Estratégias de Implementação do ChatGPT para Inovação na Educação: Um Estudo na Ulbra Palmas

Marlon Bruno de Matos Abreu ABREU, M. B. M.

Parcilene Fernandes de Brito BRITO, P. F.

Resumo

Este artigo explora a integração do ChatGPT como uma ferramenta de inovação educacional nos cursos de Psicologia e Direito da Ulbra Palmas, além de estar alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 da ONU, que promove uma Educação de Qualidade. Assim foram desenvolvidas atividades educacionais que utilizam os exemplos de implementação do ChatGPT apresentados no relatório da UNESCO, como Adversário Socrático e Tutor Individual. Para isso, foi criado o conceito de ChatMétodo, para auxiliar o docente na condução das atividades e definido a estrutura dos comandos personalizados para orientar as interações com o ChatGPT, mantendo o foco nos objetivos de aprendizagem. Assim, este estudo busca proporcionar informações relevantes para a eficaz implementação do ChatGPT na educação, fomentando a exploração de novas estratégias de ensino.

Referências

ALMEIDA, W. C. de; SANTOS, E. O. dos. Chatbots para a formação docente: Novas possibilidades de aprendizagem em rede. Civitas: revista de Ciências Sociais, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 248–259, 2021. DOI: 10.15448/1984-7289.2021.2.39635. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/civitas/article/view/39635. Acesso em: 13 maio. 2023.

DUOLINGO BLOG. Duolingo Max: Introducing GPT-4. Disponível em: https://blog.duolingo.com/pt/duolingo-max-gpt-4/. Acesso em: 20 abr. 2023.

GRANATYR, Jones. Histórico da IA. IA Expert Academy, 18 de outubro de 2016. Disponível em: https://iaexpert.academy/2016/10/18/historico-da-ia/. Acesso em: 15 out. 2023.

PARREIRA, A.; LEHMANN, L.; OLIVEIRA, M.. O desafio das tecnologias de inteligência artificial na Educação: percepção e avaliação dos professores. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 29, n. 113, p. 975–999, out. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362020002803115.

MICROSOFT. O que é um chatbot de IA? [s.l.], c2023. Disponível em: https://powervirtualagents.microsoft.com/pt-br/ai-chatbot/. Acesso em: 14 set. 2023.

MOGALI, S. R. Initial impressions of ChatGPT for anatomy education. Anat Sci Educ, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1002/ase.2261. Acesso em: 23 abr. 2023.

OKONKWO, C. W.; ADE-IBIJOLA, A. Chatbots applications in education: A systematic review. Computers and Education: Artificial Intelligence, v. 2, p. 100033, 2021. ISSN 2666-920X. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2666920X21000278. DOI: https://doi.org/10.1016/j.caeai.2021.100033.

SANDU, Raj. Adoption of AI-Chatbots to Enhance Student Learning Experience in Higher Education in India. AIBI, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/338868551_Adoption_of_AI-Chatbots_to_Enhance_Student_Learning_Experience_in_Higher_Education_in_India. Acesso em: 10 ago. 2021.

SHONK, Katie. Chatbot Negotiations: What Can AI Do for You? Harvard Law School Program on Negotiation, 2023. Disponível em: https://www.pon.harvard.edu/daily/negotiation-skills-daily/chatbot-negotiations-what-can-ai-do-for-you/. Acesso em: 15 out. 2023.

TLILI, A. et al. What if the devil is my guardian angel: ChatGPT as a case study of using chatbots in education. Smart Learning Environments, [s. l.], v. 10, n. 1, p. 1–24, 2023. DOI 10.1186/s40561-023-00237-x. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edb&AN=162032930&lang=pt-br&site=eds-live.

UNESCO. Artificial Intelligence. [S.l.], [20--]. Disponível em: https://www.unesco.org/en/digital-education/artificial-intelligence. Acesso em: 08 abril 2023.

UNESCO. ChatGPT and artificial intelligence in higher education: quick start guide. Caracas: IESALC; Paris: UNESCO, 2023. 14 p. Programa e documento de reunião. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000385146?posInSet=3&queryId=0f4c2d7b-d10e-4e09-a1f0-6293feeb4767. Acesso em: 23 ago. 2023.

06 de Novembro de 2023

49-59

Palmas-TO

e-ISSN:2447-0767

Como referenciar

ABREU, M. B. M.; BRITO, P. F.. Estratégias de Implementação do ChatGPT para Inovação na Educação: Um Estudo na Ulbra Palmas. In: ENCOINFO - Congresso de Computação e Tecnologias da Informação, 25., 2023, Palmas - TO. Anais [...]. Palmas - TO: CEULP/ULBRA, 2023. p. 49 - 59. ISSN e-ISSN: 2447-0767 versão online. Disponível em: https://ulbra-to.br/encoinfo/edicoes/2023/artigos/estrategias-de-implementacao-do-chatgpt-para-inovacao-na-educacao-um-estudo-na-ulbra-palmas/. Acesso em: 03 jul. 2024