Plano de Ensino

Turma 1101 - Questão Social - 2015/2

Curso:

Período: 2

Professor(es): Maurício José da Silva

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2015/2

Ementa

Fatores históricos (sociais, econômicos e políticos) que contribuítram para o surgimento e acirramento da questão social. A gênese da questão social e o Serviço Social. Desigualdade e exclusão social como categorias da questão social. A diferença entre problemas sociais e questão social. A questão social como objeto de atuação do Serviço Social. As expressões da questão social no Brasil e no Tocantins e as demandas para o trabalho profissional do assistente social conforme as especificidades da região.

Competências

Ao final do semestre, espera-se que os acadêmicos tenham condições de:

- Capacidade de compreensão sobre a relação entre questão social, desigualdade social e Serviço Social na sociedade capitalista;
- Capacidade de desenvolver a visão crítica a partir de uma retrospectiva histórica, teórico-metodológica e ético-política a respeito da questão social e, assim, estabelecê-la e situá-la como objeto de trabalho da profissão.

Objetivos

Programa

1. Fundamentos para compreensão da Questão Social.
1.1 Questão Social – conceitos.
1.2 Concepção e gênese da Questão Social – acumulação primitiva do capital; modo
de produção capitalista; a dinâmica política da questão social.
1.3 Questão Social como objeto de trabalho do Serviço Social.
1.3.1 Influência do positivismo.
1.3.2 Influência da fenomenologia.
1.3.3 Influência do funcionalismo.
1.3.4 Influência do materialismo histórico dialético.
1.4 Conhecimento das expressões da questão social: os processos sociais no contexto mundial, latinoamericano e brasileiro.
1.4.1 Questão Social: particularidades no Brasil.
1.4.2 Processo de conhecimento das expressões da questão social: processos constitucionais e particulares; dispositivos legais, políticos, sociais e metodológicos.
1.5 Desemprego com expressão da questão social.
1.5.1 Determinantes do desemprego nos anos 1980 a 1990.
1.5.2 Apontamentos sobre as tendências ao enfrentamento do desemprego como expressão da questão social no Brasil contemporâneo.







Cronograma
Aula 1 (27.07) – Apresentação do Plano de ensino; contextualização da disciplina e das referencias que serão utilizadas na disciplina.
Aula 2 (03.08) – Questão Social e Serviço Social.
Aula 3 (10.08) – Questão Social como objeto do Serviço Social.
Aula 4 (17.08) – As diferentes configurações do objeto de trabalho do Serviço Social: influencia do positivismo.
Aula 5 (24.08) – As diferentes configurações do objeto de trabalho do Serviço Social: influencia da fenomenologia.
Aula 6 (31.08) – As diferentes configurações do objeto de trabalho do Serviço Social: influencia do Funcionalismo.
Aula 7 (12.09) – Web Atividade 1 – Responda a questão: Qual a vinculação entre Questão Social, Capitalismo e Serviço Social?
Aula 8 (14.09) – As diferentes configurações do objeto de trabalho do Serviço Social: influencias do Materialismo histórico dialético.
Aula 9 (21.09) – EXERCÍCIO COLETIVO – Apresentação dos vídeos que retratem a questão social – vídeos de no máximo 5 minutos.
Aula 10 (28.09) – Avaliação de Grau 1.
Aula 11 (19.10) – As manifestações da questão social na América Latina.
Aula 12 (26.10) – As mudanças na sociedade contemporânea e a questão social.
Aula 13 (31.10) – Web Atividade 2 – Elabore um texto sobre questão social no contexto mundial, latino americano e brasileiro.
Aula 14 (09.11) – Delimitando a questão social: o novo e o que permanece.
Aula 15 (16.11) – Questão Social: particularidades no Brasil.
Aula 16 (23.11) – Desemprego com expressão da questão social. Determinantes do desemprego nos anos 1980 a 1990.
Aula 17 (30.11) – Preparação para a exposição fotográfica das expressões da questão social a partir da realidade de Palmas – TO.
Aula 18 (07.12) – EXERCÍCIO COLETIVO – Exposição fotográfica das expressões da questão social: Visualizando a realidade de Palmas – TO.
Aula 19 (09.12) – Avaliação de Grau 2
Aula 20 (11.12) – Entrega das avaliações/fechamento das médias/encerramento da disciplina.
Aula 21 (14.12) – Substituição de Grau

Metodologia

As aulas constarão de exposição dialogada dos conteúdos teóricos, com debates e exercícios que estimulem a participação do acadêmico, dando-lhe protagonismo no processo de ensino/aprendizagem. Os conteúdos serão correlacionados com a realidade estimulando a reflexão crítica dos acadêmicos. Utilizar-se-á de recursos audiovisuais como: slides, imagens, vídeos, entre outros, como instrumentos dinamizadores das aulas presenciais. Para tornar efetiva a proposta de aprendizagem serão desenvolvidos trabalhos complementares aos conteúdos ministrados em sala de aula, exercícios de fixação, vivencias práticas, estudos de caso e web atividades, vislumbrando o desenvolvimento da leitura e escrita dos acadêmicos, bem como sua inserção no universo prático e interventivo da profissão.

Avaliação

GRAU 1
Avaliação Escrita (individual) – valor 6,0.
Exercício avaliativo – 4,0.

GRAU 2
Avaliação Escrita (individual) – 6,0.
Exercício avaliativo – 4,0.

SUBSTITUIÇÃO DE GRAU

Avaliação Individual e cumulativa dos conteúdos de G1 e G2 – valor 10,0.

Bibliografia

Básica

SILVEIRA, Sandra da Silva. Questão Social. Porto Alegre, Imprensa livre, 2008.
SILVEIRA, Sandra da Silva. Questão Social: particularidades no Brasil. São Paulo, Cortez, 2012.
PASTORINI, Alejandra A. Categoria questão social em debate. São Paulo. Cortez. 2004. (coleção questão social da nossa época) v 109.
WANDERLEY, Mariangela Belfiore. BOGUS, Lucia. YASBEK (org). Desigualdade e a questão social. São Paulo, EDUC, 2000.

Complementar

Castel, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. tradução Iraci D. Poleti. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2003. 611 p. (Coleção zero à esquerda).
IAMAMOTO, Marilda Villela. Serviço Social em Tempo de Capital Fetiche: trabalho e questão Social. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.

Material Digital