AlfabetizAR – Proposta de um serious game com realidade aumentada para apoio na alfabetização de crianças

Kennedy Santos Torres Torres, K. S.

Fabiano Fagundes Fagundes, F.

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta para um serious game que utiliza tecnologia de realidade aumentada para exibir de forma interativa e atrativa as letras do alfabeto, auxiliando no processo de formação de sílabas, para que as crianças usuárias da aplicação tenham uma imersão maior durante o aprendizado no processo de alfabetização pois também proporciona o desenvolvimento da consciência fonológica. A aplicação objetiva fazer com que o usuário forme sílabas previamente propostas pelo som da sílaba ditas pelo professor, utilizando as letras que serão visíveis uma vez que a câmera de um smartphone com o aplicativo instalado, for apontada para os cards que são mapeados para tal projeção. O protótipo desenvolvido possui 26 cards para as letras, mais 1 para servir de controle para o aplicador do jogo, cada um com sua singularidade e que possibilitará que seja representada cada letra do alfabeto por meio de realidade aumentada. O jogo necessita do acompanhamento de um professor para aplicação.

21 de Maio de 2018

23-32

Palmas-TO

e-ISSN:2447-0767

Como referenciar

Torres, K. S.; Fagundes, F.. AlfabetizAR – Proposta de um serious game com realidade aumentada para apoio na alfabetização de crianças. In: ENCOINFO - Congresso de Computação e Tecnologias da Informação, 20., 2018, Palmas - TO. Anais [...]. Palmas - TO: CEULP/ULBRA, 2018. p. 23 - 32. ISSN e-ISSN: 2447-0767 versão online. Disponível em: https://ulbra-to.br/encoinfo/edicoes/2018/artigos/alfabetizar-proposta-de-um-serious-game-com-realidade-aumentada-para-apoio-na-alfabetizacao-de-criancas/. Acesso em: 21 nov. 2024