Plano de Ensino

Turma 1102 - Filosofia Social - 2015/1

Curso:

Período: 1

Professor(es): Ewandelina de Moraes

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2015/1

Ementa

As principais correntes filosóficas que fundamentam a construção do conhecimento na história e em especial na contemporaneidade. O pensamento filosófico brasileiro e as expressões filosóficas que embasam o Serviço Social.

Competências

Compreender o processo histórico da filosofia e como esta influenciou no Serviço Social.
Conhecer a evolução do pensamento filosófico e científico no tempo e no espaço.
Identificar os principais pensadores e pensamentos filosóficos, no sentido de compreender historicamente a filosofia e sua influência para a profissão.

Objetivos

Programa

Filosofia e Serviço Social
1.1. Por que estudar filosofia no curso de Serviço Social
1.1.1. O Serviço Social e o projeto de formação na atualidade
1.1.2. Diretrizes Curriculares de 1996
1.1.3. Projeto Pedagógico do curso de Serviço Social do CEULP/ULBRA

2. Filosofia: gênese e campos filosóficos
2.1. Questões introdutórias: qual a utilidade da filosofia ?
2.2. A origem da filosofia
2.3. O nascimento da filosofia
2.4. Campos de investigação da filosofia
2.5. Principais períodos da história da filosofia
2.6. Aspectos da filosofia contemporânea

3. História da Filosofia: pensamentos e pensadores
3.1. Do mito à Filosofia
3.2. Filosofia Antiga
3.3. Filosofia Patrística
3.4. Filosofia Medieval ou Escolástica
3.5. Filosofia da Renascença
3.6. Filosofia Moderna
3.7. Filosofia da ilustração ou Iluminismo
3.8. Filosofia Contemporânea

4. A Filosofia no Brasil
5. Expressões filosóficas que embasaram e influenciaram o Serviço Social
5.1. O Positivismo
5.2. O Neotomismo
5.3. A Fenomenologia
5.4. O Marxismo

Encontro 1 – 03 de fevereiro de 2015
Início do semestre letivo. Apresentações, aproximação e conhecimento da turma. Identificação do conhecimento prévio existente sobre o curso e sobre a disciplina.
Aula expositiva: Explanação sobre a disciplina - O que é Filosofia?
Atividade Individual (Vale 0,5 ponto) – Produção textual de acordo com as orientações realizadas em sala.

Encontro 2 – 10 de fevereiro de 2015
Tema: Recepção aos calouros. Local: Auditório Central

Encontro 3 – 24 de fevereiro de 2015
Tema: Filosofia para quê ? Estratégia: roda de conversa Exercício – Quem/o que sou eu?
Recurso: vídeo – “Por que Estudar Filosofia? O que é Filosofia? Como Filosofar?” - http://www.youtube.com/watch?v=EmHuW_jJERo
Obs: Divisão dos grupos para exposição dos painéis dos encontros 5,6 e 8.

Encontro 4 – 3 de março de 2015
Tema: Filosofia para quê ? Por que estudar filosofia na formação em Serviço Social? Estratégia: roda de conversa
Recurso: texto – “O mito da caverna”

Encontro 5 – 10 de março de 2015
Tema: História da Filosofia Estratégia: Painel - grupos: 1 (Filosofia Antiga) e 2 (Período Socrático)

Encontro 6 – 17 de março de 2015
Tema: História da Filosofia Estratégia: Painel - grupos: 3 (Filosofia Patrística), 4 (Filosofia Medieval) e 5 (Filosofia da Renascença)

Encontro 7  – 21 de março de 2015
Data limite para a resposta da Web Atividade 1 – “Pensando Filosoficamente”

Encontro 8  – 24 de março de 2015
Tema: História da Filosofia Estratégia: Painel - grupos: 6 (Filosofia Moderna ), 7 (Filosofia da Ilustração) e 8 (Filosofia Contemporânea)

Encontro 9 – 31 de março de 2015
Avaliação G1

Encontro 10  – 7 de abril de 2015
Tema: pensadores e pensamentos que construíram a Filosofia Estratégia: Exposição de trabalhos

Encontro 11  – 14 de abril de 2015
Tema: Hora de refletir sobre a primeira etapa de trabalho e planejar a segunda etapa Estratégia: roda de conversa

Encontro 12–  28 de abril de 2015
Tema: A Filosofia no Brasil Estratégia: aula expositiva dialogada

Encontro 13– 5 de maio de 2015
Tema: A Filosofia no Brasil Estratégia: aula expositiva dialogada

Encontro 14–  12 de maio de 2015
Tema: Expressões filosóficas que embasaram e influenciaram o Serviço Social Estratégia: aula expositiva dialogada e planejamento do Seminário

Encontro 15– 16 de maio de 2015
Data limite para a resposta da Web Atividade 2 – A Filosofia descrita na obra “O mundo de Sofia”

Encontro 16 – 19 de maio de 2015
Roda de conversa: A Filosofia descrita na obra “O mundo de Sofia”

Encontro 17–  26 de maio de 2015
Tema: Expressões filosóficas que embasaram e influenciaram o Serviço Social neotomismo e positivismo Estratégia: Seminário – grupo 1 e grupo 2

Encontro 18– 2 de junho de 2015
Tema: Expressões filosóficas que embasaram e influenciaram o Serviço Social fenomenologia e marxismo Estratégia: Seminário – grupo 3 e grupo 4

Encontro 19– 09 de junho de 2015
Avaliação G2

Encontro 20– 16 de junho de 2015
Tema: Avaliação do processo de trabalho da disciplina – competências e habilidades construídas
Estratégia: roda de conversa

Encontro 21– 23 de junho de 2015
Substituição de grau

Metodologia

No intuito de contribuir com a aprendizagem dos/as acadêmicos/as e conduzí-los/as em direção aos objetivos da aula, em consonância com os objetivos da disciplina e do curso, a disciplina valer-se-á de alguns recursos didáticos e estratégias de ensino, a saber:
1. Plano de Ensino da Disciplina: este documento orientador que apresenta o planejamento completo da proposta de trabalho a ser desenvolvida na disciplina (ementa da disciplina, objetivos gerais e específicos, objetivos do curso, competências e habilidades, programa, cronograma de atividades, processo metodológico, processo de avaliação, bibliografias básicas e complementares, leituras e sites recomendados e textos fundamentais para a disciplina) será apresentado e discutido durante o semestre letivo, na tentativa de manter clara a proposta e finalidade da disciplina;
2. Calendário Acadêmico: sendo este, um informe da Instituição de Ensino que congrega a distribuição e disposição das aulas do semestre e das principais atividades acadêmicas previstas para o mesmo, será também norteador para as ações e atividades propostas e seguidas no calendário da disciplina;
3. Calendário de Atividades: elaborado pela professora responsável pela disciplina e disponibilizado aos/às alunos/as. Este material conterá todas as atividades previstas no semestre letivo dispostas e descritas em um material impresso;
4. Encontros Presenciais: a disciplina organiza-se por meio 19 encontros, com 3 horas/aula cada, distribuídos semanalmente, durante o semestre letivo, conforme calendário acadêmico. Aulas serão expositivas e dialogadas, com utilização de quadro branco e recursos como projetor de multimídia, ou retroprojetor;
5. Web Atividade: serão indicadas 2 atividades nesta modalidade, com a função prioritária de estimular a produção do/a aluno/a a partir de temáticas e conteúdos complementares ao abordado nos encontros presenciais. As atividades serão analisadas pela docente e validadas se atendidas às orientações da proposta;
6. Avaliação da Disciplina: momentos destinados à análise da apreensão teórica dos conteúdos trabalhados em sala, pelo aluno/a. Serão 2 avaliações (G1 e G2), além da substituição, conforme normas da Instituição;
7. Leituras: as leituras indicadas deverão ocorrer no período em que ocorre a disciplina, conforme orientação da professora. Além dos textos disponíveis na Bibliografia Básica, o aluno terá acesso a leituras complementares, disponibilizadas no Material Didático a fim de aprofundar seus estudos interativamente com o grupo;
8. Debate: esta estratégia será utilizada no início do semestre letivo, na composição de G1 sobre temática central da disciplina. As orientações e planejamento serão feitas durante as aulas da disciplina. Será utilizada material/obra de referência na área;
9. Painel: esta estratégia será utilizada no início do semestre letivo, na composição de G1 sobre temática central da disciplina. As orientações e planejamento serão feitas durante as aulas da disciplina. Será utilizada material/obra de referência na área;
10. Seminário: durante o período de realização da disciplina os/as alunos/as serão estimulados à organização e apresentação de seminários a partir dos conteúdos discutidos em sala;
11. Análise de textos: Análise de textos (crônicas, reportagens de jornais e revistas, contos, letras de músicas, vídeos , entre outros ) que deverão ser explorados criticamente;
13. Pesquisa: Serão propostas, conforme a especificidade da disciplina, tarefas que envolvam pesquisas, onde o aluno deverá levantar informações e coletar dados referentes a determinados conteúdos teóricos estudados;
14. Avaliação do processo de trabalho: momento destinado a avaliação e auto-avaliação do processo de trabalho da disciplina.

Avaliação

De acordo com resolução Nº 363 de 21 de Julho de 2010, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE):
a. A avaliação da disciplina constitui processo contínuo, sistemático e cumulativo;
b. A avaliação ocorrerá ao longo do semestre, por meio de dois graus (G1 – relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre e G2 – relativo à totalidade de saberes elaborados ao longo do semestre);
c. O grau final do semestre na disciplina resultará da média ponderada entre G1 (com peso 1) e G2 (com peso 2);
d. A composição de G1 e de G2 deverá ser na forma de prova individual e trabalhos, devendo a pontuação dos trabalhos não ultrapassar de 4,0 pontos e a pontuação da prova individual complementar os 10,0 pontos.
G1: Peso 1 Avaliação (individual e escrita) - valor 6,0
Produção textual – aula 1 – valor 0,50
Roda de Conversa: valor 0,50
Painel: História da Filosofia – valor 2,0
Exposição: "pensadores e pensamentos" – valor 1,0

G2: Peso 2 Avaliação (individual e escrita) - valor 6,0
Estudo Dirigido: A Filosofia no Brasil – valor 1,0
Roda de conversa: A Filosofia descrita na obra “O mundo de Sofia” - valor 1,0
Seminário – valor 2,0
Substituição de Grau Avaliação (individual e escrita) (valor 10,0)

Bibliografia

Básica

CABRAL, Cleides Antonio. Filosofia. São Paulo: Editora Pillares, 2006.

CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2006.

JAIME, Jorge. História da filosofia no Brasil. 2. ed. Petrópolis : Vozes, 1999.

Complementar

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofando: Introdução à Filosofia. 3. ed. rev.. São Paulo: Moderna. 2003. (1 ex.).
FEINBERG, Joel. Filosofia social. Rio de Janeiro: Zahar, 1974. 178 p. (Curso moderno de filosofia).
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

GOMES, Roberto. Crítica da razão tupiniquim / Roberto Gomes. Porto Alegre : Movimento, 1977. 104 p. (Dialética ; 6).

LUCKESI, Cipriano Carlos. Introdução a Filosofia: aprendendo a pensar. São Paulo: Cortez. 2000.

Material Digital