
Plano de Ensino
Turma 1114 - Serviço Social e Educação - 2014/2
Curso:
Período: 8
Professor(es): Luiz Gustavo Santana
Carga Horária: 68 h
Ano/Semestre: 2014/2
Ementa
O Serviço Social e a política de educação, aproximações e fundamentos teórico-metodológicos. A função social da escola. A construção profissional do assistente social na educação. O debate contemporâneo da inserção do assistente social como profissional na escola. O perfil profissional nessa política social. As dimensões pedagógica e educativa do assistente social.
Competências
- Posicionar-se criticamente em relação à complexidade da organização do sistema educacional, do currículo e da gestão, frente à diversidade e aos desafios da sociedade atual;
- Reconhecer o objeto de trabalho (investigação e intervenção) do assistente social na política educacional a partir dos princípios ético-políticos da profissão;
apreensão crítica dos processos sociais de produção e reprodução das relações sociais numa perspectiva de totalidade.
Objetivos
Programa
Unidade I – Política de Educação: conjuntura, estrutura e perspectivas
1.1 Educação: em busca de um sentido e um significado
1.2 Educação no contexto das transformações da sociedade contemporânea
1.3 Políticas Educacionais, Reformas do Ensino e os Planos e Diretrizes
1.3.1 Políticas Educacionais: aspectos sociopolíticos e históricos
1.3.2 As Reformas Educacionais e os Planos de Educação
1.3.3 Estrutura e Organização do Ensino Brasileiro: aspectos legais e organizacionais
1.3.3.1 A Estrutura do Ensino
1.3.3.2 Princípios de Organização – LDB/1996
1.3.3.3 Organização Administrativa, Pedagógica e Curricular do Sistema de Ensino
1.3.3.4 Níveis e Modalidades de Educação e de Ensino
1.3.3.5 Financiamento da Educação
1.3.3.6 Programas do FNADE
1.3.3.7 Sistema de Organização e gestão da escola
Unidade II – Política de Educação e Serviço Social
2.1 Concepção de educação que orienta a atuação de assistentes sociais na Política de Educação
2.2 Particularidades da ação profissional na política de educação
2.3 As ações profissionais dos/as assistentes sociais na Política de Educação
2.4 Atuação profissional na Educação em Palmas no Tocantins
Cronograma
AULA 1 (30.07) – Início das Atividades do Semestre. Avaliação Diagnóstica e Contextualização da disciplina para o curso.
AULA 2 (06.08) – Discussão do Plano de Ensino da Disciplina: destaque para a etapa 1- Instrumentos de avaliação e referências. Eixo temático: “Educação: em busca de um sentido e um significado”.
AULA 3 (13.08) – – Eixo Temático: “Educação no contexto das transformações da sociedade contemporânea”
AULA 4 (20.08) Eixo Temático: “Políticas Educacionais, Reformas do Ensino e os Planos e Diretrizes” - Políticas Educacionais: aspectos sociopolíticos e históricos
AULA 5 (27.08) – Eixo Temático: “Políticas Educacionais, Reformas do Ensino e os Planos e Diretrizes” - As Reformas Educacionais e os Planos Nacionais de Educação
AULA 6 (03.09) – Eixo Temático: “Estrutura e Organização do Ensino Brasileiro: Aspectos Legais e Organizacionais”
AULA 7 (10.09) – Eixo Temático: “Estrutura e Organização do Ensino Brasileiro: Aspectos Legais e Organizacionais”
AULA 8 (13.09) – Web Atividade 1: “Educação para além do capital”
AULA 9 (17.09) – Atividade para Planejamento da EXPRO
AULA 10 (24.09) – Eixo Temático: “Sistema de Organização e Gestão da Escola”
AULA 11 (01.10) – Avaliação G1
AULA 12 (08.10) – Devolutiva da avaliação e considerações sobre o processo de trabalho na G1. Apresentação e discussão da etapa de trabalho G2
AULA 13 (22.10) – Eixo Temático: “Política de Educação e Serviço Social” - Concepção de educação que orienta a atuação de assistentes sociais na Política de Educação.
AULA 14 (29.10) – Exposição das Profissões (EXPRO)
AULA 15 (01.11) – Web Atividade 2: Relatório de Atividades EXPRO
AULA 16 (05.11) – Eixo Temático: “Política de Educação e Serviço Social” - Particularidades da ação profissional na política de educação.
AULA 17 (12.11) – Eixo Temático: “Política de Educação e Serviço Social” - As ações profissionais dos/as assistentes sociais na Política de Educação.
AULA 18 (19.11) – Eixo Temático: “Política de Educação e Serviço Social” - Atuação profissional na Educação em Palmas, no Tocantins.
AULA 19 (26.11) – Avaliação G2
AULA 20 (03.12) – Devolutiva de G2. Avaliação do processo de trabalho. Exposição dos trabalhos: Pesquisa de Campo.
AULA 21 (10.12) – Substituição de Grau
Metodologia
No intuito de contribuir com a aprendizagem dos/as acadêmicos/as e conduzí-los/as em direção aos objetivos da aula, em consonância com os objetivos da disciplina e do curso, a disciplina valer-se-á de alguns recursos didáticos e estratégias de ensino, a saber:
1. Plano de Ensino da Disciplina: este documento orientador que apresenta o planejamento completo da proposta de trabalho a ser desenvolvida na disciplina (ementa da disciplina, objetivos gerais e específicos, objetivos do curso, competências e habilidades, programa, cronograma de atividades, processo metodológico, processo de avaliação, bibliografias básicas e complementares, leituras e sites recomendados e textos fundamentais para a disciplina) será apresentado e discutido durante o semestre letivo, na tentativa de manter clara a proposta e finalidade da disciplina;
2. Calendário Acadêmico: sendo este, um informe da Instituição de Ensino que congrega a distribuição e disposição das aulas do semestre e das principais atividades acadêmicas previstas para o mesmo, será também norteador para as ações e atividades propostas e seguidas no calendário da disciplina;
3. Encontros Presenciais: a disciplina organiza-se por meio 19 encontros, com 3 horas/aula cada, distribuídos semanalmente, durante o semestre letivo, conforme calendário acadêmico. Aulas serão expositivas e dialogadas, com utilização de quadro branco e recursos como projetor de multimídia, ou retroprojetor;
4. Web Atividade: serão indicadas 2 atividades nesta modalidade, com a função prioritária de complementar o estudo e estimular a produção do/a aluno/a a partir de temáticas e conteúdos transversais ao abordado nos encontros presenciais. As atividades serão analisadas pelo docente e validadas se atendidas às orientações da proposta;
5. Avaliação da Disciplina: momentos destinados à análise da apreensão teórica dos conteúdos trabalhados em sala, pelo aluno/a. Serão 2 avaliações (G1 e G2), além da substituição, conforme normas da Instituição;
6. Leituras: as leituras indicadas deverão ocorrer no período em que ocorre a disciplina, conforme orientação do professor. Além dos textos disponíveis na Bibliografia Básica, o aluno terá acesso a leituras complementares, disponibilizadas no Material Didático a fim de aprofundar seus estudos interativamente com o grupo;
7. Debate: esta estratégia será utilizada no início do semestre letivo, na composição de G1 sobre temática central da disciplina. As orientações e planejamento serão feitas durante as aulas da disciplina. Será utilizada material/obra de referência na área;
8. Painel: esta estratégia será utilizada no início do semestre letivo, na composição de G1 sobre temática central da disciplina: Política Social e a realidade brasileira. As orientações e planejamento serão feitas durante as aulas da disciplina. Será utilizada material/obra de referência na área;
9. Seminário: durante o período de realização da disciplina os/as alunos/as serão estimulados à organização e apresentação de seminários a partir dos conteúdos discutidos em sala;
10. Análise de textos: Análise de textos (crônicas, reportagens de jornais e revistas, contos, letras de músicas , entre outros ) que deverão ser explorados criticamente;
11. Pesquisa: Serão propostas, conforme a especificidade da disciplina, tarefas que envolvam pesquisas, onde o aluno deverá levantar informações e coletar dados referentes a determinados conteúdos teóricos estudados;
12. Avaliação do processo de trabalho: momento destinado a avaliação e auto-avaliação do processo de trabalho da disciplina.
Avaliação
De acordo com resolução Nº 363 de 21 de Julho de 2010, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE):
a. A avaliação da disciplina constitui processo contínuo, sistemático e cumulativo;
b. A avaliação ocorrerá ao longo do semestre, por meio de dois graus (G1 – relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre e G2 – relativo à totalidade de saberes elaborados ao longo do semestre);
c. O grau final do semestre na disciplina resultará da média ponderada entre G1 (com peso 1) e G2 (com peso 2);
d. A composição de G1 e de G2 deverá ser na forma de prova individual e trabalhos, devendo a pontuação dos trabalhos não ultrapassar de 4,0 pontos e a pontuação da prova individual complementar os 10,0 pontos.
GRAU 1
Avaliação Escrita (individual) – valor 6,0
Painel “Educação no contexto das transformações da sociedade contemporânea” (grupo) – valor 1,0
Seminário “Estrutura e Organização do Ensino Brasileiro: Aspectos Legais e Organizacionais” (grupo) – valor 2,0
Atividades e exercícios em sala – valor 1,0
GRAU 2
Avaliação Escrita (individual) – 6,0
Participação na EXPRO – valor 1,0
Debate “Concepção de educação que orienta a atuação de assistentes sociais na Política de Educação” – valor 1,0
Atividades e exercícios em sala – valor 1,0
Relatório: Organização e gestão do espaço escolar – valor 1,0
Substituição de Grau
Avaliação Individual - valor 10,0
Bibliografia
Básica
IAMAMOTO, Marilda Villela. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 6. ed. São Paulo : Cortez, 2003. 326 p.
CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Subsídios para atuação de assistentes sociais na política de educação. Brasília: CFESS, 2013. 53 p. (Trabalho e projeto profissional nas políticas sociais).
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 3. ed., rev. e ampl. Goiânia : Alternativa, 2001. 259 p.
IAMAMOTO, Marilda Villela. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 6. ed. São Paulo : Cortez, 2003. 326 p.
CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Subsídios para atuação de assistentes sociais na política de educação. Brasília: CFESS, 2013. 53 p. (Trabalho e projeto profissional nas políticas sociais).
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 3. ed., rev. e ampl. Goiânia : Alternativa, 2001. 259 p.
IAMAMOTO, Marilda Villela. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 6. ed. São Paulo : Cortez, 2003. 326 p.
CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Subsídios para atuação de assistentes sociais na política de educação. Brasília: CFESS, 2013. 53 p. (Trabalho e projeto profissional nas políticas sociais).
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 3. ed., rev. e ampl. Goiânia : Alternativa, 2001. 259 p.
IAMAMOTO, Marilda Villela. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 6. ed. São Paulo : Cortez, 2003. 326 p.
CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Subsídios para atuação de assistentes sociais na política de educação. Brasília: CFESS, 2013. 53 p. (Trabalho e projeto profissional nas políticas sociais).
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 3. ed., rev. e ampl. Goiânia : Alternativa, 2001. 259 p.
IAMAMOTO, Marilda Villela. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 6. ed. São Paulo : Cortez, 2003. 326 p.
CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Subsídios para atuação de assistentes sociais na política de educação. Brasília: CFESS, 2013. 53 p. (Trabalho e projeto profissional nas políticas sociais).
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 3. ed., rev. e ampl. Goiânia : Alternativa, 2001. 259 p.
IAMAMOTO, Marilda Villela. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 6. ed. São Paulo : Cortez, 2003. 326 p.
CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Subsídios para atuação de assistentes sociais na política de educação. Brasília: CFESS, 2013. 53 p. (Trabalho e projeto profissional nas políticas sociais).
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 3. ed., rev. e ampl. Goiânia : Alternativa, 2001. 259 p.
IAMAMOTO, Marilda Villela. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 6. ed. São Paulo : Cortez, 2003. 326 p.
CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Subsídios para atuação de assistentes sociais na política de educação. Brasília: CFESS, 2013. 53 p. (Trabalho e projeto profissional nas políticas sociais).
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 3. ed., rev. e ampl. Goiânia : Alternativa, 2001. 259 p.
Complementar
LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar, políticas, estruturas e organização. 2 ed. SP: Cortez, 2005.
SOUZA, Iris de Lima. Serviço Social e educação: uma questão em debate. Interface – Natal/ RN – v1. 2005.
NEVES, Lúcia Maria Wanderley. Educação e política no Brasil de hoje. São Paulo: Cortez, 2002.
SAVIANI, Dermeval. Da nova LDB ao Plano Nacional de Educação: por uma outra política educacional. São Paulo: Autores Associados. 1998.
LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar, políticas, estruturas e organização. 2 ed. SP: Cortez, 2005.
SOUZA, Iris de Lima. Serviço Social e educação: uma questão em debate. Interface – Natal/ RN – v1. 2005.
NEVES, Lúcia Maria Wanderley. Educação e política no Brasil de hoje. São Paulo: Cortez, 2002.
SAVIANI, Dermeval. Da nova LDB ao Plano Nacional de Educação: por uma outra política educacional. São Paulo: Autores Associados. 1998.
LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar, políticas, estruturas e organização. 2 ed. SP: Cortez, 2005.
SOUZA, Iris de Lima. Serviço Social e educação: uma questão em debate. Interface – Natal/ RN – v1. 2005.
NEVES, Lúcia Maria Wanderley. Educação e política no Brasil de hoje. São Paulo: Cortez, 2002.
SAVIANI, Dermeval. Da nova LDB ao Plano Nacional de Educação: por uma outra política educacional. São Paulo: Autores Associados. 1998.
LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar, políticas, estruturas e organização. 2 ed. SP: Cortez, 2005.
SOUZA, Iris de Lima. Serviço Social e educação: uma questão em debate. Interface – Natal/ RN – v1. 2005.
NEVES, Lúcia Maria Wanderley. Educação e política no Brasil de hoje. São Paulo: Cortez, 2002.
SAVIANI, Dermeval. Da nova LDB ao Plano Nacional de Educação: por uma outra política educacional. São Paulo: Autores Associados. 1998.
LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar, políticas, estruturas e organização. 2 ed. SP: Cortez, 2005.
SOUZA, Iris de Lima. Serviço Social e educação: uma questão em debate. Interface – Natal/ RN – v1. 2005.
NEVES, Lúcia Maria Wanderley. Educação e política no Brasil de hoje. São Paulo: Cortez, 2002.
SAVIANI, Dermeval. Da nova LDB ao Plano Nacional de Educação: por uma outra política educacional. São Paulo: Autores Associados. 1998.
LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar, políticas, estruturas e organização. 2 ed. SP: Cortez, 2005.
SOUZA, Iris de Lima. Serviço Social e educação: uma questão em debate. Interface – Natal/ RN – v1. 2005.
NEVES, Lúcia Maria Wanderley. Educação e política no Brasil de hoje. São Paulo: Cortez, 2002.
SAVIANI, Dermeval. Da nova LDB ao Plano Nacional de Educação: por uma outra política educacional. São Paulo: Autores Associados. 1998.
LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar, políticas, estruturas e organização. 2 ed. SP: Cortez, 2005.
SOUZA, Iris de Lima. Serviço Social e educação: uma questão em debate. Interface – Natal/ RN – v1. 2005.
NEVES, Lúcia Maria Wanderley. Educação e política no Brasil de hoje. São Paulo: Cortez, 2002.
SAVIANI, Dermeval. Da nova LDB ao Plano Nacional de Educação: por uma outra política educacional. São Paulo: Autores Associados. 1998.