Kennedy Santos Torres Torres, K. S.
Fabiano Fagundes Fagundes, F.
Este artigo apresenta uma proposta para um serious game que utiliza tecnologia de realidade aumentada para exibir de forma interativa e atrativa as letras do alfabeto, auxiliando no processo de formação de sílabas, para que as crianças usuárias da aplicação tenham uma imersão maior durante o aprendizado no processo de alfabetização pois também proporciona o desenvolvimento da consciência fonológica. A aplicação objetiva fazer com que o usuário forme sílabas previamente propostas pelo som da sílaba ditas pelo professor, utilizando as letras que serão visíveis uma vez que a câmera de um smartphone com o aplicativo instalado, for apontada para os cards que são mapeados para tal projeção. O protótipo desenvolvido possui 26 cards para as letras, mais 1 para servir de controle para o aplicador do jogo, cada um com sua singularidade e que possibilitará que seja representada cada letra do alfabeto por meio de realidade aumentada. O jogo necessita do acompanhamento de um professor para aplicação.
21 de Maio de 2018
23-32
Palmas-TO
e-ISSN:2447-0767
Torres, K. S.; Fagundes, F.. AlfabetizAR – Proposta de um serious game com realidade aumentada para apoio na alfabetização de crianças. In: ENCOINFO - Congresso de Computação e Tecnologias da Informação, 20., 2018, Palmas - TO. Anais [...]. Palmas - TO: CEULP/ULBRA, 2018. p. 23 - 32. ISSN e-ISSN: 2447-0767 versão online. Disponível em: https://ulbra-to.br/encoinfo/edicoes/2018/artigos/alfabetizar-proposta-de-um-serious-game-com-realidade-aumentada-para-apoio-na-alfabetizacao-de-criancas/. Acesso em: 13 nov. 2024