
Plano de Ensino
Turma 1121 - Serviço Social Gestão Urbana e Habilitação - 2012/2
Curso:
Período: 8
Professor(es): Jocelaine Lago Dalanora
Carga Horária: 68 h
Ano/Semestre: 2012/2
Ementa
Análise da política social na área da habitação e sua vinculação com a política social no contexto das sociedades de classes: formulação
de programação de programas e metodologias de ação: formas de articulação com as demais políticas sociais setoriais. O impacto da política social de habitação na sociedade brasileira. Contribuição do Serviço
Social na produção e redimensionamento do conhecimento teórico-prático da
política social na área da habitação.
Competências
Ao término do semestre e da disciplina, o aluno dever ter desenvolvido a capacidade de
trazer para o debate os principais desafios que norteiam a atuação dos envolvidos com a gestão da política municipal urbana e habitacional e sua condição de sujeitos no que se refere a seu papel como gestores sociais.
Objetivos
Programa
1. A questão urbana no Brasil
2. Histórico do planejamento urbano no país
3. Financiamento do desenvolvimento urbano
4. Rede urbana e os diferentes pólos metropolitanos e regionais - médios e pequenos municípios
5. A construção social das políticas de desenvolvimento urbano a partir da construção democrática da Constituição Federal de 1998 e da trajetória do Fórum Nacional de Reforma Urbana
6. Quadro institucional e legal do desenvolvimento urbano no país
7. Plano diretor e instrumentos urbanísticos
8. Política habitacional
9. Políticas sociais integradas para a promoção do desenvolvimento urbano, tais como meio ambiente, saneamento, mobilidade e transporte
Metodologia
As aulas serão construídas em módulos onde os alunos serão protagonistas no processo de estudo.
1. No primeiro encontro os alunos constituirão grupos de estudo que serão a referência para os estudos desenvolvidos no semestre. Neste mesmo encontro serão acordados os parâmetros para o desenrolar das atividades no semestre.
2. Os conteúdos serão distribuídos aos grupos que terão a responsabilidade pela condução dos estudos, de acordo com a metodologia sugerida pela professora para cada um deles. - Totalizando 6 grupos que repetirão as apresentações no primeiro e segundo bimestres, ocorrendo duas apresentações por grupo.
3. Os alunos farão no decorrer do semestre as apresentações e provocações de discussões, com a sistematização dos estudos ao final de cada etapa.
4. O resultado dos estudos culminarão na apresentação de artigo científico que verse sobre uma proposta de discussão do Serviço Social para gestão urbana no Tocantins - cidades de pequeno e médio porte, inclusive da capital. ( a quantidade de artigos será definida a depender do número de alunos matriculados na disciplina).
5. Atividades semipresenciais, com a utilização de sistema web, no qual são postadas atividades a serem realizadas pelo aluno a fim de complementar o conteúdo abordado em sala, e que correspondem a 17,7% da carga horária da disciplina.
Avaliação
G1
Prova - 6,0
Atividade desenvolvida nos grupos - 3,0
Participação nas demais atividades da disciplina desenvolvidas no bimestre - 1,0
G2
Prova - 6,0
Desenvolvimento das atividades em grupo - 1,5
Artigo Científico - 2,5
Substituição
Prova - 10,0
Bibliografia
Básica
CASTELLS, Manuel. A Questão Urbana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
LEFEBRE, Henry. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2001.
LEFEBVRE, Henri. A Revolução Urbana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
MARICATO, Ermínia. Brasil 2000: qual planejamento urbano? Cadernos IPPUR, Rio de
Janeiro, Ano XI, n. 1 e 2, p. 113-130, 1997.
ROLNIK, R.; CYMBALISTA, R. (Org.). Instrumentos urbanísticos contra a exclusão social. Revista Pólis. São Paulo, n. 29, Instituto Pólis, 1997.
ROLNIK, R.; CYMBALISTA, R. (Org.).. Política urbana no Brasil. Esperança em meio ao caos? Revista da ANTP, São Paulo, ano 25, n. 100, 1o trim. 2003.
VILLAÇA, Flávio. Uma contribuição para a história do planejamento urbano no Brasil. In: O processo de Urbanização no Brasil. DÈAK, Csaba; Schiffer, Sueli Ramos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.
Complementar
ARANTES, Otilia B. F.; MARICATO, Ermínia; VAINER, Carlos B. A Cidade do Pensamento Único: desmanchando consensos. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2000
PECHMAN, Robert M.; RIBEIRO, Luiz C. de Queiroz. O que é questão da moradia. Coleção Primeiros Passos, n°92. São Paulo: editora Brasiliense. 1983)
ROLNIK, Raquel. Planejamento e gestão: um diálogo de surdos? In: FUNDAÇÃO PREFEITO FARIA LIMA – CEPAM. Estatuto da Cidade. Coord. Mariana Moreira. São Paulo, 2001.
SOUZA, Marcelo Lopes de. Mudar a cidade: uma introdução critica ao planejamento e a gestão urbanos. Rio de Janeiro: Bertrand, 2002.
Material Digital
http://espacourbanotocolando.blogspot.com.br;
http://web.observatoriodasmetropoles.net
MINISTÉRIO DAS CIDADES. Cidades para todos. Brasília: Ministério das Cidades, 2004
MINISTÉRIO DAS CIDADES. Planejamento territorial e urbano e política fundiária. Brasília: Ministério das Cidades, 2004b (Cadernos Mcidades: Programas Urbanos, vol. 3
MINISTÉRIO DAS CIDADES. Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. Brasília: Ministério das Cidades, 2004c (Cadernos MCidades: vol. 1)
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA . Governo federal e municípios – juntos construindo um país de todos. Brasília: Presidência da República – Secretaria de Relações Institucionais, 2005.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Fortalecimento da Federação e dos municípios: um desafio do tamanho do Brasil. Brasília: Presidência da República – Secretaria de Relações Internacionais, 2004.