Plano de Ensino

Turma 1103 - Fundamentos Teorico-Metodológicos do Serviço Social II - 2014/1

Curso:

Período: 3

Professor(es): Maurício José da Silva

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2014/1

Ementa

Compreensão dos fundamentos teóricos do Serviço Social nos diferentes períodos de sua trajetória, à luz dos respectivos fundamentos epistemológicos e históricos, além da compreensão das estruturações metodológicas no percurso evolutivo da profissão. Aprofundamento no contexto brasileiro e ênfase no movimento de reconceituação do Serviço Social no Brasil.

Competências

Ao término do semestre, espera-se que o acadêmico seja capaz de compreender os fundamentos, teóricos e epistemológicos do Serviço Social no Brasil após o processo de Reconceituação.

Objetivos

Programa

1. Contextualizando o Serviço Social no processo histórico brasileiro.
1.1. A institucionalização e a consolidação do Serviço Social.
1.2. A prática profissional no contexto de efervescência do populismo.
1.3. O Serviço Social no contexto da Ditadura Militar.
1.4. O Serviço Social no contexto da Nova República.
1.5. O Serviço Social na década de 1990.
2. O processo de reconceituação do Serviço Social no Brasil: emergência do movimento de ruptura.
2.1. Caracterização geral do movimento.
2.2. As teses configurativas.
3. Os projetos profissionais na trajetória histórica do Serviço Social.
3.1. Projeto tradicional.
3.2. Projeto modernizador.
3.3. Projeto de reatualização do conservadorismo ou fenomenológico.
4. Esforço de construção de um projeto profissional a partir da ruptura.
4.1. Em busca de bases teóricas na construção do Projeto Profissional de Ruptura.
4.2. A proposta metodológica de ruptura.
5. O projeto profissional de ruptura.
5.1 Projeto ético-político.
6. Identidades e objetos: particularidades da dimensão teórico-metodológica do Serviço Social em sua trajetória histórica.
6.1. Identidade e objeto profissional.
6.2. O pluralismo e o Serviço Social.
6.3. Particularidades teórico-metodológicas atuais.

Cronograma
Aula 1 (06.02) – Pactuação do Plano de ensino; Contextualizando o Serviço Social no processo histórico brasileiro.
Aula 2 (13.02) – A institucionalização e a consolidação do Serviço Social; A prática profissional no contexto de efervescência do populismo.
Aula 3 (20.02) – O Serviço Social no contexto da Ditadura Militar; O Serviço Social no contexto da Nova República.
Aula 4 (27.02) – O Serviço Social na década de 1990.
Aula 5 (06.03) – O processo de reconceituação do Serviço Social no Brasil: emergência do movimento ruptura. Caracterização geral do movimento e as teses configurativas.
Aula 6 (13.03) – Os projetos profissionais na trajetória histórica do Serviço Social: Projeto tradicional, modernizador; projeto de reatualização do conservadorismo ou fenomenológico.
Aula 7 (20.03) – Esforço de construção de um projeto profissional a partir da ruptura: em busca das bases teóricas.
Web Atividade 1 (22.03) – comente de forma resumida os quatro seminários de teorização do Serviço Social (Araxá, Teresópolis, Sumaré e Alto da Boa Vista) em seu processo de reconceituação.
Aula 8 (27.03) – Exercício coletivo – Atividade 1.
G1 (03.04) – Avaliação Grau 1.
Aula 9 (10.04) – A proposta metodológica de ruptura.
Aula 10 (24.04) – O projeto profissional de ruptura.
Aula 11 (08.05) – O Projeto ético-político.
Aula 12 (15.05) – Identidade e objeto profissional.
Aula 13 (22.05) – o pluralismo e o Serviço Social.
Web Atividade 2 (24.05) – Analise o contexto profissional do Serviço Social hoje, e aponte fatores que evidencie o rompimento com o Serviço Social Tradicional.
Aula 14 (29.05) – Particularidades teórico-metodológicas atuais.
Aula 15 (05.06) – Exercício coletivo – Atividade 2.
G2 (26.06) – Avaliação Grau 2.

Metodologia

As aulas constarão de exposição dialogada dos conteúdos teóricos, com debates e exercícios que estimulem a participação do acadêmico, dando-lhe protagonismo no processo de ensino/aprendizagem. Os conteúdos serão correlacionados com a realidade estimulando a reflexão crítica dos acadêmicos. Utilizar-se-á de recursos audiovisuais como: slides, imagens, vídeos, entre outros, como instrumentos dinamizadores das aulas presenciais. Para tornar efetiva a proposta de aprendizagem serão desenvolvidos trabalhos complementares aos conteúdos ministrados em sala de aula, exercícios de fixação e web atividades, vislumbrando o desenvolvimento da leitura e escrita dos acadêmicos, bem como sua inserção no universo da pesquisa e produção de conhecimento.

Avaliação

G1: Peso 1
Avalição escrita (individual) 6,0
Trabalho: Produção de estudo bibliográfico sobre o Movimento de Reconceituação do Serviço Social – Parte 1 (grupo) 3,0
Participação nas atividades propostas em sala 1,0

G2: Peso 2
Avalição escrita (individual) 6,0
Trabalho: Produção de texto bibliográfico sobre o Movimento de Reconceituação do Serviço Social – Parte 2 (grupo) 3,0
Participação nas atividades propostas em sala 1,0

Substituição de Grau:
Prova escrita (individual) com questões objetivas e/ou discursivas (a critério do docente) dos conteúdos do semestre 10,0

Bibliografia

Básica

______. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 2009.
IAMAMOTO, Marilda Vilela; CARVALHO, Raul de. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. São Paulo: Cortez, 2011.
SILVA E SILVA, Maria Ozanira da. Serviço Social e o Popular: resgate teórico-metodológico do projeto profissional de ruptura. São Paulo: Cortez, 2009.

______. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 2009.
IAMAMOTO, Marilda Vilela; CARVALHO, Raul de. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. São Paulo: Cortez, 2011.
SILVA E SILVA, Maria Ozanira da. Serviço Social e o Popular: resgate teórico-metodológico do projeto profissional de ruptura. São Paulo: Cortez, 2009.

______. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 2009.
IAMAMOTO, Marilda Vilela; CARVALHO, Raul de. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. São Paulo: Cortez, 2011.
SILVA E SILVA, Maria Ozanira da. Serviço Social e o Popular: resgate teórico-metodológico do projeto profissional de ruptura. São Paulo: Cortez, 2009.

______. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 2009.
IAMAMOTO, Marilda Vilela; CARVALHO, Raul de. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. São Paulo: Cortez, 2011.
SILVA E SILVA, Maria Ozanira da. Serviço Social e o Popular: resgate teórico-metodológico do projeto profissional de ruptura. São Paulo: Cortez, 2009.

______. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 2009.
IAMAMOTO, Marilda Vilela; CARVALHO, Raul de. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. São Paulo: Cortez, 2011.
SILVA E SILVA, Maria Ozanira da. Serviço Social e o Popular: resgate teórico-metodológico do projeto profissional de ruptura. São Paulo: Cortez, 2009.

______. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 2009.
IAMAMOTO, Marilda Vilela; CARVALHO, Raul de. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. São Paulo: Cortez, 2011.
SILVA E SILVA, Maria Ozanira da. Serviço Social e o Popular: resgate teórico-metodológico do projeto profissional de ruptura. São Paulo: Cortez, 2009.

______. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 2009.
IAMAMOTO, Marilda Vilela; CARVALHO, Raul de. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. São Paulo: Cortez, 2011.
SILVA E SILVA, Maria Ozanira da. Serviço Social e o Popular: resgate teórico-metodológico do projeto profissional de ruptura. São Paulo: Cortez, 2009.

______. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 2009.
IAMAMOTO, Marilda Vilela; CARVALHO, Raul de. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. São Paulo: Cortez, 2011.
SILVA E SILVA, Maria Ozanira da. Serviço Social e o Popular: resgate teórico-metodológico do projeto profissional de ruptura. São Paulo: Cortez, 2009.

Complementar

ABRAMIDES, Maria Beatriz Costa. Desafios do projeto profissional de ruptura com o conservadorismo. Em: Serviço social & sociedade, Vol. 28, n. 91 (set. 2007). p. 34-48.
IAMAMOTO, Marilda Vilela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2008.
______. Capitalismo monopolista e Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2009.
SCHEUNEMANN, Arno Vorpagel. Fundamentos Históricos e Teórico-metodológicos do Serviço Social Contemporâneo. Canoas: Ed. ULBRA, 2010.
NETTO, José Paulo. Ditadura e serviço social: uma análise do serviço social na Brasil pós-64. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

ABRAMIDES, Maria Beatriz Costa. Desafios do projeto profissional de ruptura com o conservadorismo. Em: Serviço social & sociedade, Vol. 28, n. 91 (set. 2007). p. 34-48.
IAMAMOTO, Marilda Vilela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2008.
______. Capitalismo monopolista e Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2009.
SCHEUNEMANN, Arno Vorpagel. Fundamentos Históricos e Teórico-metodológicos do Serviço Social Contemporâneo. Canoas: Ed. ULBRA, 2010.
NETTO, José Paulo. Ditadura e serviço social: uma análise do serviço social na Brasil pós-64. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

ABRAMIDES, Maria Beatriz Costa. Desafios do projeto profissional de ruptura com o conservadorismo. Em: Serviço social & sociedade, Vol. 28, n. 91 (set. 2007). p. 34-48.
IAMAMOTO, Marilda Vilela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2008.
______. Capitalismo monopolista e Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2009.
SCHEUNEMANN, Arno Vorpagel. Fundamentos Históricos e Teórico-metodológicos do Serviço Social Contemporâneo. Canoas: Ed. ULBRA, 2010.
NETTO, José Paulo. Ditadura e serviço social: uma análise do serviço social na Brasil pós-64. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

ABRAMIDES, Maria Beatriz Costa. Desafios do projeto profissional de ruptura com o conservadorismo. Em: Serviço social & sociedade, Vol. 28, n. 91 (set. 2007). p. 34-48.
IAMAMOTO, Marilda Vilela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2008.
______. Capitalismo monopolista e Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2009.
SCHEUNEMANN, Arno Vorpagel. Fundamentos Históricos e Teórico-metodológicos do Serviço Social Contemporâneo. Canoas: Ed. ULBRA, 2010.
NETTO, José Paulo. Ditadura e serviço social: uma análise do serviço social na Brasil pós-64. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

ABRAMIDES, Maria Beatriz Costa. Desafios do projeto profissional de ruptura com o conservadorismo. Em: Serviço social & sociedade, Vol. 28, n. 91 (set. 2007). p. 34-48.
IAMAMOTO, Marilda Vilela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2008.
______. Capitalismo monopolista e Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2009.
SCHEUNEMANN, Arno Vorpagel. Fundamentos Históricos e Teórico-metodológicos do Serviço Social Contemporâneo. Canoas: Ed. ULBRA, 2010.
NETTO, José Paulo. Ditadura e serviço social: uma análise do serviço social na Brasil pós-64. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

ABRAMIDES, Maria Beatriz Costa. Desafios do projeto profissional de ruptura com o conservadorismo. Em: Serviço social & sociedade, Vol. 28, n. 91 (set. 2007). p. 34-48.
IAMAMOTO, Marilda Vilela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2008.
______. Capitalismo monopolista e Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2009.
SCHEUNEMANN, Arno Vorpagel. Fundamentos Históricos e Teórico-metodológicos do Serviço Social Contemporâneo. Canoas: Ed. ULBRA, 2010.
NETTO, José Paulo. Ditadura e serviço social: uma análise do serviço social na Brasil pós-64. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

ABRAMIDES, Maria Beatriz Costa. Desafios do projeto profissional de ruptura com o conservadorismo. Em: Serviço social & sociedade, Vol. 28, n. 91 (set. 2007). p. 34-48.
IAMAMOTO, Marilda Vilela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2008.
______. Capitalismo monopolista e Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2009.
SCHEUNEMANN, Arno Vorpagel. Fundamentos Históricos e Teórico-metodológicos do Serviço Social Contemporâneo. Canoas: Ed. ULBRA, 2010.
NETTO, José Paulo. Ditadura e serviço social: uma análise do serviço social na Brasil pós-64. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

ABRAMIDES, Maria Beatriz Costa. Desafios do projeto profissional de ruptura com o conservadorismo. Em: Serviço social & sociedade, Vol. 28, n. 91 (set. 2007). p. 34-48.
IAMAMOTO, Marilda Vilela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2008.
______. Capitalismo monopolista e Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2009.
SCHEUNEMANN, Arno Vorpagel. Fundamentos Históricos e Teórico-metodológicos do Serviço Social Contemporâneo. Canoas: Ed. ULBRA, 2010.
NETTO, José Paulo. Ditadura e serviço social: uma análise do serviço social na Brasil pós-64. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

Material Digital