Uma Plataforma para Autoria de Chatbots como Auxílio no Processo de Ensino

Luis Eduardo Costa Laurindo Laurindo, L. E. C.

Allyson Martins Martins, A.

Ivan Rodrigues de Moura Moura, I. R.

Carleandro de Oliveira Nolêto Nôleto, C. O.

Resumo

A inovação na educação é essencial para aperfeiçoar o processo ensino-aprendizagem, fazendo-se necessario o desenvolvimento de novas tecnicas e ferramentas capazes de auxiliar o professor em sua função de ensinar. A tecnologia da informação pode ser utilizada para suprir tal necessidade, utilizando-se a computação para oferecer soluções capazes de potencializar o processo de ensino. Dentre estas tecnologias, existe os agentes de conversação denominados, Chatbot, que sao sistemas computacionais inteligentes capazes de conduzir e estimular conversas via texto ou voz. Este artigo concebeu uma plataforma capaz de viabilizar professores a desenvolverem Chatbots, com o objetivo de auxiliar o processo de ensino. O proposito da plataforma e conceber uma solução para que professores desenvolvam Chatbots, mesmo sem possuir capacidades tecnicas e teóricas necessárias para esta tarefa.

03 de Novembro de 2020

134-143

Palmas-TO

e-ISSN:2447-0767

Como referenciar

Laurindo, L. E. C.; Martins, A.; Moura, I. R.; Nôleto, C. O.. Uma Plataforma para Autoria de Chatbots como Auxílio no Processo de Ensino. In: ENCOINFO - Congresso de Computação e Tecnologias da Informação, 22., 2020, Palmas - TO. Anais [...]. Palmas - TO: CEULP/ULBRA, 2020. p. 134 - 143. ISSN e-ISSN: 2447-0767 versão online. Disponível em: https://ulbra-to.br/encoinfo/edicoes/2020/artigos/uma-plataforma-para-autoria-de-chatbots-como-auxilio-no-processo-de-ensino/. Acesso em: 14 nov. 2024