A nona edição do Encoinfo dá seguimento a um dos maiores eventos da região na área de informática e computação. As edições anteriores do evento são parte de uma hitória de sucesso e conquista não somente do evento em si ou de quem o organiza e produz, mas de quem o faz ser um encontro para desenvolvimento do potencial humano deste estado: alunos e estudantes da computação. Para bem se dizer, o conceito "estudante" é realmente estendido aqui, perpassando a noção de quem está mariculado em algum curso técnico, de graduação ou de pós-graduação da área, e dá lugar a um conceito mais amplo de quem está empenhado em desenvolver seu conhecimento na área e colaborar para o aumento do conhecimento de toda a comunidade.
O Encoinfo é um alicerce na constituição da pesquisa científica da área no estado. Tornou-se não apenas um meio de divulgação do que se produz, como também uma forma de aprendizagem para a consecução e apresentação de artigos. Isso contribui para o aumento efetivo das publicações científicas de alunos e professores do Estado em eventos nacionais e internacionais. Somente nesse ano, alunos iniciaram suas publicações no Encoinfo, tiveram artigos aceitos em várioa congressos e simpósios, a saber: European Computing Conference (Atenas, Grécia), XIII Congresso Argentino de Ciência da Computação - CACIC (Argentina), Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagem (Belo Horizonte), 9th Internacional Symposium on Computer in Education (Portugal), entre outros. Vale ressaltar, que a participação contínua no Encoinfo também despertou em muitos alunos o interesse em ingressar em cursos de Pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado). Várias são as instituições do país que têm em seu corpo discente alunos do Tocantins, a saber: UFSC, UFPE PUC-RIO, UNICAMP, UFRN, UFMG.
Em virtude de tudo isso, comemoramos a realização do nono Encoinfo como uma vitória da ciência, dos estudantes e professores do Tocantins. Isso prova que o distanciamento geográfico dos grandes centros não é empecilho para a proposição de inovação tecnológica, para o desenvolvimento de pesquisa de ponta. Agradecemos a todos que contribuíram na construção deste evento, especialmente a nossa pequena, mas consistente, comunidade científica. Vamos adiante, na expectativa de tornar não apenas a pesquisa do estado mais evidente, como também proporcionar melhorias ao ensino dos cursos da área de informática e computação. Ensinar é, sobretudo, compreender que estamos em constante aprendizagem. O único ponto imutável da nossa área é a certeza de que sempre seremos aprendizes.
Thatiane Oliveira Rosa, Fabiano Fagundes
Danielle Corrêa Ribeiro, Cristina D’Ornellas Filipakis
Elizabeth Maria Martinho da Silva, Parcilene Fernandes de Brito
Bruno Viana Coutinho, Francisco Willians Makoto Placido Hirano
José Neto Luz Carneiro, Ricardo Marx Costa Soares de Jesus, Fernando Luiz de Oliveira
Luis Carlos Niedersberg
Warley Ferreira Gois, Thatiane Oliveira Rosa, Fernando Luiz de Oliveira
Alex Rodrigues Silveira, Marcelo Lisboa Rocha