
Plano de Ensino
Turma 1113 - Desenvolvimento e Sustentabilidade - 2014/2
Curso:
Período: 2
Professor(es): Ewandelina de Moraes
Carga Horária: 68 h
Ano/Semestre: 2014/2
Ementa
Conhecimentos básicos e reflexões das relações do desenvolvimento histórico, tecnológico, produtivo e social do homem com a Natureza. A importância sustentabilidade da vida na Terra. As questões ambientais no contexto da interdisciplinaridade, considerando como principais, os temas relacionados à implementação de ações e práticas que tenham o Desenvolvimento Sustentável como objetivo. A interação sociedade-natureza e suas relações com as principais problemáticas atuais.
Competências
Entender o processo evolutivo da sociedade e o contexto histórico do surgimento do tema Desenvolvimento Sustentável e sua importância na atualidade;
Conhecer o conceito de participação social e “empoderamento” dos sujeitos na solução dos problemas do meio ambiente para que sejam coerentes com a sustentabilidade;
Entender os problemas vivenciados no contexto ambiental e a complexidade dos mesmos em âmbito local e mundial;
Fazer uma leitura ética da questão ambiental, se percebendo como sujeito pensante e ativo no processo.
Objetivos
Programa
Aula 1 – 29 de Julho de 2014.
Tema: Sustentabilidade: De que, Para quem, Para o quê? LOUREIRO2012.
Aula expositiva
Atividade individual
Debate
Aula 2- 5 de Agosto de 2014.
Tema: Sustentabilidade e educação. LOUREIRO2012.
Estudo dirigido / grupo
Aula 3 – 12 de Agosto de 2014.
Temas:
1 – Homem – natureza: a nova relação ética;
2 – A relação homem- natureza e suas interfaces;
3 – O desafio do desenvolvimento sustentável;
4 – Carta escrita no ano de 2070.
Estudo dirigido em grupo.
Aula 4- 19 de Agosto de 2014.
Tema: Interdisciplinaridade, ambiente e desenvolvimento sustentável. LEFF, 2007
Aula 5 – 26 de Agosto de 2014.
Tema: Atividade de planejamento da XVII EXPRO
Aula 6 – 2 de Setembro de 2014
Tema: Pensar a complexidade ambiental.LEFF, 2007.
Aula 7- 9 de Setembro de 2014.
Tema: Necessidades de formação do assistente social no campo ambiental. (Serviço Social e meio ambiente.)
Aula 8- 13 de Setembro de 2014
1º Web Atividade. Atividade via portal
Parte teórica do Seminário
Aula 9 – 16 de Setembro de 2014
Tema 1: Reflexão sobre o papel dos assistentes sociais como educadores ambientais. (Serviço Social e meio ambiente.)
Tema 2: O meio ambiente como fator de desenvolvimento: uma perspectiva a partir do Serviço Social. (Serviço Social e meio ambiente.)
Aula 10 – 23 de Setembro de 2014
Tema: Novos espaços de atuação sócio-ocupacional do Serviço Social: a responsabilidade socioambiental em perspectiva. GUERRA, 2013
Aula 11- 30 de Setembro de 2014
Tema: Avaliação de Grau 1
Aula 12- 7 de Outubro de 2014.
Tema: A (in) sustentabilidade do Desenvolvimento Sustentável. SILVA,2010.
Aula 13- 14 de Outubro de 2014.
Tema: O Estado da arte do debate sobre Desenvolvimento Sustentável. SILVA, 2010.
Aula 14- 21 de Outubro de 2014.
Tema: A sustentabilidade ambiental em foco: uma questão técnica. SILVA, 2010
Aula 15- 28 de Outubro de 2014.
Tema: XVII EXPRO
Aula 16- 1 de Novembro de 2014.
Tema: 2º Web Atividade / Via portal
Relatório sistematizado da XVII EXPRO
Aula 17 – 4 de Novembro de 2014
Tema: Desenvolvimento Sustentável: principais estratégias de implementação. SILVA, 2010.
Aula 18- 11 de Novembro de 2014.
Tema: Aula de revisão.
Questionário
Aula 19- 18 de Novembro de 2014.
Tema: Avaliação de Grau 2
Aula 20- 25 de Novembro de 2014.
Tema: Entrega das Avaliações de G2;
Fechamento da disciplina.
Aula 21 – 2 de Dezembro de 2014.
Substituição de Grau
Conteúdos Cumulativos
Metodologia
No intuito de contribuir para a aprendizagem dos acadêmicos e conduzí-los em direção aos objetivos da aula, em consonância com os objetivos do curso, o professor empregará as seguintes técnicas de ensino:
Aulas expositivas e dialogadas, com utilização de quadro branco e recursos como projetor de multimídia, ou retro-projetor.
Pesquisa na rede mundial de computadores e na biblioteca;
Seminários para apresentação de trabalhos de pesquisa;
Estudos dirigidos em sala de aula;
Debates;
Web Atividades, via portal;
Trabalhos individuais e coletivos.
Avaliação
De acordo com resolução Nº 363 de 21 de Julho de 2010, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE):
a. A avaliação da disciplina constitui processo contínuo, sistemático e cumulativo;
b. A avaliação ocorrerá ao longo do semestre, por meio de dois graus (G1 – relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre e G2 – relativo à totalidade de saberes elaborados ao longo do semestre);
c. O grau final do semestre na disciplina resultará da média ponderada entre G1 (com peso 1) e G2 ( com peso 2);
d. A composição de G1 e de G2 deverá ser na forma de prova individual e trabalhos, devendo a pontuação dos trabalhos não ultrapassar de 4,0 pontos e a pontuação da prova individual complementar os 10,0 pontos.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Avaliação de G1
6.0 pontos Prova Objetiva e Subjetiva
1.5 Seminário
2.5 Atividades em sala ( individual / grupo)
Avaliação de G2
6.0 pontos Prova
1.0 ponto Relatório da EXPRO
1.0 ponto sistematização do Projeto da disciplina
2.0 pontos atividades em sala
Bibliografia
Básica
Dias, Reinaldo
Gestão ambiental : responsabilidade social e sustentabilidade / Reinaldo Dias. São Paulo : Atlas, 2006. 196 p.
Radomsky, Guilherme Francisco Waterloo
Desenvolvimento e sustentabilidade / Guilherme Francisco Waterloo, Adriana Paola Paredes Peñafiel. Canoas : Ed. ULBRA, [200-]. 140 p., il.
Silva, Maria das Graças e.
Questão ambiental e desenvolvimento sustentável : um desafio ético-político ao Serviço Social / Maria das Graças e Silva. São Paulo : Cortez, 2010. 256 p.
Complementar
Brasil. Ministério do Meio Ambiente. Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 nacional
Agenda 21 brasileira : bases para discussão / Ministério do Meio Ambiente. Brasília : MMA, 2000. 192 p.
Gomes, Kelines.Competência técnico-operativa em serviço social / Kelines Gomes, Simone da Fonseca Sanghi, Maria Suzete Muller Lopes. – Canoas: Ed.ULBRA, 2010
SACHS, Ignacy. Rumo à ecossocioeconomia: teoria e prática do desenvolvimento. São Paulo: Cortez, 2007