Curso:
Período: 8
Professor(es): Ewandelina de Moraes
Carga Horária: 68 h
Ano/Semestre: 2018/2
Proporcionar visões específicas das áreas de atuação do assistente social ou das políticas sociais objetos de intervenção profissional. Especialmente na área da infância e juventude.
Estudar o processo de histórico de construção dos conceitos e doutrinas relacionadas à infância e adolescência
Conhecer o Estatuto da Criança e do Adolescente
Identificar os sistemas de atendimento à Criança e ao Adolescente
Unidade I
Estatuto da criança e do adolescente
Direitos fundamentais da criança
Doutrina da situação irregular
Doutrina da proteção integral
Unidade II
Situação social da criança e do adolescente no município de palmas
Sistema nacional de atendimento sócio ? educativo
Discussões contemporâneas ? maioridade penal
Discussões contemporâneas ? trabalho infantil
Discussões contemporâneas ? pornografia infantil
No intuito de contribuir com a aprendizagem dos/as acadêmicos/as e conduzí-los/as em direção ao objetivos da aula, em consonância com os objetivos do curso, o desenvolvimento da disciplina ocorrerá através de estratégias na modalidade presencial e web atividades, subsidiadas por: Aulas dialogadas e expositivas, com apoio da bibliografia recomendada, textos e estudos de caso.
Espaço aberto à participação dos alunos para questionamentos e debates críticos e reflexivos.
De acordo com resolução Nº 363 de 21 de Julho de 2010, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE): a. A avaliação da disciplina constitui processo contínuo, sistemático e cumulativo; b. A avaliação ocorrerá ao longo do semestre, por meio de dois graus (G1 – relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre e G2 – relativo à totalidade de saberes elaborados ao longo do semestre); c. O grau final do semestre na disciplina resultará da média ponderada entre G1 (com peso 1) e G2 ( com peso 2); d. A composição de G1 - Elaboração de atividades ( Rodas de conversa, Questões e Debate) e de G2 deverá ser na forma de prova individual e trabalhos, devendo a pontuação dos trabalhos não ultrapassar de 4,0 pontos e a pontuação da prova individual complementar os 10,0 pontos.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
Avaliação de Grau 1:
Questões impressas 1.0 ponto
Debate 2.0 pontos
Roda de conversa 3.0 pontos
Atividade/ Temática da Roda de Conversa 4.0 pontos
Avaliação de Grau 1:
Prova 6.0 pontos
Atividades em sala 4.0 pontos
BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente. 7.ed. Brasília : Senado Federal, 2009.
SALES, MIO. ORG. POLITICA SOCIAL, FAMÍLIA E JUVENTUDE - UMA QUESTÃO DE DIREITOS - 6ª ED. CORTEZ EDITORA
SIMÕES, CARLOS. CURSO DE DIREITO DO SERVIÇO SOCIAL. 7º ED. CORTEZ EDITORA
Bidarra, Zelimar Soares. Infância e adolescência : o processo de reconhecimento e de garantia de direitos fundamentais / Zelimar Soares Bidarra, Luciana Vargas Netto Oliveira. Em: Serviço social & sociedade - Vol. 29, n. 94 (jun. 2008).
Bragaglia, Mônica
A ação competente do Conselho Tutelar : perspectivas para o novo século / Mônica Bragaglia. Em: Conselho tutelar : gênese, dinâmica e tendências.