFESS, 273/93 de 13 de março de 1993. Institui o Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais e dá outras providências. Brasília, 1993.
BEHRING, Elaine Rossetti. Política Social no Capitalismo Tardio. São Paulo: Cortez, 1998.
PASTORINI, Alejandra. A Categoria “Questão Social” em Debate. São Paulo : Cortez, 2010.

CFESS. Resolução CFESS, 273/93 de 13 de março de 1993. Institui o Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais e dá outras providências. Brasília, 1993.
BEHRING, Elaine Rossetti. Política Social no Capitalismo Tardio. São Paulo: Cortez, 1998.
PASTORINI, Alejandra. A Categoria “Questão Social” em Debate. São Paulo : Cortez, 2010.

CFESS. Resolução CFESS, 273/93 de 13 de março de 1993. Institui o Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais e dá outras providências. Brasília, 1993.
BEHRING, Elaine Rossetti. Política Social no Capitalismo Tardio. São Paulo: Cortez, 1998.
PASTORINI, Alejandra. A Categoria “Questão Social” em Debate. São Paulo : Cortez, 2010.

CFESS. Resolução CFESS, 273/93 de 13 de março de 1993. Institui o Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais e dá outras providências. Brasília, 1993.
BEHRING, Elaine Rossetti. Política Social no Capitalismo Tardio. São Paulo: Cortez, 1998.
PASTORINI, Alejandra. A Categoria “Questão Social” em Debate. São Paulo : Cortez, 2010.

CFESS. Resolução CFESS, 273/93 de 13 de março de 1993. Institui o Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais e dá outras providências. Brasília, 1993.
BEHRING, Elaine Rossetti. Política Social no Capitalismo Tardio. São Paulo: Cortez, 1998.
PASTORINI, Alejandra. A Categoria “Questão Social” em Debate. São Paulo : Cortez, 2010.

CFESS. Resolução CFESS, 273/93 de 13 de março de 1993. Institui o Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais e dá outras providências. Brasília, 1993.
BEHRING, Elaine Rossetti. Política Social no Capitalismo Tardio. São Paulo: Cortez, 1998.
PASTORINI, Alejandra. A Categoria “Questão Social” em Debate. São Paulo : Cortez, 2010.

Material Digital