Resumo
O pensamento computacional refere-se à abordagem para a solução de
problemas complexos baseada em habilidades da ciência da computação, como a
decomposição e o uso de algoritmos. No entanto, essa forma de pensar não se restringe
apenas ao domínio computacional, mas se estende a diversas áreas e disciplinas,
permitindo que indivíduos, independentemente de sua especialização, adotem uma
abordagem sistemática e lógica na resolução de problemas. Nesse sentido, pesquisas têm
evidenciado os benefícios da utilização de jogos no desenvolvimento do pensamento
computacional, devido ao seu caráter lúdico e envolvente. Este artigo apresenta a
criação de um minigame utilizando a plataforma Unity, desde o seu game design até a
sua implementação, baseada na atividade física do site Code.org, que desenvolve
habilidades do pensamento computacional como pensamento crítico e resolução de
problemas.
Referências
Azevedo, G. T. De; Maltempi, M. V. Invenções Robóticas Para O Tratamento De Parkinson:
Pensamento Computacional E Formação Matemática. Bolema: Boletim De Educação
Matemática, v. 35, p. 63–88, 16 abr. 2021.
Battaiola, A. L. Jogos por computador: Histórico, relevância tecnológica e mercadológica,
tendências e técnicas de implementação, 2000.
Brackmann, C. P. Desenvolvimento Do Pensamento Computacional Através De Atividades
Desplugadas Na Educação Básica. Ufrgs.br, 2017.
Câmara, B. B. A. Motivação e games: O uso do jogo Angry Birds com estudantes para o
ensino de Física. 2014. 97 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) -
Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.
Carvalho, G. R. A Importância Dos Jogos Digitais Na Educação. [s.l: s.n.]. Disponível em:
.
Cni. Educação Steam Insumos Para A Construção De Uma Agenda Para O Brasil. [s.l: s.n.].
Disponível em:
. Acesso em: 18 set. 2024.
Fávaro, A. L. O. Zumbi mind: Um Jogo De Tabuleiro Para Desenvolvimento De Habilidades
De Pensamento Computacional. repositorio.unesp.br, 24 mar. 2023.
Fia. Educação STEM: Tudo Que Você Precisa Saber. Disponível em:
.
Grover, S.; Pea, R. D. Computational Thinking in K–12 a Review of the State of the Field.
Disponível em:
.
Guarda, Graziela; Goulart, Ione. Jogos Lúdicos sob a ótica do Pensamento Computacional:
Experiências do Projeto Logicamente. Proceedings of Brazilian Symposium on Computers
in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), Brasília, p. 486,
out. 2018. ISSN 2316-6533. FRITSCH, D.; KADA, M. VISUALISATION USING GAME
ENGINES. [s.l: s.n.], 2018.
Happy Maps #1 | Course 1 - Code.org. Disponível em:
. Acesso em: 21 maio. 2024.
Hoffmann, L. F.; Barbosa, D. N. F.; Martins, R. L. Aprendizagem Baseada Em Jogos Digitais
Educativos Para O Ensino Da Matemática. Disponível em:
.
Huizinga, J. Homo Ludens. Tradução de J.P. Monteiro. São Paulo, Perspectiva, 2004, 1938.
J. Schell, A Arte De Game Design. O Livro Original. Elsevier, 2010.
XXVI Encoinfo – Congresso de Computação e Tecnologias da Informação
ISSN: 2447-0767 49
Land, M. H. Full STEAM Ahead: The Benefits of Integrating the Arts into STEM. Procedia
Computer Science, v. 20, p. 547–552, 2013.
Liukas, L. Hello Ruby: adventures in coding. Feiwel & Friends, 2015.
Magela, M. M.; Rossow, A.; Gadioli, A. O. Experiências De Aprendizagem Steam. [s.l: s.n.].
Acesso em: 17 set. 2024.
Michel, F.; Pires, F.; Pessoa, M. Walgor: Um Jogo De Tower Defense Para O
Desenvolvimento Do Pensamento Computacional E Apresentação De Algoritmos
Computacionais. Anais Dos Workshops Do VIII Congresso Brasileiro De Informática Na
Educação (CBIE 2019), 21 nov. 2019.
Modern Interiors by Limezu. Disponível em: .
Pixel Art Top down - Basic by Cainos. Disponível em:
.
Prado Rocha Silva, M. et al. Jogos Digitais: definições, classificações e avaliação. , 1 set.
2009.
Prensky, M. Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: Senac, 2012.
Pugliese, G. O. STEM Education No Contexto Das Reformas Educacionais: Os Efeitos Das
Políticas De Educação Globalizantes No Currículo E Na Profissionalização Docente. 18
mar. 2022.
Resende, A. F. D. L. C. Campus Nilópolis Mestrado Profissional Em Ensino De Ciências A
Abordagem Steam Em Um Jogo Educativo Para Estudantes Dos Anos Iniciais Do Ensino
Fundamental. [s.l: s.n.]. Disponível em:
. Acesso em: 17 set. 2024.
Schuytema, Paul. Design de games: uma abordagem prática. São Paulo, Cengage Learning,
2008.
Wing, J. M. Computational Thinking Benefits Society |. Disponível em:
.
2D Pixel Item Asset Pack | 2D Icons | Unity Asset Store by StartledPixels. Disponível em: