Em 1998, há 10 anos, iniciamos o evento denominado “Encontro de Estudantes de Informática do Tocantins – ENCOINFO”, que foi concebido por um grupo de professores com pouca experiência docência e pelos alunos das primeiras turmas de Sistemas de Informação do CEULP. No entanto, ao invés de tal fato ser um obstáculo, tornou-se o fator que motivou ainda mais a consecução do evento. Assim, com a junção de professores advindos de várias instituições do país, ainda que bem jovens, de alunos interessados em compreender mais profundamente a área da computação e informática, foi possível fazer de um sonho - pesquisa científica de ponta no Estado mais novo do Brasil - uma realidade concreta.
O ENCOINFO não é apenas um espaço destinado para a apresentação dos trabalhos da área de computação e informática realizados no Estado e em outros locais do Brasil, como se tal ação fosse algo estático num dado espaço ou tempo definidos. Para que tal evento exista, a pesquisa é contínua, os trabalhos são desenvolvidos anualmente, são aperfeiçoados ou refutados, incorporados a outras pesquisas ou transformados em fonte de motivação para o surgimento de novos estudos. O ENCOINFO, nesse ínterim, é o catalisador dessa jornada constante, que é feita ano a ano não apenas em nome de uma ciência abstrata e intangível, mas em virtude da possibilidade da aplicação de tal ciência na resolução de problemas técnicos e sociais e na difusão da inovação tecnológica.
Pensar no ENCOINFO é pensar nas pessoas que o fizeram uma realidade e nas pesquisas advindas delas. Mesmo que a história nos mostre que em ambientes de pesquisa compostos por homens e máquinas há o surgimento de uma série de jogos de poder, um ponto é evidenciado quando pensamos em pesquisa científica nas universidades: não há pesquisa sem força de vontade, sem estudo profundo e, especialmente, sem alegria. Por isso, vale sempre ressaltar que o desejo de realizar pesquisa é maior que os percalços que são encontrados nos caminhos que conduzem a ela. E, nessa área, mais do que em muitas outras, sabemos que nunca há apenas um caminho, acreditamos em extremas possibilidades entre o 0 e o 1.
Em tempos de comemoração de 10 anos do ENCOINFO, vale ressaltar a máxima do Chaplin, “mais do que de máquinas, precisamos de humanidade”!
Igor Flávio Souza, Jackson Gomes de Souza
Elizabeth Maria Martinho da Silva, Parcilene Fernandes de Brito
Werly Teixeira Reinaldo, Cristina D’Ornellas Filipakis
Fábio Castro Araújo, Jackson Gomes de Souza
Sofia Larissa da Costa, Sandra Regina Rocha Silva, Moacir Florentino da Silva Junior
Andrew Silva de Lima, Ricardo Marx Costa Soares de Jesus, Madianita Bogo
Thatiane de Oliveira Rosa, Jonatas Luiz Costa, Fabiano Fagundes
Ricardo de Jesus Carvalho, Gustavo Andrade Lemos, Adenevaldo da Silva Machado Junior, Lairton Reis, Wilton Oliveira Ferreira, Marcelo Lisboa Rocha
Dilerval Carvalho Silva, Marcelo Lisboa Rocha
Cleyverson P. Costa, Jeneffer C. Ferreira, Alexandre J. H. de O. Luna, Hermano P. de Moura
Cleyverson P. Costa, Alexandre J. H. de O. Luna, Jeneffer C. Ferreira, Jaelson F. B. de Castro
Ivo Sócrates Moraes de Oliveira, Fabiano Fagundes, Ary Henrique Morais de Oliveira
Edeilson M. Silva, Mario Godoy Neto, Robson Y. S. Oliveira, Ricardo A. Costa