Plano de Ensino

Turma 1114 - Assessoria e Consultoria em Serviço Social - 2015/1

Curso:

Período: 8

Professor(es): Ewandelina de Moraes

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2015/1

Ementa

O Serviço Social na área da consultoria e assessoria. Metodologia básica do trabalho em consultoria e assessoria. Princípios básicos de gestão de serviços, estratégias de marketing, negociação, contrato de trabalho, satisfação ao cliente.Desafios de atuação profissional no mercado de trabalho.

Competências

Compreender o movimento e consolidação da dinâmica das atividades de consultoria e assessoria;
Identificar as áreas e oportunidades de atuação do assistente social como consultor e assessor;
Conhecer e saber fundamentar teórica e metodologicamente a inserção do Serviço Social na área de consultoria e assessoria.

Objetivos

Programa

UNIDADE 1 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA ATIVIDADE DE CONSULTORIA E ASSESSORIA EM SERVIÇO SOCIAL
1.1 O mercado de trabalho e a desmistificação da atividade de consultoria e assessoria em Serviço Social
1.2 Os principais conceitos de consultoria de forma geral
1.3 O entendimento sobre consultoria e assessoria no Serviço Social 1.4 Um visão contextualizado do Serviço Social para melhor atuar nesta área

UNIDADE II METODOLOGIA DO TRABALHO EM CONSULTORIA E ASSESSORIA NO SERVIÇO SOCIAL
2.1 Os primeiros passos - armadilhas e erros mais comuns na área de consultoria e assessoria
2.2 O plano de negócio e o estudo de viabilidade 2.2.1 juridico 2.2.2 técnico 2.2.3 financeiro 2.23 plano de ação
2.3 O fluxograma e a metodologia básica do trabalho em consultoria e assessoria

UNIDADE III GESTÃO DO TRABALHO EM CONSULTORIA EM SERVIÇO SOCIAL
3.1 Princípios básicos de gestão de serviços
3.2 Marketing e venda dos serviços de consultoria
3.3 Contato e negociação com o cliente
3.4 Proposta e planejamento do trabalho
3.5 Negociação e fechamento do contrato de trabalho
3.6 Execução e monitoramento do trabalho
3.7 Avaliação do trabalho e relatório final
3.8 Os desafios do Serviço Social na área da consultoria e assessoria.

Metodologia

No intuito de contribuir com a aprendizagem dos/as acadêmicos/as e conduzí-los/as em direção aos objetivos da aula, em consonância com os objetivos da disciplina e do curso, a disciplina valer-se-á de alguns recursos didáticos e estratégias de ensino, a saber:
1. Plano de Ensino da Disciplina: este documento orientador que apresenta o planejamento completo da proposta de trabalho a ser desenvolvida na disciplina (ementa da disciplina, objetivos gerais e específicos, objetivos do curso, competências e habilidades, programa, cronograma de atividades, processo metodológico, processo de avaliação, bibliografias básicas e complementares, leituras e sites recomendados e textos fundamentais para a disciplina) será apresentado e discutido durante o semestre letivo, na tentativa de manter clara a proposta e finalidade da disciplina;
2. Calendário Acadêmico: sendo este, um informe da Instituição de Ensino que congrega a distribuição e disposição das aulas do semestre e das principais atividades acadêmicas previstas para o mesmo, será também norteador para as ações e atividades propostas e seguidas no calendário da disciplina;
3. Calendário de Atividades: elaborado pela professora responsável pela disciplina e disponibilizado aos/às alunos/as. Este material conterá todas as atividades previstas no semestre letivo;
4. Encontros Presenciais: a disciplina organiza-se por meio 19 encontros, com 3 horas/aula cada, distribuídos semanalmente, durante o semestre letivo, conforme calendário acadêmico. Aulas serão expositivas e dialogadas, com utilização de quadro branco e recursos como projetor de multimídia;
5. Web Atividade: serão indicadas 2 atividades nesta modalidade, com a função prioritária de estimular a produção do/a aluno/a a partir de temáticas e conteúdos complementares ao abordado nos encontros presenciais. As atividades serão analisadas pela docente e validadas se atendidas às orientações da proposta;
6. Avaliação da Disciplina: momentos destinados à análise da apreensão teórica dos conteúdos trabalhados em sala, pelo aluno/a. Serão 2 avaliações (G1 e G2), além da substituição, conforme normas da Instituição;
7. Leituras: as leituras indicadas deverão ocorrer no período em que ocorre a disciplina, conforme orientação da professora. Além dos textos disponíveis na Bibliografia Básica, o aluno terá acesso a leituras complementares, disponibilizadas no Material Didático a fim de aprofundar seus estudos interativamente com o grupo;
8. Debate: esta estratégia será utilizada no início do semestre letivo, na composição de G1 sobre temática central da disciplina. As orientações e planejamento serão feitas durante as aulas da disciplina. Será utilizada material/obra de referência na área;
9. Roda de Conversa: esta estratégia será utilizada no início do semestre letivo, na composição de G1 sobre temática central da disciplina e na composição de G2
10. Seminário: durante o período de realização da disciplina os/as alunos/as serão estimulados à organização e apresentação de seminários a partir dos conteúdos discutidos em sala;
11. Pesquisa: Serão propostas, conforme a especificidade da disciplina, tarefas que envolvam pesquisas, onde o aluno deverá levantar informações e coletar dados referentes a determinados conteúdos teóricos estudados;
12. Avaliação do processo de trabalho: momento destinado a avaliação e auto-avaliação do processo de trabalho da disciplina.

Avaliação


De acordo com resolução Nº 363 de 21 de Julho de 2010, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE):
a. A avaliação da disciplina constitui processo contínuo, sistemático e cumulativo;
b. A avaliação ocorrerá ao longo do semestre, por meio de dois graus (G1 – relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre e G2 – relativo à totalidade de saberes elaborados ao longo do semestre);
c. O grau final do semestre na disciplina resultará da média ponderada entre G1 (com peso 1) e G2 (com peso 2);
d. A composição de G1 e de G2 deverá ser na forma de prova individual e trabalhos, devendo a pontuação dos trabalhos não ultrapassar de 4,0 pontos e a pontuação da prova individual complementar os 10,0 pontos.

G1: Peso 1
Prova 6,0 pontos
Atividades 4,0 pontos

G2: Peso 2
Prova 6,0 pontos
Atividades 4,0 pontos

Substituição de Grau
Avaliação (individual e escrita) (valor 10,0)

Bibliografia

Básica

BLOCK, Peter Consultoria o desafio da liberdade São Paulo: Makronbook, 1993

FREIRE, Lucia.O serviço social na reestruturação produtiva : espaços, programa e trabalho profissional / Lúcia M. B. Freire. São Paulo : Cortez, 2003.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Manual de consultoria empresarial : conceitos, metodologia, práticas / Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo : Atlas, 2001.

Complementar

CONNOR, Dick. Marketing de serviços profissionais e de consultoria / Dick Connor, Jeffrey P. Davidson. São Paulo : McGraw-Hill, 1993. 263 p.

KRASCH, Ursula. Serviço Social na era dos serviços. São Paulo: Cortez, 1996

ORLICKAS, Elizenda.Consultoria interna de recursos humanos : conceitos, casos e estrategias / Elizenda Orlickas. 4. ed. São Paulo : Makron, 1999.Pereira,

PEREIRA, Paulo.Enfrentando o mercado de trabalho : orientações para posicionamento mais adequado para os tempos atuais / Paulo. São Paulo : Nobel, 1997

Serviço total ao cliente : a arma decisiva. Rio de Janeiro : Campus, 1991.

Material Digital

DOURADO, Elziane Olinda. Serviço Social e Gestão do trabalho: uma experiência de assessoria e consultoria. www.portalsocial.ufsc.br