Os jogos constituem uma área de pesquisa relevante não apenas na Computação, mas também em diversas outras disciplinas. Nesta palestra será apresentada a importância de uma formação acadêmica sólida e integrada às dimensões de ensino, pesquisa e extensão. O público poderá conhecer a trajetória de um grupo que, partindo de uma linha de pesquisa pouco reconhecida nas universidades estaduais de São Paulo, consolidou-se como uma equipe produtiva e de referência nacional, atualmente liderada por docentes engajados e atuantes.
Engenheiro de software no CESAR, cientista da computação formado pela ULBRA Palmas, mestre em Ciência da Computação pelo Centro de Informática da UFPE. Já atuou como professor e consultor em projetos de transformação digital. Gosta de conversar, criar e atuar em projetos de tecnologia e inovação.
Criador e gestor de startups. Construiu o Tonolucro do zero até a venda para o Magalu, hoje lidera o Orceu, plataforma que treina IA para transformar a construção civil. Atua também como mentor de empreendedores, unindo experiência prática em negócios com profundo domínio em software, dados e inteligência artificial.
Possui Mestrado em Engenharia da Computação pela Universidade de Pernambuco e graduação em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Luterano de Palmas. Atua há 18 anos na área de Engenharia de Software, sendo os últimos 6 anos com foco na indústria de óleo e gás, com experiência em computação em nuvem, desenvolvimento web e tecnologias de gêmeos digitais. Atualmente, é Principal Technical Manager no CESAR, onde é o responsável pela área de Engenharia de Software nos projetos de óleo e gás, liderando iniciativas inovadoras, aplicando metodologias ágeis, desenvolvendo soluções arquiteturais e exercendo liderança técnica e estratégica.
Leonardo Tórtoro Pereira é Professor Assistente Doutor na UNESP de Rio Claro, pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). É Bacharel em Ciências de Computação e Mestre e Doutor em Ciências de Computação e Matemática Computacional pelo ICMC-USP, em São Carlos. Suas principais áreas de interesse são aplicações computacionais em jogos digitais, entre elas, o uso de inteligência artificial para criação de conteúdo e simulação de jogadores, interação humano-computador e engenharia de software aplicada a jogos, jogos sérios e gamificação.



