Matheus R. Leal Leal, M. R.
Willian C. Christhie Christhie, W. C.
Parcilene F. Brito Brito, P. F.
O aumento exponencial da utilização da internet trouxe uma grande quantidade de benefícios e facilidades para os seus usuários. Porém, esse mesmo aumento também trouxe uma complicação relacionada à recuperação de informações, pois é muito mais difícil de se encontrar algo quando a fonte é muito volumosa. Essa questão favorece o aprofundamento em pesquisas relacionadas a uma área de estudos muito abrangente denominada Recuperação da Informação, que pode ser associada à técnica de Análise de Sentimentos, que busca analisar, de forma automática, opiniões em textos. As atividades desenvolvidas neste trabalho tiveram como objetivo a avaliação de desempenho de uma ferramenta voltada para o contexto de Análise de Sentimentos. Para isso, foram realizadas uma série de etapas desde a preparação da amostra de testes até a aplicação das técnicas “Precision” e “Recall” para a avaliação de desempenho propriamente dita.
15 de Maio de 2017
43-54
Palmas-TO
e-ISSN:2447-0767
Leal, M. R.; Christhie, W. C.; Brito, P. F.. Avaliação de Desempenho de Uma Ferramenta de Análise de Sentimentos Baseada em Aspectos. In: ENCOINFO - Congresso de Computação e Tecnologias da Informação, 19., 2017, Palmas - TO. Anais [...]. Palmas - TO: CEULP/ULBRA, 2017. p. 43 - 54. ISSN e-ISSN: 2447-0767 versão online. Disponível em: https://ulbra-to.br/encoinfo/edicoes/2017/artigos/avaliacao-de-desempenho-de-uma-ferramenta-de-analise-de-sentimentos-baseada-em-aspectos/. Acesso em: 23 nov. 2024