Avaliação de Desempenho de Uma Ferramenta de Análise de Sentimentos Baseada em Aspectos

Matheus R. Leal Leal, M. R.

Willian C. Christhie Christhie, W. C.

Parcilene F. Brito Brito, P. F.

Resumo

O aumento exponencial da utilização da internet trouxe uma grande quantidade de benefícios e facilidades para os seus usuários. Porém, esse mesmo aumento também trouxe uma complicação relacionada à recuperação de informações, pois é muito mais difícil de se encontrar algo quando a fonte é muito volumosa. Essa questão favorece o aprofundamento em pesquisas relacionadas a uma área de estudos muito abrangente denominada Recuperação da Informação, que pode ser associada à técnica de Análise de Sentimentos, que busca analisar, de forma automática, opiniões em textos. As atividades desenvolvidas neste trabalho tiveram como objetivo a avaliação de desempenho de uma ferramenta voltada para o contexto de Análise de Sentimentos. Para isso, foram realizadas uma série de etapas desde a preparação da amostra de testes até a aplicação das técnicas “Precision” e “Recall” para a avaliação de desempenho propriamente dita.

15 de Maio de 2017

43-54

Palmas-TO

e-ISSN:2447-0767

Como referenciar

Leal, M. R.; Christhie, W. C.; Brito, P. F.. Avaliação de Desempenho de Uma Ferramenta de Análise de Sentimentos Baseada em Aspectos. In: ENCOINFO - Congresso de Computação e Tecnologias da Informação, 19., 2017, Palmas - TO. Anais [...]. Palmas - TO: CEULP/ULBRA, 2017. p. 43 - 54. ISSN e-ISSN: 2447-0767 versão online. Disponível em: https://ulbra-to.br/encoinfo/edicoes/2017/artigos/avaliacao-de-desempenho-de-uma-ferramenta-de-analise-de-sentimentos-baseada-em-aspectos/. Acesso em: 13 nov. 2024