
Plano de Ensino
Turma 1104 - Práticas Interventivas Supervisionadas - 2016/1
Curso:
Período: 2
Professor(es): Luiz Gustavo Santana
Carga Horária: 68 h
Ano/Semestre: 2016/1
Ementa
A prática profissional do assistente social num viés interventivo em diversos espaços sócio-ocupacionais; O exercício das competências profissionais no Serviço Social; As atribuições privativas e competências do assistente social; A realização de práticas interventivas supervisionadas como reafirmação do saber fazer, articulado com o direcionamento teórico pertinente.
Competências
Espera-se que o acadêmico seja capaz de promover uma ação interventiva competente sustentada nos princípios profissionais e fomentada no âmbito teórico, metodológico, ético, político, técnico, operativo e investigativo.
Objetivos
Programa
Unidade I – Processo de trabalho do Serviço Social nos múltiplos espaços ocupacionais
1.1 O debate sobre o objeto do serviço social: reflexão sobre a atuação do serviço social frente à Questão social.
1.2 Competências e atribuições do assistente social: o fazer na contemporaneidade.
1.3 A instrumentalidade no trabalho do assistente social
1.4 Espaços ocupacionais e dimensões políticas da prática do assistente social
Unidade II – A realidade socioinstitucional/socioorganizacional e o fazer profissional: metodologia básica da ação profissional
2.1 Competências profissionais e projeto profissional
2.2 As múltiplas dimensões presentes no exercício profissional do assistente social – As competências, Habilidades e Atitudes (CHA)
2.3 As Dimensões da competência profissional: Ético-políticas e Teórico-metodológicas Técnico-operativa.
2.4 Ação profissional: metodologia básica (Conhecer, Intervir, Avaliar)
2.4.1 Análise da dinâmica Institucional/Organizacional
2.4.2 Plano de Intervenção
Cronograma
04.02
Início do semestre letivo. Apresentação e contextualização da disciplina no Projeto Pedagógico do curso. Avaliação Diagnóstica.
11.02
A prática do assistente social: conhecimento, instrumentalidade e intervenção profissional. Metodologia básica da ação profissional.
Orientações sobre o Painel: “O processo de trabalho do assistente social nos diversos espaços sócioocupacionais”.
Orientações e encaminhamentos para a atividade em campo (Local, Diário de Bordo, Relato de Experiência e Mostra).
18.02
Planejamento do Painel: “O processo de trabalho do assistente social nos diversos espaços sócioocupacionais”.
25.02
Painel: “O processo de trabalho do assistente social nos diversos espaços sócioocupacionais”.
Orientações e encaminhamentos para a atividade em campo.
03.03
Conhecer para intervir: a análise da realidade como ponto de partida para a ação profissional.
Planejamento da atividade em campo.
10.03
Plano de ação: roteiro básico para uma intervenção na realidade conhecida.
Acompanhamento da atividade em campo.
12.03
Web Atividade 1 – Atividade orientada no Conecta
17.03
Plano de ação: roteiro básico para uma intervenção na realidade conhecida.
Acompanhamento da atividade em campo.
31.03
Plano de ação: roteiro básico para uma intervenção na realidade.
Acompanhamento da atividade em campo.
Data limite para entrega da atividade: Caracterização da Organização/Instituição.
07.04
Plano de ação: roteiro básico para uma intervenção na realidade.
Acompanhamento da atividade em campo.
14.04
Plano de ação: roteiro básico para uma intervenção na realidade.
Acompanhamento da atividade em campo.
28.04
Plano de ação: roteiro básico para uma intervenção na realidade.
Acompanhamento da atividade em campo.
Data limite para a ação interventiva.
05.05
Relato de Experiência – Produção científica: orientações e acompanhamento.
12.05
Atividade da Semana do Assistente Social (CEULP e Unitins)
14.05
Web Atividade 1 – Atividade orientada no Conecta
19.05
Relato de Experiência – Produção científica: orientações e acompanhamento.
02.06
Data limite para a entrega do Relato de Experiência.
09.06
Planejamento da Mostra de Trabalhos e Intervenções.
16.06
Planejamento da Mostra de Trabalhos e Intervenções.
23.06
Mostra de Trabalhos e Intervenções.
27.06
Avaliação do processo de trabalho e finalizações da disciplina.
Metodologia
No intuito de contribuir com a aprendizagem dos/as acadêmicos/as e conduzí-los/as ao alcance dos objetivos da aula, em consonância com os objetivos da disciplina e do curso, a disciplina valer-se-á de alguns recursos didáticos e estratégias de ensino, a saber:
1. Plano de Ensino da Disciplina: este documento orientador que apresenta o planejamento completo da proposta de trabalho a ser desenvolvida na disciplina (ementa da disciplina, objetivos gerais e específicos, objetivos do curso, competências e habilidades, programa, cronograma de atividades, processo metodológico, processo de avaliação, bibliografias básicas e complementares, leituras e sites recomendados e textos fundamentais para a disciplina) será apresentado e discutido durante o semestre letivo, na tentativa de manter clara a proposta e finalidade da disciplina;
2. Calendário Acadêmico: sendo este um informe da Instituição de Ensino que congrega a distribuição e disposição das aulas do semestre e das principais atividades acadêmicas previstas para o mesmo, será também norteador para as ações e atividades propostas e seguidas no calendário da disciplina;
3. Encontros Presenciais: a disciplina organiza-se por meio 19 encontros, com 3 horas/aula cada, distribuídos semanalmente, durante o semestre letivo, conforme calendário acadêmico. Aulas serão expositivas e dialogadas, com utilização de quadro branco e recursos como projetor de multimídia;
4. Web Atividade: serão indicadas 2 atividades nesta modalidade, com a função prioritária de complementar o estudo e estimular a produção do/a aluno/a a partir de temáticas e conteúdos transversais ao abordado nos encontros presenciais. As atividades serão analisadas pelo docente e validadas se atendidas às orientações da proposta;
5. Avaliação da Disciplina: momentos destinados à análise da apreensão teórico-prática dos conteúdos trabalhados em sala, pelo aluno/a. Serão duas etapas (G1 e G2) para a avaliação que, em função da natureza da disciplina não serão compostos de avaliação (prova), mas sim atividades avaliativas. A disciplina não se valerá de substituição de grau;
6. Leituras: as leituras indicadas deverão ocorrer no período em que ocorre a disciplina, conforme orientação do professor. Além dos textos disponíveis na Bibliografia Básica, o aluno terá acesso a leituras complementares, disponibilizadas no Material Didático a fim de aprofundar seus estudos interativamente com o grupo;
7. Debates: esta estratégia será utilizada no início do semestre letivo, na composição de G1 sobre temática central da disciplina. As orientações e planejamento serão feitas durante as aulas da disciplina. Será utilizada material/obra de referência na área;
8. Painel: esta estratégia será utilizada no início do semestre letivo, na composição de G1 sobre temática central da disciplina. As orientações e planejamento serão feitas durante as aulas da disciplina. Será utilizada material/obra de referência na área;
9. Seminário: durante o período de realização da disciplina os/as alunos/as serão estimulados à organização e apresentação de seminários a partir dos conteúdos discutidos em sala;
10. Análise de textos: Análise de textos (crônicas, reportagens de jornais e revistas, contos, letras de músicas, entre outros ) que deverão ser explorados criticamente;
11. Pesquisa: Serão propostas, conforme a especificidade da disciplina, tarefas que envolvam pesquisas, onde o aluno deverá levantar informações e coletar dados referentes a determinados conteúdos teóricos estudados;
12. Avaliação do processo de trabalho: momento destinado a avaliação e auto avaliação do processo de trabalho da disciplina.
Avaliação
Nessa disciplina não haverá provas de G1 e G2, nem substituição de grau em razão de sua natureza laboratorial. Tais diretivas são devidamente autorizadas pelo Conselho de Curso.
O processo avaliativo dos alunos será feito de forma contínua, processual, e individual (mesmo nas atividades desenvolvidas em grupo) tendo-se em vista o desenvolvimento destes no decorrer da disciplina, priorizando-se os aproveitamentos dos mesmos na assimilação de conteúdos e a participação nas aulas.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Composição de G1
Painel: “O processo de trabalho do assistente social nos diversos espaços sócioocupacionais” (socialização) – 1,0
Painel: “O processo de trabalho do assistente social nos diversos espaços sócioocupacionais” (produção textual) – 2,0
Caracterização da Organização/Instituição – 7,0
Composição de G2
Plano de Intervenção – 5,0
Relato de Experiência (Produção textual) – 3,0
Mostra de Trabalhos e Intervenções (Desempenho, Produção textual, Diário de Bordo e exposição dos produtos) – 2,0
Substituição de Grau:
Não ocorrerá nesta categoria de disciplina.
Bibliografia
Básica
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL(ABEPSS)/CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL(CFESS). Serviço Social: Direitos Sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.(Publicação: Conselho Federal de Serviço Social – CFESS, Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS. V. 1).
FALEIROS. Vicente de Paula. Estratégias em Serviço Social. 4 ed. – São Paulo: Cortez, 2002.
GUERRA, Yolanda. A Instrumentalidade do Serviço Social. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
Complementar
AMARO, Sarita. Visita Domiciliar: guia para uma abordagem complexa. Porto Alegre: AGE, 2003.
BARROCO, Maria Lucia Silva. Ética e sociedade. 4.ed. Brasília : CFESS, 2007. 58 p.
FALEIROS, Vicente de Paula. Saber profissional e poder institucional.5. ed. São Paulo : Cortez, 1997. 159 p.
IAMAMOTO, Marilda Villela. O serviço social na comtemporaneidade : trabalho e formação profissional. 5. ed. São Paulo : Cortez, 2001. 326 p.
MAGALHÃES. Selma Marques. Avaliação e linguagem: relatórios, laudos e pareceres. 2º Ed. São Paulo: Veras Editora, 2006.
Material Digital
ARMANI, D. Como elaborar projetos? – Guia Prático para Elaboração e Gestão de Projetos Sociais. Porto Alegre: Tomo, 2001.
FERRARINI, Adriane Vieira. Processo de trabalho do serviço social II. Canoas : Ed. ULBRA, 2003. 31 p. (Cadernos universitários ; 72).
GIONGO, Cláudia Deitos. Processos de trabalho do serviço social II. Canoas: Ed. Ulbra 2003. ( cadernos universitários; 90).
GOMES, Kelines. SANGHI, Simone da Fonseca. SCHEUNEMANN, Arno Vorpagel. Estratégias Metodológicas em Serviço Social. 2010.(cadernos universitários).
SOUSA. Charles Toniolo de. A prática do assistente social: conhecimento, instrumentalidade e intervenção profissional. Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: http://www.uepg.br/emancipacao.