CODE LIVE: Gamificação de um ambiente virtual de programação

Djonathas C. Cardoso Cardoso, D. C.

Jackson G. de Sousa Sousa, J. G.

Fabiano Fagundes Fagundes, F.

Parcilene F. de Brito Brito, P. F.

Resumo

O presente trabalho busca transformar um então ambiente virtual de programação chamado JLive 2 em um ambiente gamificado e colaborativo. Intitulado Code Live, este projeto aplica conceitos e elementos da gamificação juntamente com o uso do universo da saga Star Wars como metáfora, para transformar o ambiente do JLive 2 em um sistema gamificado. O Code Live é composto por desafios, que são enunciados de problemas do cotidiano onde a missão do jogador é solucioná-los utilizando seus conhecimentos básicos de programação. Ao vencer os desafios os jogadores têm como recompensa ganho de pontos de experiência e de moeda do jogo.

09 de Maio de 2016

78-86

Palmas-TO

e-ISSN:2447-0767

Como referenciar

Cardoso, D. C.; Sousa, J. G.; Fagundes, F.; Brito, P. F.. CODE LIVE: Gamificação de um ambiente virtual de programação. In: ENCOINFO - Congresso de Computação e Tecnologias da Informação, 18., 2016, Palmas - TO. Anais [...]. Palmas - TO: CEULP/ULBRA, 2016. p. 78 - 86. ISSN e-ISSN: 2447-0767 versão online. Disponível em: https://ulbra-to.br/encoinfo/edicoes/2016/artigos/code-live-gamificacao-de-um-ambiente-virtual-de-programacao/. Acesso em: 03 jul. 2024