
Plano de Ensino
Turma 1101 - Introdução ao Serviço Social - 2015/1
Curso:
Período: 1
Professor(es): Maurício José da Silva
Carga Horária: 68 h
Ano/Semestre: 2015/1
Ementa
A ação profissional do Serviço Social das origens à atualidade, o espaço sócio-ocupacional e o reconhecimento dos elementos históricos, ideo-políticos e socioculturais que a particularizam. O projeto de formação profissional, a categoria profissional, a organização estudantil e o projeto de formação do curso de Serviço Social do CEULP/ULBRA.
Competências
Ao término do semestre, espera-se que o acadêmico seja capaz de compreender a gênese do Serviço Social em seus elementos particularizantes, ideológicos, políticos e sócio-culturais, bem como o movimento histórico que o fez emergir como profissão oriunda do modelo econômico capitalista.
Objetivos
Programa
1. O que é Serviço Social.
1.1 Primeiros passos para sua compreensão.
1.2 Origem e caracterização da profissão.
2. “A gênese do Serviço Social. Duas teses sobre a natureza profissional”.
3. Serviço Social: contextualização histórica.
3.1 Capitalismo industrial e o surgimento do Serviço Social.
3.2 Fases do capitalismo e seus rebatimentos na sociedade.
3.3 “Rompendo com a alienação”.
3.4 “Serviço Social no Brasil”.
4. Elementos constitutivos da identidade profissional.
4.1 Identidade profissional, Prática profissional, Tríade competência.
5. Objeto de trabalho do Serviço Social.
6. Regulamentação Profissional.
7. Os espaços sócio-ocupacionais do exercício profissional e as áreas de atuação.
8. Perfil do Assistente Social no Brasil e órgãos de representação da categoria (profissional e acadêmica).
Cronograma
Aula 1 (05.02) – Discussão e pactuação: Plano de Ensino, Calendário Acadêmico; Estrutura organizativa do CEULP.
Aula 2 (12.02) – Curso de Serviço Social do CEULP: Diretrizes curriculares, princípios norteadores, objetivos; Perspectivas do acadêmico para graduação em Serviço Social.
Aula 3 (19.02) – O que é Serviço Social? Primeiros passos para sua compreensão; Origem e caracterização da profissão.
Aula 4 (26.02) – Serviço Social: contextualização histórica – O capitalismo industrial e o surgimento do Serviço Social.
Aula 5 (05.03) – Serviço Social: contextualização histórica – Fases do capitalismo e seus rebatimentos na sociedade.
Aula 6 (12.03) – Serviço Social: contextualização histórica – Fases do capitalismo e seus rebatimentos na sociedade.
Aula 7 (21.03) Web Atividade 1 – Visite um ambiente de trabalho do Assistente Social e descreva os principais serviços ofertados neste espaço sócio-ocupacional.
Aula 8 (26.03) – “A gênese do Serviço Social. Duas teses sobre a natureza profissional”
Aula 9 (09.04) – Exercício coletivo – Atividade 1.
Aula 10 (16.04) G1 – Avaliação Grau 1.
Aula 11 (23.04) – Serviço Social: contextualização histórica – “Rompendo com a alienação”.
Aula 12 (30.04) – Serviço Social: contextualização histórica – “Serviço Social no Brasil”.
Aula 13 (07.05) – Elementos constitutivos da identidade profissional.
Aula 14 (14.05) – Identidade profissional; Prática profissional; Tríade competência.
Aula 15 (16.05) Web Atividade 2 – Faça um estudo sobre os órgãos de representação do Serviço Social, CFESS, CRESS, ABEPSS e ENESSO, elabore um texto caracterizando cada um deles.
Aula 16 (21.05) – Objeto de trabalho do Serviço Social; Regulamentação Profissional.
Aula 17 (28.05) – Os espaços sócio-ocupacionais do exercício profissional e as áreas de atuação; Perfil do Assistente Social no Brasil; Órgãos de representação da categoria (profissional e acadêmica).
Aula 18 (11.06) – Exercício coletivo – Atividade 2.
Aula 19 (18.06) G2 – Avaliação Grau 2.
Aula 20 (25.06) – Finalização da disciplina.
Aula 21 (29.06) – Substituição de Grau.
Metodologia
As aulas constarão de exposição dialogada dos conteúdos teóricos, com debates e exercícios que estimulem a participação do acadêmico, dando-lhe protagonismo no processo de ensino/aprendizagem. Os conteúdos serão correlacionados com a realidade estimulando a reflexão crítica dos acadêmicos. Utilizar-se-á de recursos audiovisuais como: slides, imagens, vídeos, entre outros, como instrumentos dinamizadores das aulas presenciais. Para tornar efetiva a proposta de aprendizagem serão desenvolvidos trabalhos complementares aos conteúdos ministrados em sala de aula, exercícios de fixação e web atividades, vislumbrando o desenvolvimento da leitura e escrita dos acadêmicos, bem como sua inserção no universo da pesquisa e produção de conhecimento.
Avaliação
G1: Peso 1
Avalição escrita (individual) 6,0
Trabalho: Bloco de citações do livro “O que é Serviço Social”. (individual) 3,0
Participação nas atividades propostas em sala 1,0
G2: Peso 2
Avalição escrita (individual) 6,0
Trabalho: Produção textual e seminário (grupo). Temas relacionados ao surgimento do serviço social. 3,0
Participação nas atividades propostas em sala 1,0
Substituição de Grau:
Prova escrita (individual) com questões objetivas e/ou discursivas (a critério do docente) dos conteúdos do semestre 10
Bibliografia
Básica
ESTEVÃO, Ana Maria Ramos. O que é Serviço Social. São Paulo: Editora Brasiliense, 1992. (Coleção Primeiros Passos, nº 111).
MARTINELLI, Maria Lúcia. Serviço Social: identidade e alienação. São Paulo: Cortez, 2009.
MONTAÑO, Carlos. A Natureza do Serviço Social: um ensaio sobre sua gênese, a “especificidade” e sua reprodução. São Paulo: Cortez, 2007.
Complementar
ABREU, Marina Maciel. Serviço social e a organização da cultura: perfis pedagógicos da prática profissional. São Paulo: Cortez, 2002.
AGUIAR, Antonio Geraldo de. Servico social e filosofia: das origens a Araxá. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
IAMAMOTO, Marilda Villela; CARVALHO, Raul. Relações sociais e serviço social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2000.
______. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 2009.
SCHEUNEMANN, Arno Vorpagel; GIONGO, Claúdia Deitos; LOPES, Maria Suzete Muller. Introdução ao Serviço Social. Canoas: Ed. ULBRA, 2003. (Cadernos Universitários; 80).