
Plano de Ensino
Turma 1105 - Fundamentos Teorico-Metodológicos do Serviço Social II - 2013/1
Curso:
Período: 3
Professor(es): Luiz Gustavo Santana
Carga Horária: 68 h
Ano/Semestre: 2013/1
Ementa
Compreensão dos fundamentos teóricos do Serviço Social nos diferentes períodos de sua trajetória, à luz dos respectivos fundamentos epistemológicos e históricos, além da compreensão das estruturações metodológicas no percurso evolutivo da profissão. Aprofundamento no contexto brasileiro e ênfase no movimento de reconceituação do Serviço Social no Brasil.
Competências
Ao término do semestre, espera-se que o acadêmico seja capaz de compreender os fundamentos históricos, teóricos e epistemológicos do Serviço Social no Brasil após o processo de Reconceituação.
Objetivos
Programa
1. Para início de conversa: contextualizando o Serviço Social no processo histórico brasileiro
1.1. A Institucionalização e a consolidação do Serviço Social
1.2. A prática profissional no contexto de efervescência do populismo
1.3. O Serviço Social no contexto da ditadura Militar
1.4. O Serviço Social no contexto da Nova República
1.5. O Serviço Social na década de 1990
2. O processo de reconceituação do Serviço Social no Brasil: emergência, e construção do projeto profissional de ruptura
2.1. Caracterização geral do movimento: as teses configurativas
2.1.1. Superação do serviço Social tradicional
2.1.2. Desvelamento da dimensão político-ideológica da profissão e explicitação do caráter contraditório de sua prática
2.1.3. Vinculação da ação profissional com as classes populares
2.1.4. Redefinição do trabalho institucional
2.1.5. Resgate da Assistência como espaço do exercício profissional
2.2. A construção de um projeto profissional a partir da ruptura
2.2.1. As bases teóricas
2.2.1.1. Estado, instituição e política social
2.2.1.2. Classes sociais, classes populares e movimentos populares
2.2.1.3. Transformação social e Serviço Social
2.2.2. A proposta metodológica de ruptura
2.2.2.1. Os eixos articuladores
2.2.2.1.1. Formação de alianças
2.2.2.1.2. Educação popular
2.2.2.1.3. Investigação-ação
2.2.2.1.4. Assessoria aos setores populares
2.2.2.1.5. Redefinição da prática da Assistência Social
2.2.2.2. As exigências básicas
2.2.2.2.1. Articulação teoria/prática
2.2.2.2.2. Definição do objeto de intervenção
2.2.2.2.3. Relação sujeito/objeto
2.2.2.2.4. Articulação da prática profissional com a realidade social
2.2.2.2.5. Pesquisa
2.2.2.2.6. Organização da categoria profissional
2.2.2.2.7. Formação profissional
3. Os projetos profissionais na trajetória histórica do Serviço Social
3.1. O projeto tradicional
3.2. O projeto modernizador
3.3. O projeto de reatualização do conservadorismo ou fenomenológico
3.4. O projeto de ruptura
3.5. O projeto ético-político
4. Identidades e objetos: particularidades da dimensão teórico-metodológica do Serviço Social em sua trajetória histórica
4.1. Identidade e objeto profissional
4.1.1. Da origem da profissão no Brasil ao fim do Estado Novo
4.1.2. Pós Segunda Guerra Mundial
4.1.3. Anos 1970 e 1980
4.1.4. No contexto do neoliberalismo
4.2. O pluralismo e o Serviço Social
4.2.1. A construção do pluralismo
4.2.2. O pluralismo a partir dos pólos da prática metodológica
4.2.2.1. Epistemológico
4.2.2.2. Teórico
4.2.2.3. Morfológico
4.2.2.4. Técnico
4.3. Particularidades teórico-metodológicas atuais
4.3.1. A alternativa sistêmica
4.3.2. A alternativa complexa
Metodologia
No intuito de contribuir com a aprendizagem dos/as acadêmicos/as e conduzí-los/as em direção aos objetivos da aula, em consonância com os objetivos do curso, o desenvolvimento das disciplinas ocorrerá através de estratégias na modalidade presencial e semipresencial, subsidiadas por:
1. Plano de Ensino da Disciplina: documento orientador que apresenta o planejamento completo da proposta de trabalho a ser desenvolvida na disciplina: ementa da disciplina, objetivos gerais e específicos, objetivos do curso, competências e habilidades, programa, cronograma de atividades, processo metodológico, processo de avaliação, bibliografias básicas e complementares, leituras e sites recomendados e textos fundamentais para a disciplina;
2. Calendário Acadêmico: informe da Instituição de Ensino com a distribuição e disposição das aulas do semestre e das principais atividades acadêmicas previstas para o mesmo;
3. Calendário de Atividades: elaborado pelo professor responsável pela disciplina e disponibilizado aos/às alunos/as. Este material conterá todas as atividades previstas ao semestre letivo dispostas e descritas em um calendário;
3. Encontros Presenciais: a disciplina organiza-se por meio 19 encontros, com 4 horas/aula cada, distribuídos semanalmente, durante o semestre letivo, conforme calendário acadêmico. Aulas serão expositivas e dialogadas, com utilização de quadro branco e recursos como projetor de multimídia, ou retroprojetor;
4. Atividade semipresencial: serão indicadas 2 atividades nesta modalidade, com a função prioritária de estimular a produção do/a aluno/a a partir de temáticas e conteúdos complementares ao abordado nos encontros presenciais. As atividades serão analisadas pelo docente e validadas se atendida à orientação da proposta;
5. Frequência: Disponibilizada ao/à aluno/a em cada encontro presencial e após a análise das atividades semipresenciais para assinatura;
6. Avaliação da Disciplina: momentos destinados à análise da apreensão teórica dos conteúdos trabalhados em sala, pelo aluno/a. Serão 2 avaliações (G1 e G2), além da substituição, conforme normas da Instituição;
7. Leituras: as leituras indicadas deverão ocorrer no período em que ocorre a disciplina, conforme orientação do professor. Além dos textos disponíveis na Bibliografia Básica, o aluno terá acesso a leituras complementares, disponibilizadas no Material Didático a fim de aprofundar seus estudos interativamente com o grupo;
8. Reflexões e discussões: Após as leituras indicadas, espera-se que os alunos identifiquem os conceitos-chave, as idéias e as questões. Esses itens formarão a base para a discussão em sala de aula. Os/as alunos/as poderão ampliar as questões que estão sendo discutidas e sugerir leituras complementares. O professor poderá indicar aos demais alunos/as se a sugestão for pertinente à proposta de trabalho;
9. Exercícios teóricos e práticos: Exercícios planejados para complementar, ampliar e organizar a aprendizagem que serão disponibilizados ao longo das aulas. Estes exercícios poderão ser individuais ou em grupo conforme a orientação determinada pelo professor da disciplina;
10. Análise de textos: Análise de textos (crônicas, reportagens de jornais e revistas, contos, letras de músicas , entre outros ) que deverão ser explorados criticamente;
11. Pesquisa: Serão propostas, conforme a especificidade da disciplina, tarefas que envolvam pesquisas, onde o aluno deverá levantar informações e coletar dados referentes a determinados conteúdos teóricos estudados;
12. Vídeocine: se necessário, o professor da disciplina poderá fazer indicação de filmes, documentários ou pequenos filmes com o intuito de análise ou problematização dos conteúdos trabalhados;
13. Painéis e Seminários: durante o período de realização da disciplina os/as alunos/as serão estimulados à organização e apresentação de seminários e painéis, a partir dos conteúdos discutidos em sala;
15. Avaliação do processo de trabalho: momento destinado a avaliação e auto-avaliação do processo de trabalho da disciplina.
Avaliação
De acordo com resolução Nº 363 de 21 de Julho de 2010, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE):
a. A avaliação da disciplina constitui processo contínuo, sistemático e cumulativo;
b. A avaliação ocorrerá ao longo do semestre, por meio de dois graus (G1 – relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre e G2 – relativo à totalidade de saberes elaborados ao longo do semestre);
c. O grau final do semestre na disciplina resultará da média ponderada entre G1 (com peso 1) e G2 (com peso 2);
d. A composição de G1 e de G2 deverá ser na forma de prova individual e trabalhos, devendo a pontuação dos trabalhos não ultrapassar de 4,0 pontos e a pontuação da prova individual complementar os 10,0 pontos.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
G1: Peso 1
Avaliação (escrita) ....................................................................................... 6,0
Atividades e exercícios em sala de aula........................................................ 1,0
Painel: ‘Contextualizando o Serviço Social no processo histórico brasileiro’
....................................................................................................................1,0
Seminário: As teses configurativas da reconceituação ..................................... 2,0
G2: Peso 2
Avaliação escrita ......................................................................................... 6,0
Atividades e exercícios em sala de aula ....................................................... 1,0
Painel: ‘Os projetos profissionais na trajetória histórica do Serviço Social’
..................................................................................................................1.0
Estudo Dirigido: Identidades e objetos do Serviço Social................................ 1,0
Projeto Vivências Comunitárias – CRAS Taquari .......................................... 1,0
Substituição de Grau:
Prova escrita com questões objetivas e/ou discursivas (a critério do docente)........... 10,0
Bibliografia
Básica
IAMAMOTO, Marilda Vilela. O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 2009.
SCHEUNEMANN, Arno Vopel. Fundamentos Históricos e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social Contemporâneo. Canoas: Ed. ULBRA, 2010.
SILVA E SILVA, Maria Ozanira da. O Serviço Social e o Popular: resgate teórico-metodológico do projeto profissional de ruptura. São Paulo: Cortez, 2009.
Complementar
IAMAMOTO, Marilda Villela. Serviço Social em tempo de capital fetiche; capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2008.
NETTO, José Paulo. Capitalismo monopolista e serviço social. São Paulo: Cortez, 2009.
___________; CARVALHO, Raul de. Relações Sociais e serviço social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. São Paulo: Cortez, 2011.
Material Digital
BARBOSA, Douglas Ribeiro; FREIRE, Silene de Moraes. O Serviço Social crítico no
atual contexto de redemocratização da América Latina. In: Revista Katálysis, v. 9, n. 2 jul. / dez. 2006. Disponível em www.scielo.br. Acessado em 21. 01. 2011.
GUEDES, Olegna de Souza. A compreensão da pessoa humana na gênese do Serviço Social no Brasil: uma influência Neotomista. Disponível em www.ssrevista.uel.br. Acessado em 20 de janeiro de 2011.
¬¬¬¬_______________________. Do conservadorismo à moral conservadora no Serviço Social. Disponível em www.ssrevista.uel.br. Acessado em 20 de janeiro de 2011.
MONTAÑO, Carlos. O Serviço Social na América Latina e o debate no Brasil. Dossiê: Serviço Social na América Latina. Revista da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Rio de Janeiro. Disponível em www.e-publicacoes.uerj.br. Acessado em 21.01.2011.