
Plano de Ensino
Turma 1106 - Pesquisa em Serviço Social I - 2013/1
Curso:
Período: 6
Professor(es): Raquel Sabará de Freitas
Carga Horária: 68 h
Ano/Semestre: 2013/1
Ementa
As características essenciais da produção do conhecimento. A transformação do objeto social em objeto científico. A pesquisa social como competência profissional. A investigação como dimensão constitutiva do trabalho do assistente social. Os elementos e etapas de um projeto de pesquisa. A elaboração de um esboço de projeto de pesquisa social.
Competências
Entender o conhecimento humano em seus diferentes níveis de produção. Conhecer e aplicar métodos e técnicas na pesquisa em Serviço Social
Objetivos
Programa
18/02/2013 Pactuação do Plano de Ensino. Ciência e conhecimento científico.
25/02/2013 A dimensão investigativa no exercício profissional.
04/03/2013 Questões preliminares da pesquisa.
11/03/2013 Três enfoques da pesquisa: o positivismo, a fenomenologia e o marxismo.
25/03/2013 Três enfoques da pesquisa: o positivismo, a fenomenologia e o marxismo.
01/04/2013 Três enfoques da pesquisa: o positivismo, a fenomenologia e o marxismo.
06/04/2013 Primeira Semi-presencial – Introdução ao estudo do método de Marx.
08/04/2013 O método em Marx – Curso José Paulo Netto.
15/04/2013 Oficina: delimitando o tema da pesquisa.
22/04/2013 Iniciando o estudo sobre o sujeito e o objeto e pesquisa.
29/04/2013 Oficina: delimitando o problema de pesquisa.
06/05/2013 Oficina: delimitando a hipótese de pesquisa.
13/05/2013 Plantão de dúvidas: tema, problema e hipótese de pesquisa.
17/05/2013 Plantão de dúvidas: tema, problema e hipótese de pesquisa.
18/05/2013 Segunda Semi-presencial: Postar o relatório da atividade “Vivências Comunitárias”.
03/06/2013 Técnicas e métodos de pesquisa: Pesquisa com Historia de Vida ou Oral, Triangulação, entrevista semi-estruturada, observação livre.
10/06/2013 Aula coletiva
27/05/2013 Técnicas e métodos de pesquisa: Análise de Conteúdo.
17/06/2013 Técnicas e métodos de pesquisa: Estudo de Caso.
24/06/2013 Técnicas e métodos de pesquisa: Levantamento.
28/06/2013 Fechamento da disciplina.
Metodologia
A disciplina é categorizada com teórico-prática, portanto em todos os momentos serão conduzidas metodologias que integrem as reflexões teóricas e a materialização dos elementos práticos estudados. Serão usados seminários, aulas expositivas com o apoio de recursos áudio visuais. Ocorrerão orientações individuais e coletivas para delimitação do tema, problema e hipóteses de pesquisa.
Avaliação
Nessa disciplina não haverá provas de G1 e G2, nem substituição de grau em razão de sua natureza laboratorial. Tais diretivas são devidamente autorizadas pelo Conselho de Curso.
Delimitação tema, problema e hipótese - 2,5 pontos
Estudo sobre o tema – 2,5 pontos
Trabalho em grupo – 2 pontos
Trabalho com textos – 3 pontos
Total de 10 pontos
Bibliografia
Básica
LAKATOS, Eva Maria & MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 3a ed. São Paulo: Atlas, 1991.
TRIVINÕS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, Atlas, 1987.
GIL, A.; Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996.
LAKATOS, Eva Maria & MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 3a ed. São Paulo: Atlas, 1991.
TRIVINÕS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, Atlas, 1987.
GIL, A.; Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996.
LAKATOS, Eva Maria & MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 3a ed. São Paulo: Atlas, 1991.
TRIVINÕS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, Atlas, 1987.
GIL, A.; Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996.
LAKATOS, Eva Maria & MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 3a ed. São Paulo: Atlas, 1991.
TRIVINÕS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, Atlas, 1987.
GIL, A.; Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996.
LAKATOS, Eva Maria & MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 3a ed. São Paulo: Atlas, 1991.
TRIVINÕS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, Atlas, 1987.
GIL, A.; Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996.
LAKATOS, Eva Maria & MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 3a ed. São Paulo: Atlas, 1991.
TRIVINÕS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, Atlas, 1987.
GIL, A.; Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996.
LAKATOS, Eva Maria & MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 3a ed. São Paulo: Atlas, 1991.
TRIVINÕS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, Atlas, 1987.
GIL, A.; Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996.
LAKATOS, Eva Maria & MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 3a ed. São Paulo: Atlas, 1991.
TRIVINÕS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, Atlas, 1987.
GIL, A.; Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996.
LAKATOS, Eva Maria & MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 3a ed. São Paulo: Atlas, 1991.
TRIVINÕS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, Atlas, 1987.
GIL, A.; Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996.
LAKATOS, Eva Maria & MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 3a ed. São Paulo: Atlas, 1991.
TRIVINÕS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, Atlas, 1987.
GIL, A.; Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996.
LAKATOS, Eva Maria & MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 3a ed. São Paulo: Atlas, 1991.
TRIVINÕS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, Atlas, 1987.
GIL, A.; Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996.
Complementar
FACHIN, Os Fundamentos de metodologia. São Paulo: Editora Atlas, 1993.
SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2000.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
CARVALHO, M.C.M. de - Técnicas de metodologia científica: construindo o saber. Campinas: Editora Papiros, 1988.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
MARCONI, M.. A. & LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1982.
FACHIN, Os Fundamentos de metodologia. São Paulo: Editora Atlas, 1993.
SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2000.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
CARVALHO, M.C.M. de - Técnicas de metodologia científica: construindo o saber. Campinas: Editora Papiros, 1988.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
MARCONI, M.. A. & LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1982.
FACHIN, Os Fundamentos de metodologia. São Paulo: Editora Atlas, 1993.
SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2000.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
CARVALHO, M.C.M. de - Técnicas de metodologia científica: construindo o saber. Campinas: Editora Papiros, 1988.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
MARCONI, M.. A. & LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1982.
FACHIN, Os Fundamentos de metodologia. São Paulo: Editora Atlas, 1993.
SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2000.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
CARVALHO, M.C.M. de - Técnicas de metodologia científica: construindo o saber. Campinas: Editora Papiros, 1988.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
MARCONI, M.. A. & LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1982.
FACHIN, Os Fundamentos de metodologia. São Paulo: Editora Atlas, 1993.
SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2000.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
CARVALHO, M.C.M. de - Técnicas de metodologia científica: construindo o saber. Campinas: Editora Papiros, 1988.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
MARCONI, M.. A. & LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1982.
FACHIN, Os Fundamentos de metodologia. São Paulo: Editora Atlas, 1993.
SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2000.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
CARVALHO, M.C.M. de - Técnicas de metodologia científica: construindo o saber. Campinas: Editora Papiros, 1988.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
MARCONI, M.. A. & LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1982.
FACHIN, Os Fundamentos de metodologia. São Paulo: Editora Atlas, 1993.
SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2000.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
CARVALHO, M.C.M. de - Técnicas de metodologia científica: construindo o saber. Campinas: Editora Papiros, 1988.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
MARCONI, M.. A. & LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1982.
FACHIN, Os Fundamentos de metodologia. São Paulo: Editora Atlas, 1993.
SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2000.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
CARVALHO, M.C.M. de - Técnicas de metodologia científica: construindo o saber. Campinas: Editora Papiros, 1988.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
MARCONI, M.. A. & LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1982.
FACHIN, Os Fundamentos de metodologia. São Paulo: Editora Atlas, 1993.
SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2000.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
CARVALHO, M.C.M. de - Técnicas de metodologia científica: construindo o saber. Campinas: Editora Papiros, 1988.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
MARCONI, M.. A. & LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1982.
FACHIN, Os Fundamentos de metodologia. São Paulo: Editora Atlas, 1993.
SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2000.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
CARVALHO, M.C.M. de - Técnicas de metodologia científica: construindo o saber. Campinas: Editora Papiros, 1988.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
MARCONI, M.. A. & LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1982.
FACHIN, Os Fundamentos de metodologia. São Paulo: Editora Atlas, 1993.
SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2000.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
CARVALHO, M.C.M. de - Técnicas de metodologia científica: construindo o saber. Campinas: Editora Papiros, 1988.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
MARCONI, M.. A. & LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1982.