ANAIS 9º CONGRESSO DE COMPUTAÇÃO E SISTEMAS

6 e 7 de Novembro de 2007
Como referenciar
ENCOINFO - Congresso de Computação e Tecnologias da Informação, 9., 2007, Palmas - TO. Anais [...]. Palmas - TO: CEULP/ULBRA, 2007. ISSN e-ISSN: 2447-0767 versão online. Disponível em: https://ulbra-to.br/encoinfo/edicoes/2007/anais. Acesso em: 15 jan. 2025
Apresentação

A nona edição do Encoinfo dá seguimento a um dos maiores eventos da região na área de informática e computação. As edições anteriores do evento são parte de uma hitória de sucesso e conquista não somente do evento em si ou de quem o organiza e produz, mas de quem o faz ser um encontro para desenvolvimento do potencial humano deste estado: alunos e estudantes da computação. Para bem se dizer, o conceito "estudante" é realmente estendido aqui, perpassando a noção de quem está mariculado em algum curso técnico, de graduação ou de pós-graduação da área, e dá lugar a um conceito mais amplo de quem está empenhado em desenvolver seu conhecimento na área e colaborar para o aumento do conhecimento de toda a comunidade.

O Encoinfo é um alicerce na constituição da pesquisa científica da área no estado. Tornou-se não apenas um meio de divulgação do que se produz, como também uma forma de aprendizagem para a consecução e apresentação de artigos. Isso contribui para o aumento efetivo das publicações científicas de alunos e professores do Estado em eventos nacionais e internacionais. Somente nesse ano, alunos iniciaram suas publicações no Encoinfo, tiveram artigos aceitos em várioa congressos e simpósios, a saber: European Computing Conference (Atenas, Grécia), XIII Congresso Argentino de Ciência da Computação - CACIC (Argentina), Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagem (Belo Horizonte), 9th Internacional Symposium on Computer in Education (Portugal), entre outros. Vale ressaltar, que a participação contínua no Encoinfo também despertou em muitos alunos o interesse em ingressar em cursos de Pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado). Várias são as instituições do país que têm em seu corpo discente alunos do Tocantins, a saber: UFSC, UFPE PUC-RIO, UNICAMP, UFRN, UFMG.

Em virtude de tudo isso, comemoramos a realização do nono Encoinfo como uma vitória da ciência, dos estudantes e professores do Tocantins. Isso prova que o distanciamento geográfico dos grandes centros não é empecilho para a proposição de inovação tecnológica, para o desenvolvimento de pesquisa de ponta. Agradecemos a todos que contribuíram na construção deste evento, especialmente a nossa pequena, mas consistente, comunidade científica. Vamos adiante, na expectativa de tornar não apenas a pesquisa do estado mais evidente, como também proporcionar melhorias ao ensino dos cursos da área de informática e computação. Ensinar é, sobretudo, compreender que estamos em constante aprendizagem. O único ponto imutável da nossa área é a certeza de que sempre seremos aprendizes.

Artigos