Utilização de Inteligência Artificial Generativa na Geração Personalizada de Casos Clínicos para o Ensino de Psicopatologia

Eduardo Tristão Melo Melo, E. T.

Fabiano Fagundes Fagundes, F.

Resumo

Referências

ALMADA, L. Psicologia como ciência: comportamento, introspecção e consciência. 2008. Tese (Doutorado em Filosofia) — Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2008. p. 70. Disponível em: https://www.psicanaliseefilosofia.com.br/adverbum/Vol3_1/ psicologia_como_ciencia.pdf. Acesso em: 09 out. 2021. AYENSA, J. I. B.. Paciente con depresión creado por inteligencia artificial de libre acceso para la enseñanza de Psicología. Estudio preliminar de su validez. Tecnología, Ciencia y Educación, Madrid, v. 27, p. 7-42, ene./abr. 2024. Disponível em: https://orcid.org/0000- 0001-8123-405X. Acesso em: 15 out. 2024. CARLE, E.. Ask a Techspert: What is generative AI? Disponível em: https://blog.google/inside-google/googlers/ask-a-techspert/what-is-generative-ai/. Acesso em: 08 out. 2024. CIEB - Centro de Inovação para a Educação Brasileira. Notas técnicas #16: inteligência artificial na educação. São Paulo: CIEB, 2019. p. 15. Disponível em: https://cieb.net.br/wpcontent/uploads/2019/11/CIEB_Nota_Tecnica16_nov_2019_digital.pdf. Acesso em: 08 out. 2024. CONCHA, F.. Entrenamiento en Formulación de Casos en Psicoterapia a través de Inteligencia Artificial Generativa. Universidad Diego Portales, Chile. Revista de Psicoterapia, ISSN-e 2339-7950, ISSN 1130-5142, v. 35, n. 127, 2024, p. 97. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/378976904_Entrenamiento_en_Formulacion_ de_Casos_en_Psicoterapia_a_Traves_de_Inteligencia_Artificial_Generativa. Acesso em: 08 out. 2024. COOPER, G.. Examining science education in ChatGPT: an exploratory study of generative artificial intelligence. Journal of Science Education and Technology, v. 32, n. 3, p. 444-452, 2023. p. 445. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10956-023-10039-y. Acesso em: 08 out. 2024. DALGALARRONDO, P.. Psicoterapia e semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed, 2000. p. 26. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/ pluginfile.php/7952581/mod_forum/intro/LIVRO%20-%20DALGALARRONDO%20.pdf. Acesso em: 08 out. 2024. DEJOURS, C.; ABDOUCHELI, E.. Itinerário teórico em psicopatologia do trabalho. In: DEJOURS, C. et al. Psicodinâmica do trabalho: contribuição da Escola Dejouriana à análise da relação prazer, sofrimento e trabalho. São Paulo: Atlas, 1994. p. 1. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Christophe-Dejours/publication/268349248_Itiner ario_teorico_em_psicopatologia_do_trabalho/links/54b857550cf269d8cbf6cbde/Itinerarioteorico-em-psicopatologia-do-trabalho.pdf. Acesso em: 14 out. 2024. DURSO, S. de O. Reflexões sobre a aplicação da inteligência artificial na educação e seus impactos para a atuação docente. Educ. rev., v. 40, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-469847980. Acesso em: 21 set. 2024. FERREIRA, A. P. O ensino da psicopatologia: do modelo asilar à clínica da interação. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, v. 5, n. 4, p. 11-29, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlpf/a/K5MtCrkkWZzqSqcYnfqWtTr/. Acesso em: 08 out. 2024. GROSSI, M. G. R.; SANTOS, D. de C. S.; LOPES, M. P.; BORJA, S. D. B.; MINODA, D. de S.. Inteligência artificial e o modelo ChatGPT: o que as pesquisas estão revelando e um recorte com contexto educacional. Revista Caderno Pedagógico, Curitiba, v. 21, n. 7, p. 91- 122, 2024. Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/ cadped/article/view/ 5918/3869. Acesso em: 21 set. 2024. GUIMARÃES JUNIOR, J. C.; SCHMIDT, F. L. A.; COSTA, H. C. de M.; SILVEIRA, R. de C.; IANNUZZI, M. W.; SILVA, J. M. da; IANNUZZI, E. R. B.. O papel da inteligência artificial na personalização da aprendizagem. Ciências Humanas, v. 28, ed. 131, fev. 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10724951. Disponível em: https://revistaft.com.br/o-papel-dainteligencia-artificial-na-personalizacao-da-aprendizagem/. Acesso em: 15 out. 2024. KLEIS, L.. Do presente ao futuro da educação, como a IA generativa está transformando o setor. 13 set. 2023. p. 1-2. Disponível em: https://mittechreview.com.br/do-presente-aofuturo-da-educacao-como-a-ia-generativa- esta-transformando-o-setor/. Acesso em: 08 out. 2024. PEREIRA, M. C. Q. V.; RODRIGUES, D. M. F. Inteligência artificial na educação em enfermagem: que realidade?. Brazilian Journal of Health Review, v. 7, n. 2, p. e67946, 2024.. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/ view/67946. Acesso em: 21 set. 2024. RAMÍREZ, Á.. Artificial Intelligence in Psychological Diagnosis and Intervention. LatIA, v. 1, p. 26, 27 jul. 2024. Disponível em: https://latia.ageditor.uy/index.php/latia/ article/ view/26. Acesso em: 18 out. 2024. RIVA, G. Virtual reality in clinical psychology. Comprehensive Clinical Psychology, p. 91- 105, 2022. DOI: 10.1016/B978-0-12-818697-8.00006-6. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC7500920/. Acesso em: 17 out. 2024. SANTOS, S. M. A. V. et al. Inteligência artificial: uma nova fronteira na educação básica. Contribuciones a las Ciencias Sociales, v. 17, n. 1, p. 4499-4512, 2024. DOI: 10.55905/revconv.17n.1-268. Disponível em: https://doi.org/10.55905/revconv.17n.1-268. Acesso em: 21 set. 2024.

08 de Novembro de 2024

117-127

Palmas-TO

e-ISSN:2447-0767

Como referenciar

Melo, E. T.; Fagundes, F.. Utilização de Inteligência Artificial Generativa na Geração Personalizada de Casos Clínicos para o Ensino de Psicopatologia. In: ENCOINFO - Congresso de Computação e Tecnologias da Informação, 26., 2024, Palmas - TO. Anais [...]. Palmas - TO: CEULP/ULBRA, 2024. p. 117 - 127. ISSN e-ISSN: 2447-0767 versão online. Disponível em: https://ulbra-to.br/encoinfo/edicoes/2024/artigos/utilizacao-de-inteligencia-artificial-generativa-na-geracao-personalizada-de-casos-clinicos-para-o-ensino-de-psicopatologia/. Acesso em: 23 nov. 2024