Plano de Ensino

Turma 1111 - Recursos Tecnológicos em Serviço Social - 2012/2

Curso:

Período: 4

Professor(es): Edeilson Milhomem da Silva

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2012/2

Ementa

Os recursos de tecnologia da informação e de informática básica. A busca, interpretação e organização das informações encontradas na Internet e associação ao campo de trabalho. A utilização dos recursos básicos de computação como auxílio no trabalho profissional. A possibilidade de utilização dos recursos de informática na qualificação das atividades profissionais dos assistentes sociais e nos serviços socioassistenciais.

Competências

Os recursos de tecnologia de informação como Internet e recursos de informática básica para a solução de problemas. A busca, interpretação e organização das informações encontradas na Internet e associação ao campo de trabalho e à resolução de problemas. A utilização dos recursos básicos de computação, como editores de texto, editores de apresentação e planinhas eletrônicas, como auxílio no trabalho, desde a busca de soluções até a apresentação dos resultados.

Objetivos

Programa

1. Estudo sobre Tecnologia e sobre o impacto desta na sociedade e nos indivíduos.
2. Estudo sobre Tecnologia da Informação: visão geral, evolução, conceitos relacionados e o potencial da TI para o Serviço Social.
3. Utilização de recursos computacionais para trabalhar temas relacionados ao curso de Serviço Social:
- SAS: Sistema de Atendimento Social
- Internet: visão geral e pesquisas
- Google Docs: documentos, planilhas e formulários
- Blog: compreensão, criação e manutenção
-  MS Power Point: elaboração e apresentação de seminários

Metodologia

- Aulas expositivas: serão utilizadas na apresentação dos conteúdos e na explicação da utilização dos recursos de TI. Em algumas aulas, o datashow será utilizado como ferramenta de apoio.
- Aulas em laboratório com a utilização do computador: individualmente ou grupo, os alunos utilizarão o computador para acessar e manipular os recursos computacionais, tanto para aprender a manipulá-los como para utilizá-los como ferramenta de apoio na realização das atividades da displina.
- Trabalho com textos sobre temas relacionados à disciplina e discussão do texto em sala, com intuito de que os alunos compreenderem os textos e realizem uma análise crítica do conteúdo.
- Apresentação de seminários e criação de blogs sobre  temas relacionados à TI e que sejam relevantes para o trabalho do Assistente Social. Os alunos serão divididos em dupla, de forma que cada dupla ficará responsável por apresentar um seminário e criar um blog sobre um tema específico.
Atividades semipresenciais - utilização de sistema web para trabalhar assuntos que complementem o conteúdo visto em sala.

Avaliação

As notas de G1 e G2 serão compostas por trabalhos e por uma avaliação escrita (prova). Os trabalhos serão em sala ou extra-classe, individuais ou em dupla. As provas serão individuais, nas datas previstas no calendário acadêmico.

Composição da G1:
Trab. sobre Tecnologia da Informação - 1.0
Trab. sobre SAS - 2.0
Trab. de pesquisa na Internet - 1.0
Prova - 6.0

Composição da G2:
Trab. no Google Docs - 1.0
Trabalho final (ppt, blog e conteúdo) - 3.0
Prova - 6.0

Não obtendo a média necessária para aprovação (6,0), o aluno terá que fazer uma avaliação final, individual e na forma de prova, que substituirá uma das duas notas (G1 ou G2), mantendo o respectivo peso para o cálculo da média.

Bibliografia

Básica

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência : o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2002.
VELOSO, Renato. Tecnologia da Informação: contribuição importante para o exercício profissional?. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006 (tese de doutorado). Disponível em: http://www.ess.ufrj.br/siteantigo/teses_2006/renato-veloso.pdf

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência : o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2002.
VELOSO, Renato. Tecnologia da Informação: contribuição importante para o exercício profissional?. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006 (tese de doutorado). Disponível em: http://www.ess.ufrj.br/siteantigo/teses_2006/renato-veloso.pdf

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência : o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2002.
VELOSO, Renato. Tecnologia da Informação: contribuição importante para o exercício profissional?. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006 (tese de doutorado). Disponível em: http://www.ess.ufrj.br/siteantigo/teses_2006/renato-veloso.pdf

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência : o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2002.
VELOSO, Renato. Tecnologia da Informação: contribuição importante para o exercício profissional?. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006 (tese de doutorado). Disponível em: http://www.ess.ufrj.br/siteantigo/teses_2006/renato-veloso.pdf

Complementar

LÉVY, Pierre. Cibercultura. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2000.
SCHIVITZ, Ida Maria Mello. Comunicação, cibercultura e poder. Em: Logos - Vol. 15, n. 1 (jul. 2004).

LÉVY, Pierre. Cibercultura. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2000.
SCHIVITZ, Ida Maria Mello. Comunicação, cibercultura e poder. Em: Logos - Vol. 15, n. 1 (jul. 2004).

LÉVY, Pierre. Cibercultura. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2000.
SCHIVITZ, Ida Maria Mello. Comunicação, cibercultura e poder. Em: Logos - Vol. 15, n. 1 (jul. 2004).

LÉVY, Pierre. Cibercultura. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2000.
SCHIVITZ, Ida Maria Mello. Comunicação, cibercultura e poder. Em: Logos - Vol. 15, n. 1 (jul. 2004).

Material Digital